Justiça
"Isso não é justiça. Isso é linchamento público."

Concordo. E esse é um grande perigo do qual o brasileiro tende a cair vítima. Seu sofrimento diante de tanta impunidade não raro o leva ao linchamento como forma de obter sensação de justiça.

Se justiça fosse apenas ouvir e fazer valer o lado da mãe e do pai que perderam tragicamente o filho, tortura e pena de morte seriam sanções legalizadas. Nada vai trazer de volta o João Roberto. E talvez toda punição do mundo não seja o bastante para aliviar a dor da família.


De todo modo, acho que a pena dada foi pequena. O "tamanho" do erro dos PMs foi saraivar o carro. Doze tiros, se não me engano. Não foi? Isso realmente é demais.

Entendo como seja o "calor da emoção" neste ofício - mas isso SIMPLESMENTE não pode haver, porque "errar é humano", mas não se você erra no manejo de armas de fogo! A consequência disso é irreparável: a perda de vidas.

Abraços,
Pedro
Sex, 12 Dez 2008 17:13:43 GMT
Reclamar da Polícia e fácil, mas ninguem denuncia crimes, todos gostam qdo o carro esta com documento irregular e o policial aceita 10 reais para liberar ou quando seu filho e preso fumando maconha e a policia liberar por uma proprina crucificar os policiais e fácil dificil e perguntar os policiais que estao de patrulha .a noite se querem beber agua se estao precisando ir ao banheiro a culpa dessa violencia toda e do povo que vai la no morro comprar cocaina, o povo deveria parar de criticar a policia e sim denunciar e crucificar os usuarios de droga
MR Mauricio
Sex, 12 Dez 2008 17:30:58 GMT
Punitio
"Sofrimento diante de tanta impunidade". Eis aí, meu caro Pedro, uma sentença que pinta perfeitamente o quadro de violência no Brasil, desde o Rio de Janeiro aos confins do Acre e Rondônia.

Em que pese tudo o quanto possa ter sido dito a favor dos policiais, também acho miúda a pena a que foram condenados.

Tens razão, com arma de fogo (mormente automática)não se brinca e não se erra.E justo por isso, eu, mesmo sob a pena de me assemlhar justamente aos sociólogos que tanto critico - ainda que por motivos díspares - no que tange ao quesito "quimera social", defendo pena de uns 10 anos de reclusão em regime fechado, sem direito a condicional para quem for pego portando arma de fogo sem a devida autorização; e de uns 20 anos para quem disparar armas automáticas nas mesmas condições - muita gente apóia cana dura para quem dirige alcoolizado, mas acharia uma aberração minhas idéias sobre armas automáticas nas mãos de inablilitados. Mais, inclusive: Restringir de forma mais acentuada os portes de arma de fogo.

Mas veja, defendo de 30 anos - em regime fechado sem direito a condicional - a perpétua, não só para os policiais do caso do menino da Tijuca, mas também:

1º para os "excluídos" que arrastaram João helio de Oswaldo Cruz a Cascadura (inlusive o "menor");

2º para os "excluídos" que assassinaram um rapaz(pobre) e sua namorada (rica), com requintes de crueldade - a menina, então foi estuprada por um par de dias, se não me engano, antes de morrer -, entre eles, um "menor" ("Champinha");

3º todos os assassinos de policiais fardados ou não, em serviço ou não;

4º para os prováveis "excluídos" que alvejaram uma senhora humilde na rua Maxwell,em V Isabel, há não muito tempo;

5º para os "excluídos" que assassinaram sob encomenda, o médico na Tijuca, também há não muito tempo;

6º para o ex-menino de rua e seus comparsas, que assassinaram 3 franceses responsáveis por ong de assistência social em Copacabana;

7º para o assassino de Artur Sendas;

8º para o menor que alvejou à queima roupa, na cabeça, a esposa do mandatário da Gerdau, no Leblon;

9º para os jovens brasilienses que queimaram o indígena Pataxó, há alguns anos;

9º para os assassinos e torturadores de jornalistas que se empenham em desvelar os fatos que mais interessam a sociedade, desde famosos como Von Baungharten, passando por Tim Lopes, até os anônimos supliciados por milicianos em passado recente;

10º para responsáveis pela morte da menina Alana, 12 anos, em tiroteio no Morro dos Macacos;

11º para o agressor do cidadão que foi parar em coma, após ter sido atingido por barra de ferro na cabeça, na presença dos próprios filhos, em frente ao WallMarket da Tijuca;

