Boa noite!

Antes de tudo, parabéns ao jornal O Dia por promover e manter um espaço tão bacana de debate sadio e democrático entre diferentes pontos de vistas sobre um tema tão importante quanto o da segurança pública.


Faço algumas perguntas à linha de argumento do coronel Milton Corrêa:


Quem compra um "baseado" financia a violência. Eu concordo plenamente.
Por isso, apesar de ser favorável à legalização, não consumo esta droga (maconha).
Entretanto, não podemos negar uma lei básica do mercado: se há demanda, há oferta. O que as pessoas se perguntam é: pode a repressão desestimular essa demanda?


Nos EUA, um país cujo problema do tráfico de drogas não se equipara ao da violência que existe no Rio, bilhões foram investidos desde a década de 20 (desde a proibição nacional) e as leis de repressão se provaram insuficientes.

Estudos científicos eram desencorajados, a fim de perpetrar o mito propagado pelo governo de que a maconha poderia te tornar "lunático, assassino", dentre outras coisas.

A questão é: houve proibição severa, com mais de trinta anos de prisão para um usuário, mas a demanda não desapareceu. A Lei Seca, que proibia o consumo de álcool, inventou o Al Capone (algum paralelo com Beira-Mar?)

A repressão criou grupos mafiosos perigosos e armados e a demanda continuou existindo. Discutir de quem é a culpa é procurar saber quem veio primeiro, se o ovo, ou a galinha. O fenômeno existe, e não podemos negar.


Agora vamos ao debate de valores:

- A maconha, sim, faz mal. Vicia. Mas, dizer que vicia como o crack e a heroína é um pouco de exagero, não?

E, depois, se o usuário de maconha tem propensão de passar para drogas mais perigosas, o que dizer do álcool? Estou certo de que a cervejinha de fim de semana é até saudável para o bem-estar. Lógico que, quando se propõe liberar a maconha, se presume a moderação, a venda responsável, em lugares controlados e para maiores de 18 anos.

Lembrando que até mesmo a cafeína pode produzir overdose, e a maconha NÃO.

Uma vez liberada, coronel Milton, e disso eu digo também com certeza, pois conheço muitos usuários, nenhum deles voltaria ao morro. Nem mesmo se a maconha legal custasse mil vezes mais caro. Todo mundo que fuma, fumaria sem culpa de saber estar, com isso, criando mais um aviãozinho do tráfico.


Tem muita gente responsável defendendo a legalização porque, além de querer conquistar uma liberdade (responsável, claro), ENTENDE que nossos policiais estão se sacrificando por uma situação que pode ser mudada: os bandidos que estão no poder podem ter sua renda diminuída gritantemente, com isso, a verba que eles usam para comprar armas.

Abraços!
Pedro
Qua, 23 Abr 2008 23:48:06 GMT
Há também aqueles que dizem que a maconha degenera famílias.

Gente, o problema não estaria na falta de diálogo dentro dos próprios lares? Quantos filhos homossexuais foram culpados de destruírem suas casas, porque seu pais não tiveram a menor boa vontade de entender sua escolha?

O diálogo, assim como pode evitar o excesso do álcool ou do fumo, pode evitar o da maconha. Pode evitar que seu filho caia em drogas realmente mortais, como a cocaína, o crack ou o ecstasy. O diálogo salva famílias até mesmo da DEPRESSÃO, doença que causa a dependência de muitos remédios. Muito mais preocupante.

Entendo que seja por bons motivos que querem dar continuidade à ilegalidade da maconha. Mas o preço para isso será mais morte de inocentes e policiais. Será que não é a hora de desfazermos certos tabus e confiar mais na liberdade da sociedade?

Exatamente por ser cristão, creio no livre arbítrio. Nenhuma ordem funciona, se ela vem de cima para baixo. Há leis que não funcionam. E a sociedade civil deve mudá-la.

Liberdade responsável, acompanhada de assistência e cuidado!

