milícias
Enquanto o governo e as autoridades policiais continuarem a entender a milícia como um coadjuvante no combate à criminalidade, nada será feito. Após a milícia se consolidar, nada mais poderá o poder público fazer - estaremos substituindo um tipo de crime organizado por outro que, ao que parece, é mais nocivo que o existe já que se confunde com o próprio Estado.
Carlos Kiffer (carkiffer@uol.com.br)
Ter, 01 Abr 2008 10:57:34 GMT
NOS CONDOMINIOS DE LUXO DA BARRA DA TIJUCA A MILICIA TEM O NOME DE SEGURANÇA PRIVADA. VAMOS ACABAR COM ESTA HIPOCRESIA E FAZER UMA VISITA AS COMUNIDADES CARENTES E SABER SE ELAS SÃO CONTRA OU A FAVOR DO PAGAMENTO DE SEGURANÇA PRIVADA(MILICIA) AÍ SIM SABEREMOS AS OPINIÕES DE QUEM VIVE O PROBLEMA DA CONVIVÊNCIA COM O TRAFICO DE DROGAS. FICAM LEIGOS DANDO OPINIÕES SOBRE ASSUNTO QUE NÃO CONHECEM E SIQUER PROCURAM SABER. VERÔNICA
georgina a souza (geortalita@hotmail.com)
Ter, 01 Abr 2008 12:04:40 GMT
Milicias
Este é realmente um assunto muito interessante, pois vivi grande parte da minha vida em uma comunidade dominada por traficantes de drogas, e pude observar o estrago que eles fazem em famílias com os entorpencentes, as milícia se organizam de outra forma, e que para o meu ponto de vista é menos nocivo a sociedade, as cobranças feitas por milicianos não são obrigatótias segundo informações que tive de pessoas que moram nestas áreas guardadas pela milícia.
O que devemos é verificar qual destas forças trás menos prejuízo no que diz respeito á vida humana, e ai sim tomarmos providências sobre o assunto !!!
jorge (Jorgepaz@hotmail.com)
Ter, 01 Abr 2008 12:39:17 GMT
Milícias
Também concordo com o amigo acima. Moro em um bairro em Jacarepaguá, onde por muitos anos o tráfico tomou conta e que hoje em dia está sendo "administrado" por uma milícia. O bairro não é de poder aquisitivo alto, porém não é de miseráveis, ou seja, convivemos com todas as classes sociais. Hoje todas as pessoas que conheço aprovam a forma atual, onde foi reduzido drasticamente os assaltos (de pequenos a assaltos a banco) e você pode frequentar locais que em mais de 25 anos de bairro tinha frequentado.
Concordo que não é o modelo ideal, mas garanto que é muito melhor do que o do domínio do tráfico.
Alex (alex2136andre@hotmail.com)
Ter, 01 Abr 2008 13:03:39 GMT
Mílicia.
Infelizmente vivemos em um estado de desordem, onde se confundem o certo com o errado e mílícianos com grupo organizado. Deveriámos saber em primeira mão a quem interessa tratar por "mílicianos" estes homens que se prevalecem do poder das armas para tirar vantagens de outros,confundindo-se assim, com os "milicianos", termo que define os militares (federais) e nossos heróis Policiais Militares.
A mídia tem sua cota de participação no crescente aumento da criminadlidade. Devemos nos preocupar com o 'marketing' que se faz de certas condutas. Hoje vemos a confusão entre o certo e errado, entre o bem e o mau quando, principalmente quando confundimos "Milícias" com policiais militares e traficantes com cantores de pagode, estando mais uma vez a mídia, tentando enaltecer este último.
Tirem suas conclusões.
Um abraço
Robert Corregan (dr.pracapmerj@gmail.com)
Ter, 01 Abr 2008 13:13:03 GMT
MILICIA
MORO EM PIEDADE E NÓS MORADORES ESTAMOS PASSANDO POR ISSO PELA PRIMEIRA VEZ. ACHO UM ABSURDO, TER QUE PAGAR UMA "SEGURANÇA", ONDE NA VERDADE SEMPRE PAGAMOS ATRAVES DE IMPOSTOS. ESSA SEGURANÇA NÃO SERIA RESPONSABILIDADE DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? OU ESTOU ENGANADO? TENHO QUE PAGAR E FICAR POR ISSO MESMO? O CIDADÃO DE BEM NÃO TEM A QUEM RECORRER.
JOÃO (JOÃO.UOL.COM.BR)
Ter, 01 Abr 2008 18:04:02 GMT
MILICIA
O CIDADÃO QUE DIZ MILICIA É PIOR DO QUE O TRÁFICO DEVE ESTA DE BRINCADEIRA VEM MORAR NA FAVELA PRA VC VÊ OQUE É BOM!!! MILICIA SIM
GUTO (guto.cas@hotmail.com)
Ter, 01 Abr 2008 19:34:58 GMT
Milícias
Milicianos não são super herois que visam o bem estar dos menos favorecidos. São mercenários que visam o enriquecimento ilícito cobrando taxas de moradores,comércio, vans, kombis,moto taxi, monopólio de gás, TV a cabo clandestina e internet banda larga tb clandestina!!!!! Ai é molé dizer que sóquer a paz!!
Anonimo (Anonimo@Anonimo.com)
Ter, 01 Abr 2008 20:29:47 GMT
Milícias
ALGUNS REVOLTADOS COM A LEI DO BRASIL QUE DESCONSIDERA OS INOCENTES E NÃO PUNE OS CULPADOS COMO DEVERIA...
PORQUE TER ORGULHO DE SER BRASILEIRO SE OS PEQUENOS BRASILEIROS ESTÃO SUJEITOS A SEREM ARRASTADOS POR 7 KM PENDURADOS PELO CINTO DE SEGURANÇA, E OS GRANDES BRASILEIROS, A VEREM SEUS FILHOS GRITANDO SOCORRO...
E OS ALGOZES? SOLTOS, OU SE PRESOS, ORDENANDO O TERROR DO LADO DE FORA.