12º para os agressores que espancaram, em tentativa de roubo, um senhor de mais de 70 anos, em Olaria, não faz muito tempo;

13º para assassinos de magistrados(como o "linha-dura" juiz-corregedor" de Presidente Prudente), promotores, delegados e diretores de presídio;

14º para Ritchofens & Cravinhos, das mais sortidas origens;

15º para Docas Street's, Lindomares Castilhos, Pimentas Neves e Lindberghs, idem;

16º para Casais Nardonis, idem;

17º para jovenzitos da "mais alta estirpe", que passam a vida dispendendo os abastados recursos de seus berços a nutrir e a doirar seus bícepes, para depois mandar outros cidadãos ao hospitais, em coma, com coágulos no cérebro, pelos motivos mais torpes;

18º para dekasséguis que no Japão (onde há pena de morte) assassinam seus patrões ou colegas de trabalho, simplesmente para roubar, e depois fogem de volta para para a "Terra de Vera Cruz" (onde as penas estão entre as mais condescendentes de que tenho notícia, para crimes contra a vida humana), e são capazes de fazer planos para a vida que gozarão entre os seus, após cumprir "a etapa" atrás das grades, quiçá, inclusive, com o produto que auferiram do latrocínio;

19ª para excluídos, portando fuzis (ou apenas "sugestão"), que incineram ônibus coletivos lotados de passageiros, inclusive tão "despossuídos" quanto eles (como um dos que viajavam no fatídico 350, altura da Penha, o qual era auxiliar de serviços gerais, morador de comunidade carente. Como sua esposa. Como a filhinha deles, de 3 anos);

20º para os insólitos Neo-Nazistas-Caboclos que assassinam na base da porrada, e sem maiores consequencias, negros, nordestinos e homossexuais.Aliás, para todos aqueles que, sob quaisquer pseudo-justificativas, se acham no direito de agredir homossexuais;

21º para todos os grandes proprietários rurais que anunciam as mortes de clérigos, camponeses, líderes sindicalistas e trabalhadores rurais nos confins do Acre e Rondônia, e as cumprem fiel e solenemente, sem maiores consequencias - uma de suas vítimas virou machete do Le Monde, em fins dos anos 80, início dos 90. Ela dizia: "Esse Homem Vai Morrer"...desnecessário mencionar o fim trágico do tal homem. Desnecessário lembrar que até hoje ninguém foi responsabilizado pelo seu fim trágico.

Fico por aqui, são os exemplos que me sobrevêm aos borbotões, sem parar para pensar nem consultar qualquer fonte.Caso o fizesse, poderia tranquilamente levar o resto da noite, e a madrugada inteira a digitar, e ainda ficariam muitos de fora...e também, as minhas quiméricas idéias sobre redução da violência, no que diz respeito a sua faceta mais zombeteira, qual seja, a impunidade, demandaria, só para começar, a construção de um presídio de proporções continentais - dado o estado a que nos levou, dentre outros fatores, o descaso das autoridades de todos os poderes, em todas as esferas, quanto a todos os componentes que guardam relação com o tema (punição efetiva e rigorosa para crimes contra a vida). E isto, como se não bastasse, sob os auspícios de nossos insígnes especialistas em tensões sociais, sempre pródigos em motivos psico-socio-econômico-patológico-culturais para todo um sortilégio de atrocidades cometidas contra a pessoa humana.Mormente quando estão são cometidas por desassistidos, contra aqueles mais bem aquinhoados, ou, menos que isso, contra os pouco menos assistidos.