Abraços.
Pedro
Qua, 23 Abr 2008 23:57:09 GMT
se marchar a favor da liberação não é crime.
Se marchar a favor da liberação não é crime. Então proque o governo e inúmeros coronéis julgam ser crime os policiais militares fazerem uma marcha pacífica em parou de um melhor salário e melhores condições de trabalho.
carlos henrique (henriquecarvalho@click21.com.br)
Qui, 24 Abr 2008 13:32:36 GMT
Começa assim: marcha para liberar, direito de reivindicar, e outras coisas que se tivéssemos um bom senso de humanidade, nem precisaríamios estar discutindo o assunto. Se é crime, distribuir folhetos a favor é incentivar também. Depois, não adianta reclamar da insegurança, da criminalidade, dos traficantes. Jovens drogados (pode ser qualquerdroga, inclusive o ÁLCOOL) são jovens distantes da família e dos padrões normais da sociedade. A desagregação social vem daí. A criminalidade bárbara aumentou em intensidade e em caráter, devido a estas liberações, em prol de um discurso "democrático" de livre expressão. Famílias com embasamento cristão, estão menos vulneráveis a estas coisas. Mas desculpe, falar em Deus é "induzir" e condicionar os que não o aceitam. não é o que dizem os "liberais"?
luiz (lfffons@hotmail.com)
Sex, 25 Abr 2008 16:17:59 GMT
eu fico bobo como pode um coronel falar que nao e crime uma marcha de um bando de viciados pois eu acho que um pai de familia ou uma pessoa de bem nao iria nunca em uma marcha para liberar as drogas.( so falta o pessoal querer fazer macha para soltar os traficantes pois nao vai demorar muinto eles nao vai ter como compra pois os caveiras devagar vai acabando com esses filhos da mae para nao falar coisa pior
valeu fui.
bras gomes (bras40@hotmail.com)
Sex, 25 Abr 2008 18:23:02 GMT
liberar a maconha
se alcool e liberado porque nao a maconha?
helder (helder.dasilva@waika9.com)
Sab, 26 Abr 2008 08:13:29 GMT
Marcha da Maconha
O mal do tráfico inicia com o usuário.
Que acabar com a violência do tráfico e sua vertentes? Combata o vício.
Como?
Com cadeia, com prisão, com serviços forçados, com trabalhos em favor da comunidade, com o não de um pai/mãe desde cedo.

Dizer não também é educar.
Amar também é saber dizer o que pode e o que não pode.
Fora Vermelhos (vermelhosnuncamais@foraptzada.com.todaacorjajunto.br)
Sab, 26 Abr 2008 11:20:32 GMT
Só falta mesmo é o GOV. SÉRGIO CABRAL colocar o BOPE para dar segurança à marcha da maconha.
É mesmo o caos!
anônimo
Sab, 26 Abr 2008 16:09:19 GMT
Maconha liberada
"Fora Vermelhos",

Concordo que o problema do tráfico se inicia no usuário. Mas essa não é uma questão de juízo de valores. É de pragmatismo. Se você me provar que a repressão violenta ao usuário funcionou em algum país, e me convencer de que funcionaria no problemático caso do Brasil, até posso mudar de idéia.

Mas, nos EUA, um país de proporção parecida com o nosso (só que com o Estado mais forte) penas absurdas (de 30 anos à perpétua!) já foram dadas a usuários. O consumo de maconha continuou 'alarmante'.

Na Guatelama, que experimentou intensa guerra civil (ou seja, agora tem traficantes fortemente armados, como o Rio) e sofre com o narcotráfico, um usuário pode pegar 30 anos de cadeia. O consumo diminuiu? Não.

A solução é simplesmente punir, não importam as consequências? Punir por um instinto moralista e vingativo? Ou punir aquilo que dá efeito?

A lei não pode ser feita simplesmente pelo que gostaríamos que o mundo fosse. Ela tem que se ancorar na realidade. Dentre os males, o menor. Mortes ou maconha liberada, controlada?

Pensem nisso.
Pedro
Sab, 26 Abr 2008 16:14:15 GMT
Nome
E-mail
Site
Assunto
Comentário: (obrigatório)

Digite o código ao lado para validar