JUSTIÇA...O QUE É ISSO MESMO? E PORQUE RAIOS QUANDO CIDADÃOS DE BEM FORMAM UMA MILÍCIA PRA TOMAR O PODER DO TRÁFICO VEM SEMPRE UM IMBECIL E DIZ SER CONTRA? JUSTIFICAM ESSA CONTRARIEDADE COM O ARGUMENTO DE QUE COBRAM DINHEIRO DOS MORADORES. AH! TÁ EXPLICADO...OS MORADORES GOSTAM DO BANDIDO DESFILANDO DE CORDÃO DE OURO E NIKE, PATROCINANDO BAILES REGADOS A DROGAS, COMETENDO ATROCIDADES COMO QUEIMAR INOCENTES EM ONIBUS, VICIANDO CRIANÇAS, OBRIGANDO AS CASAS DE COMUNIDADES A SERVIR COMO ESCONDERIJO... A MILÍCIA QUE NÃO PRESTA...POR QUE PÔS UM PORTÃO NA ENTRADA DA COMUNIDADE, O MORADOR DIZ NA TV QUE SE SENTE PRIVADO DO DIREITO DE IR E VIR. ENGRAÇADO QUE NUNCA O MORADOR SE REVOLTA COM AS BARRICADAS DOS TRAFICANTES, MAS SE RECUSA A ABRIR UM PORTÃO OU PAGAR R$ 5 NUMA DROGA DE CHAVE. TEM MUITA COISA POR TRÁS DISSO...ACHO QUE OS VICIADOS DOS ALTOS ESCALÕES ESTÃO COM MEDO DA MILÍCIA TOMAR E ELES NÃO TEREM ONDE COMPRAR DROGAS OU DA DROGA ENCARECER PELA BAIXA CONCORRÊNCIA...PORQUE SINCERAMENTE, NÃO DÁ PRA ENTENDER...
MILÍCIA SIM, PQ NÃO, PENSEM BEM!!!
Carlos (milicia@sim.com)
Ter, 01 Abr 2008 23:53:06 GMT
policia do 3º bmp
aqui todo mundo tem q pagar propina pra eles,tem uma viatura que vem toda 6ª feira pegar seu dinherinhocom combi e motos,não tem segurança nenhuma,nãodeveriamos pagar impostos nenhum,pq quando solicitamos consertos,os orgãosdizem pra nós que o lugar é de risco,por este motivo não pagarei mais nada,e não deixarei cortar nada.moro na camarista meier
Anônimo
Qua, 02 Abr 2008 10:01:27 GMT
è bem melhor deixar estes recursos nas mãos dos milicianos do que nas mãos dos traficante, pois apesar de ser uma organização ilegal não deixam que as drogas fiquem presentes na comunidade e próximos aos nossos filhos, vamos fazer a nossa parte contra o tráfico de drogas, Milícia Já !!
Fabiano (fabioano@bol.com.br)
Qua, 02 Abr 2008 11:32:10 GMT
milícia
É realmente estranho. Quando alguém se dispõe a fazer alguma coisa para resolver um problema, ainda que seja de forma não convencional, logo aparecem sábios e profundos conhecedores da mazela alheia para criticar e por defeitos. muitos dos críticos das milícias sequer moram em áreas carentes e ficam opinando sobre algo que ouviram falar, nunca vivenciaram o dia-a-dia de uma comunidade. usam o argumento de que a milícia cobra por variados serviços como se o tráfico também não o fizesse, as vezes de forma muito mais voraz que a milícia.
existem comunidades que possuem em seu interior escolas para alfabetização de adultos que não funcionavam quando havia o tráfico e hoje com a presença da milícia, foram reformadas e estão a plenos pulmões.
vamos deixar de demagogia e deixar que o tráfico se exploda!
Coruja (coruja@coruja.com.br)
Qui, 03 Abr 2008 09:55:12 GMT
MILÍCIA
Todo comandante de batalhão sabe as favelas de sua área que são ocupadas por milícia e só não fazem nada por que chega sempre um dinheirinho para o comando.
De outro lado tem que se combater o tráfico de drogas!
Quando se retira a milícia de uma comunidade os bandidos voltam a dar as cartas! Está tudo errado! Por Que não se promove a ocupação social e policial destas áreas que estavam ocupadas pela milícia? A milícia é expulsa, o tráfico volta e ninguém faz nada. Está todo mundo de brincadeira!
ANÔNIMO
Qui, 03 Abr 2008 10:39:53 GMT
Milícia
Infelizmente meu querido "anônimo" não podemos contar com o serviço de segurança do estado e chega ser ingênuo solicitar tal procedimento, quem está ou entra no poder tem suas limitações orçamentárias, quando não roubam sem fim.
Sou conhecedor que de as milícias não são formadas por super herois honestos, mais sei também que gráças à eles muitas comunidades encontraram a Paz e um lugar menos covarde para se viver.