Cordialmente,
Leandro Ribeiro (proflribeiro@yahoo.com.br)
Sex, 12 Dez 2008 22:14:34 GMT
.....Só quem foi vítima de algum crime descrito no código penal sabe que essa dor ficará eternamente, até o fim da vida. O resto é conversa para boi dormir, como diz o próprio texto na parte final.
ANÔNIMO
Sex, 12 Dez 2008 23:01:48 GMT
Comentário Inoportuno
O sehor Governador Sergio Cabral, sempre oportunista, querer que a PM puna o Policial Militar que foi julgado inocente por um Conselho de Sentença.
O Governador deveria sim, qualificar, treinar e valorizar seus policiais, assumir que a Segurança Pública é um fracasso, pois, o curso de formação de um policial militar é uma piada, quando esse policial sai às ruas, só Deus para proteger a sí e a sociedade.
É muito fácil desfocar o problema e crucificar os outros.
Pelo que observo, o senhor Governador irá pegar a mesma rota do ex- governador Garotinho, ou seja, rota de colisão, descrédito e não aceitação.
Lamento pela família que perdeu um dos bens mais preciosos, que é seu filho, mas também lamento pelos policiais de nosso Estado.
Alexandre Faria (alex267@globo.com)
Sab, 13 Dez 2008 01:09:55 GMT
concordo
Só estando na pele de um pm pra saber a pressão que eles sofrem no dia-dia pra saber....Estou com a polícia,defendo os policiais e vale a pena ressaltar que fatalidades acontecem imagina um meteoro caindo em sua cabeça seria uma fatalidades,estamos em uma guerra e que alguns inocentes infelizmente terão que morrer.
vinicius luiz
Sab, 13 Dez 2008 01:14:00 GMT
No Brasil quem julga é a imprensa, esse negócio de júri, provas, circunstâncias, o momento, como tudo aconteceu, nada disso é válido quando o réu é um policial; entendi perfeitamente na época a situação dos PMs naquele momento: carros praticamente iguais, vidros escuros (bem escuros),a moça lançou algo de dentro do carro, ato q poderia ser interpetado como de agressão...mas nada disso entra em jogo, o q vale é a falta absoluta de raciocínio. Até o Governador tá se deixando levar pelo besteirol.
Em bora isso tudo não exclua um melhor preparo pros nossos policiais e orientações à população de como proceder em situações desse tipo.
marli moraes (marlimoraess@yahoo.com.br)
Sab, 13 Dez 2008 07:50:58 GMT
Parabéns por seu comentário Sr.Segada.
Concordo plenamente.
Os policiais devem ser punidos, mas com penas alternativas, porque vivem em um Estado que o terror predomina. Imagino que em suas cabeças, e na minha também, vivamos momentos onde a opção é matar ou morrer. Sâo pessoas de bem, pais de familias e seres humanos. Pode até ter ocorrido imprudência dos mesmos, mas a nossa PM é reflexo de todo esse terror que nossos políticos deixaram se instalar, e todos nós da sociedade tambem temos culpa, porque somos muito bom para festas,,carnaval, cerveja, samba e maracana, mas não nos mobilizamos para exigirmos o que é nosso de direito e obrigação do governo de nos dar.
Anônimo
Sab, 13 Dez 2008 08:18:47 GMT
Lamentável
A preparação EXISTE!! O cabo possuía quantos anos na PM??? O soldado é EX FUZILEIRO NAVAL será que ele não tem preparo? Sou militar. Sei a qualificação que ele tem. Tenho cursos na PM. Porquê um PM não faz os cursos? Simples, prefere fazer uma "segurança" para complementar a renda e pagar seu AUDI. ERRARAM INACEITAVELMENTE! As câmeras mostram claramente que eles se aproximaram atirando. Que procedimento é esse? Eles tem visto muitos filmes e andam muito empolgados, doidos para puxar o gatilho, e decisões como essa, só fomentam a certeza da impunidade desses "profissionais".

Exemplos:

- Uma primeira tenente da Força Aérea Brasileira (FAB) morreu após ser baleada por policiais militares junto com seu marido, o também primeiro tenente Douglas Gorchinky Marques, na noite de domingo (24) na Rua Cesário Melo, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

- Quatro Policiais militares do Rio de Janeiro mataram por engano o administrador de empresas Luiz Carlos Soares da Costa, 36 anos, gerente de suprimentos da Infoglobo, editora dos Jornais "O Globo" e "Extra" do Rio de Janeiro.

- Um rapaz, de 19 anos, foi baleado por um PM e acabou morrendo na tarde da sexta-feira (3), perto da Favela do Jacarezinho, no subúrbio do Rio. Ele buscava ajuda para o pai. O policial admitiu que atirou por engano e foi afastado do patrulhamento.

- 14/06/08 : Patrícia Amieiro Branco de Franco. Engenheira, 24 anos, desaparecida. Policiais do 31º BPM (Recreio) estão sendo investigados pelo sumiço da garota. Seu carro foi encontrado com vários tiros que, segundo a perícia, são de calibres usados pela polícia.

- 28/06/08 : Daniel Duque. Estudante, 18 anos. Foi assassinado pelo policial Marcos Parreira do Carmo que fazia a segurança do filho de uma promotora, na saída de uma boate em Ipanema. O policial alegou que deu 2 disparos para o algo, para dispersar um grupo de rapazes.

Esse é o dever legal? vocês trabalham um dia e ficam dois em casa, tão reclamando de quê? vai enganar o paisano! Corre atrás de um curso CPAAR por exemplo. A cervejinha deve ser melhor.

Lamentável.
Ricardo (amquinta@hotmail.com)
Dom, 14 Dez 2008 00:24:48 GMT
Meteoro
Meteoro caindo na sua cabeça é fatalidade. Saraivada de balas no veículo em que se encontram sua esposa e dois filhos pequenos, com resultado morte de um deles, não é fatalidade.

Da mesma forma que não é fatalidade ter a perna amputada equivocadamente por um médico honesto, pai de família, que não teve intenção de fazê-lo.

Ninguém pode pôr em dúvida a integridade moral dos policiais, nem duvidar de que os nossos (do Rio) vivem e trabalham em condições sub-humanas.Mas se transigirmos com esse tipo de efeito, ai de nós...passaremos os dias tentando nos desvencilhar das ações dolosas dos marginais da lei e da ações culposas dos guardiães da mesma.

Só nos restará então acatar a sugestão do Millôr Fernandes:

"Se possível, tranquemo-nos no cofre."

Cordialmente,
Leandro Ribeiro (proflribeiro@yahoo.com.br)
Dom, 14 Dez 2008 12:00:07 GMT
CADÊ OS CULPADOS?
Concordo que os policiais militares erraram na trágica ação que culminou por vitimar de morte o pequeno João, todavia, acredito que há mais culpados que deveriam sentar no bancos dos réus.
anônimo
Dom, 14 Dez 2008 18:11:57 GMT
JOÃO ROBERTO
Concordo com a pena alternativa do CBPM WILLIAM. Pois só quem esta na PM pode falar o que é trbalhar sem condição de trabalho e falta de humanidade.
william (willian_cristiano_@hotmail.com)
Dom, 14 Dez 2008 18:33:30 GMT
Responsabilidade
Seria muito mais digno (ou menos indigno) se o governador Sérgio Cabral assumisse a sua responsabilidade pela morte do pobre menino.
Qual foi o momento em que a "política de segurança" de seu delegado secretário demonstrou que a preservação da vida humana deveria ser a principal preocupação da polícia?
Lembram-se do relatório da ONU?
Dos equipamentos bélicos adquiridos para o que deveria ser a polícia investigativa?
E da ocultação das taxas de elucidação de delitos pelo Instituto de Segurança Pública?
Meninos (mulheres, idosos) e policiais são vítimas de uma gestão classista e amadora protagonizada impunemente e sob o olhar complacente de Sérgio Cabral pelo delegado de 2ª classe José Beltrame.
Wanderby (wanderby@oi.com.br)
Dom, 14 Dez 2008 18:39:36 GMT
Agradecendo e comentando
Em primeiro lugar gostaria de agradec er aos comentários postados e que já pude ler.
Em seguida, quero reafirmar minhas posições e logicamente concordar com quem disse que a dor da perda é irreparável, mas não podemos fazer de um julgamento um justiçamento ou uma vingança.
Nada trará o menino de volta nem minorará essa dor. Achar que uma punição dura aos PMs amenizaria a dor é ilusão.
O Governador Sergio Cabral de quem sou admirador confesso, e que sempre vem defendendo as polícias e suas ações, certamente se deixou levar pelas emoções e pelo clamor popular, mas tenho a mais absoluta certeza de que depois de refletir ele deixará a cargo da Justiça qualquer providencia que seja ou não tomada. Expulsar simplesmente os PMs é jogar dois desempregados honestos nas ruas e torná-los presa fácil para a criminalidade.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Seg, 15 Dez 2008 10:19:44 GMT
Mas não é estranho que o PM Marcelo, ex-marido da Suzana Vieira, tenha sido expulso da PM depois da briga com uma prostituta em um motel e o cabo William volte para o serviço ativo depois de uma barbeiragem daquelas?
Anônimo
Seg, 15 Dez 2008 17:11:59 GMT
Será que esse "afã de cumprir sua missão da melhor maneira possível" foi o mesmo afã que motivou o segurança do filho da promotora a matar um homem pelas costas? Ou será o mesmo afã que motivou o segurança da vereadora a atirar contra um carro por conta de um pequeno acidente de trânsito?
Conversa pra boi dormir é essa defesa pueril do policial militar.
Anônimo
Seg, 15 Dez 2008 17:16:27 GMT
Sr.Ricardo
Lamentável são suas colocações e comparações. A uma, por quê a formação militar em nada soma à formação policial, pois, são atribuições distintas. A duas, questionar a escala de serviço de um policial militar é realmente demonstrar falta de conhecimento no assunto. A três, somente uma perícia pode afirmar incidência os tiros e outras considerações.
Então, não é salutar fazer conjecturas descabidas de assuntos que pelo que parece, não tem entendimento, pois, "fazer polícia" é diferente de "brincar de guerra".
P.S. O comentário do Senhor Wanderby é pontual e esclarecedor, parabéns.
Alexandre Faria (alex267@globo.com)
Ter, 16 Dez 2008 01:32:49 GMT
Anônimo
Suas colocações são totalmente desconectadas, pois, são fatos distintos os episódios que questão.
Alexandre Faria (alex267@globo.com)
Ter, 16 Dez 2008 01:35:09 GMT
Meu deus!!! Eu não li isso!!! Um PM defendendo os PMs assassinos, nada mais óbvio. Mataram uma criaça de 3 anos, minha gente! Com intenção ou não, esses caras tem que ser presos! Eles sempre atiram primeiro e perguntam depois, mas nunca têm intenção de matar... Agora, têm que pagar cestas básicas! Assim é muito fácil! Que absurdo, é o fim dos tempos!
DS
Ter, 16 Dez 2008 10:42:33 GMT
Respondendo ao 'Anônimo'
Caro 'Anônimo' (...),
não foi uma 'barbeiragem' como o caro comentarista diz, que o Cb William cometeu. Foi sim um erro trágico , fruto de tudo que discorro em meu post.
Já o ex-PM Marcelo cometeu uma série de irregularidades no exercício da profissão, respondeu IPM por denúncia de extorsão e comprovadamente era dependente químico na ativa.
Agra , falando novamente no CB William, que me perdoe o deputado Marcelo Freixo, presidente da CPI das Milícias. Denúncias telefônicas feito pelo 'Disque Milícia' , sem a devida comprovação, jamais deveriam ser levadas a sério e muito menos serem expostas à imprensa. Ou o interesse é só fazer demagogia com a população e com o Governador?
O Cb William é um chefe de família humilíssima, que mora mal, numa casa extremamente humilde, é proprietário de um carro velho, velho, velho e só algum insano pode pensar que alguém que viva assim estaria sendo integrante de milícia.
Age certo o CG da PM quando encaminhou o Cb William para acompanhamento psicológico e não tomar nenhuma medida frente ás novas ' acusações' feitas e tornadas públicas de forma tão leviana, e aí sim, no afã de agradar a opinião pública, ainda que seja se realizando uma crucificação nos moldes do Coliseu romano.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Ter, 16 Dez 2008 10:46:23 GMT
Que pena...cederam às pressões...
16/12/2008 01:33:00