Fabiano (fabioano@bol.com.br)
Qui, 03 Abr 2008 11:23:49 GMT
Milícia
A milícia é apenas um paliativo, um começo. Se o estado tivesse condições de colocar a mesma quantidade de policiais em uma favela que a milícia fornece, tudo bem. Só que teria que ter mais uns vinte mil PMs e uns quinze mil "tiras" nos seus quadros; e outra coisa: pagando um salário melhor para o cara ser realmente profissional e não ter que fazer bicos para sobreviver.
Epaminondas (EpaminondasC@hotmail.com)
Sab, 05 Abr 2008 07:07:51 GMT
Milícia
Todos nós sabemos o motivo do incômodo que a milícia anda causando em certos segmentos da sociedade. Pois a droga que alguns indivíduos(alguns com estreita ligação a membros do alto escalão do governo e grandes empresários)enviavam, mensalmente para estas favelas, não tem mais conseguido entrar, causando um enorme prejuízo econômico. Quanto ao fim das milícias, sim vamos acabar, assim que acabarmos com o narcotráfico.
jorge alves (jorgealv@ig.com.br)
Sab, 05 Abr 2008 10:33:11 GMT
Milícia, um mal necessário?
Como se não bastasse todo mal que a população enfrenta, mais um eis que surge: a milícia. Há quem diga preferir a milícia aos traficantes. Mas há também quem "prefira" o contrário. Na verdade, nenhum dos dois prestam. Não se tem sôssego por onde quer que eles habitem. É um perde e ganha, onde, com certeza, o maior prejudicado é a população. Tal como o tráfico de drogas, fundam suas leis na ausência de leis, onde o poder público literalmente não alcança. Agressão, roubo, extorsão, homicídio, entre outros, uma rotina diária existente em seus mandamentos. Tenho amigos que moram no morro do 18 e, pasmem, os moradores preferem o tráfico à milícia. E, o que dizer do poder público imanente? Pois é, este, por sua vez, fortalece os milicianos com homens, armamentos e contatos. No caso do morro supracitado, batalhões são expostos ao ridículo, delegacias especializadas se prestando à vergonha pública. É pena que as pessoas incubram isso. Acho que por moralidade a polícia deveria combater mais esse mal, que, com certeza, já é mais uma pedra de tropeço. O vagabundo, o 157 que leva a polícia para dentro da comunidade, este não tem princípio algum, faz o que bem entende, mas, em hipótese alguma podemos ter o Estado fazendo o que eles fazem. Que polícia é essa. Delegados corrompidos, é só ir lá e ver. Milicianos fazendo churrasco com policiais fardados, segurando seus armamentos. E o trabalho da P-2? E quando o informe virou uma informação concreta? E a ação? Fato é que se a comunidade quiser, ela não precisa conviver com tráfico, muito menos com essa coisa nefasta chamada milícia. Eles só subsistem porque o povo local permite. A partir do momento que eles começam a tomar prejuízos, com certeza, eles abandonam o local. Digo isso por morar muito próximo a um morro da zona norte, que não é o mesmo que citei. É um vício monetário que é imposto, seja por meio do gato net, do gás, do moto-táxi, das kombis, da associação de moradores, da venda de imóveis, entre outras facetas. Resumindo, engana-se quem pensa que a milícia faz aquilo que é divulgado, a coisa é muito mais complexa, envolve todos nós como uma só nação. Mas, o que se cobrar de um povo subdesenvolvido? O que deve passar na cabeça de uma policial quando ele vende armas e munições a esses criminosos? Será que ele pensa que pode ser a próxima vítima? Será que passa por sua cabeça que sua esposa, ao levar um filho para escola, pode ser o próximo alvo daquilo que ele ajudou a criar? E o futuro? Enfim... Nada vai mudar.
revoltado
Qui, 17 Abr 2008 16:03:30 GMT
Dicotomia
Hj em dia vivemos uma dicotomia séria: qual é o poder que queremos trabalhando por nós? Existem alguns, mas é forçoso citar três:

1) O tráfico local - é um falso poder, na maioria formado por "crianças" da favela onde atuam. São fascinados pelos pares de tênis caros, bonés de marcas famosas, celulares e armas. Persiste aí um grande problema. Quando não são da própria comunidade, são verdadeiros animais. Uma moça filha de uma faxineira conhecida foi presa de um amor bandido. O resultado é que a menina, linda, de 16 anos, foi assassinada pelo traficante com tiros de fuzil no rosto. Triste retrato.

Quem leu o livro do MV Bill sobre os aviões do tráfico, fica estarrecido com o que lê. Estarrecido é a palavra, pois aquelas crianças não têm uma referência boa pra se identificarem e tentarem algo melhor em suas vidas. O pai é morto ou ausente. O que esperar delas? Pra elas a polícia se resume aos "vermes" que entram atirando na comunidade e matam seus ídolos e até amigos. Triste realidade.

2) Milícias - verdadeiro poder paralelo, que tem hodiernamente um fator de atração forte, qual seja a sensação de segurança. Ouvi relatos de moradores da Praça Seca que dão conta de que hj podem andar pelas ruas sem medo de assaltos e similares. Ponto pra milícia.

Entretanto, julgo conveniente lembrar que, guardadas as devidas proporções, a Máfia Italiana começou assim. Pelo menos no fato de "vender" segurança. E na década de 1980 eles cometeram sérios atentados contra a vida de autoridades que provêem a segurança pública. Esse filme já passou antes em outra cultura.

3) Polícia - estes são aqueles que têm, por dever, em resumidas linhas, prover a segurança imediata da sociedade. Não entrarei em discusões filosóficas.

Pra quem não o saiba, a polícia carioca (ou fluminense) é considerada uma das mais corajosas do mundo. Vejam filmes americanos e vejam quantos policiais e carros são empregados para deter uma única pessoa. Não é sensacionalismo hollywoodiano, mas é o modus operandi daquele país.

Aqui as coisas são diferentes. A polícia, instituição secular, se deixou corroer pela corrupção e se afastou do senso de humanidade. Mas numa guerra esse senso necessariamente se afasta.

A nossa polícia é eivada de casos notórios de corrupção. Casos que não admitem defesa, exceto a defesa técnica praticada nos tribunais, com a interposição de recursos numa tentativa de prorrogar os caso até a prescrição. Mas se insiste em defender.

A única coisa que admito, em tais casos, é o real aviltamento de seu poder aquisitivo. Some-se a isso a retirada dos casos de homicídio (tecnicamente falando) praticados por PM em serviço da alçada da Justiça Militar, e serem classificados como crimes comuns.

Temos policiais honestos, mas são poucos e não conseguem contaminar os demais com sua honestidade. Écomum falarem que são honesto, mas o que eles podem fazer por eles mesmos e pela corporação a que se dedicam, eles sabem o que é, mas não o fazem. Existem meios que eles conhecem, mas não utilizam.

O maior problema da segurança pública tem seu campo de batalha no campo das informações, das opiniões. O jornal O Globo, por exemplo, não mais publica o nome das facções em suas reportagens, coisas que não é seguida pelos demais periódicos. Esta simples medida retira um pouco do 'glamour' dos comandos e amigos etc. É um começo.

Entretanto, quando foi veiculado um comercial onde uma mulher era assassinada em um assalto no seu carro, ao lado de seu filho, e mediante efeitos especiais "de trás para frente" era mostrado o caminho do assassino pegando a arma no morro e o ponto de partida era o filho comprando drogas na boca de fumo, apareceram várias entidades buscando retirar tal filmete do ar, por estar tentando mistificar o viciado como um fomentador da violência. Mas, em última instância, não é isso o que ocorre?

A verdade é que estamos ilhados. Entretanto, só depende de nós atravesar o mar que nos separa do continente.
Pensador (ttruco@gmail.com)
Ter, 29 Abr 2008 13:50:47 GMT

Comentário aguardando aprovação.

Nome
E-mail
Site
Assunto
Comentário: (obrigatório)

Digite o código ao lado para validar