Cabo William será expulso

Conselho da PM decide recomendar punição ao policial que atirou em João Roberto


Christina Nascimento



Rio - O Conselho de Disciplina da Polícia Militar, formado para apurar a conduta dos dois policiais que atiraram no carro em que estava o garoto João Roberto Amorim, de 3 anos, a mãe dele, Alessandra Amorim, 36, e o irmão caçula, Vinícius, de nove meses, pediu a expulsão do cabo William de Paula da corporação e pela permanência do soldado Elias Gonçalves da Costa Neto.

A decisão ainda não é final. O documento segue agora para a apreciação do comandante-geral da PM, coronel Gilson Lopes Pitta, que vai definir se acata ou não a sugestão do conselho. Se ele for contrário, deverá fazer um relatório explicitando seus motivos. Só depois dessa fase, então, o destino dos dois policiais será publicado no Boletim da PM.

DESABAFO DE CABRAL

Nos bastidores, a expulsão de William, absolvido semana passada por júri popular pelo crime de homicídio doloso, é dada como certa. O governador Sérgio Cabral é um dos que apóia a saída do cabo. No dia seguinte ao julgamento, indignado com o resultado, Cabral desabafou: "Espero que a PM puna. Ele (William) não serve para ser policial militar, nem para o serviço administrativo. Tem que ser afastado. Não tem proteção para uma atitude como essa".

Entre os argumentos defendidos pelos três oficiais, que formam o Conselho de Disciplina para a expulsão do cabo William, está o fato de ele ter atirado no veículo onde estava João Roberto e a família sem que houvesse realmente situação de risco contra a guarnição.

O soldado Elias, apesar de presente no local do crime, como William afirmou em depoimento, não teria feito nenhum disparo segundo a investigação da PM.

Promotor: 'No Brasil não há pena de morte'

O promotor do 2º Tribunal do Júri, Paulo Rangel, encaminhou ontem à Justiça as razões que fundamentam o pedido de anulação do julgamento que absolveu o cabo PM William de Paula, acusado de matar o menino João Roberto. No documento de quatro páginas, o promotor defende que no Brasil não há pena de morte. "Não existe no Direto brasileiro o estrito cumprimento do dever de matar. Isso só tem nos países que adotaram a pena de morte", argumenta o promotor. A partir de agora, a defesa do terá oito dias para apresentar seus argumentos. Só então a Justiça decidirá se haverá novo julgamento.

Ontem, William voltou ao trabalho no 6º BPM (Tijuca), mas para tarefas internas. apesar de o expediente ser de 9h às 17h, ele foi liberado às 16h, por problemas de saúde na família.

O cabo foi absolvido do crime por homicídio doloso, por quatro votos a três, na quarta-feira passada. Por lesão corporal leve contra a mãe e o irmão do menino, o cabo foi condenado a uma pena de sete meses em regime aberto, que foi convertida para prestação de serviços comunitários por um ano. William foi um dos 226 indiciados pela CPI das Milícias, na Alerj. No relatório final da comissão, constam denúncias de que o PM atuava como "cobrador" do grupo conhecido como Liga da Justiça, que atua em Campo Grande.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Ter, 16 Dez 2008 10:57:31 GMT
O RIO QUE GRITA SOS
Minhas considerações:

01. Havia um carro estacionado com portas e vidros filmados e fechados, sem que se visualizasse seus ocupantes;
02. Um policial aproximou-se tentando visualizar o interior do veículo e afastou-se sem qualquer sinal dos ocupantes do veículo, mostrando que o policial estava no comando da situação;
03. O carro, de certa forma, estava "cercado" e sob a mira dos policiais que já deveriam ter solicitado reforços;
04. Em depoimento uma das ocupantes, a mãe, disse que jogou uma bolsa "infantil" pela janela e acredito que tenha gritado que havia crianças no veículo. Não se sabe se esse sinal, infelizmente, foi desprezado ou não percebido pelos policiais;
05. Os policiais deveriam ordenar a desocupação do veículo; aguardar chegada do reforço para novas aproximações ou que os criminosos, caso estivessem no carro, tentassem uma fuga ou reação;
06. Sem a certeza de que o veículo estava ocupado por criminosos e sem sinal de tentativa de fuga ou reação, um policial optou por disparar seu fuzil contra seu único alvo: um veículo parado, fechado, com ocupantes desconhecidos em seu interior.

Como profissional e conhecedor de armas, o policial sabia que atingiria os ocupantes do veículo e que um dos resultados poderia ser a morte de alguns ou todos eles.

Atirou por vontade própria e consciente dos resultados que obteria.

Tragédias como essa continuarão acontecendo enquanto nossos governantes não derem a devida atenção a esse assunto tão importante para nossa população: Segurança Pública.

Aí me vem aquela perguntinha que já fiz anteriormente: Com o abandono e descaso com que os policiais são tratados, que tipo de policiais nossos governantes estão colocando nas ruas para nos servir?

JOÃO, QUE DEUS TE ABENÇOE E ACOLHA...

E O RIO GRITA SOS!
O RIO QUE GRITA SOS (jhbastos7@yahoo.com.br)
Ter, 16 Dez 2008 11:20:51 GMT
Trocando em miúdos, o que esta sentença dos assassinos quer dizer é: a polícia pode matar inocentes a torto e a direito no cumprimento do seu dever! Ou seja, estamos todos perdidos! Espero que, no dia em que eu esteja sendo assaltado, sequestrado ou coisa do tipo, não apareça nenhum PM santinho, pai de excepcional, ansioso para "cumprir o seu dever"! Ainda continuo sem acreditar no absurdo deste post...
DS
Ter, 16 Dez 2008 11:27:33 GMT
ERRO DE TIPO.
Quem faz a lei é o legislador!
Art. 20 CP. (Legislador .)
Ter, 16 Dez 2008 16:11:48 GMT
Outro dia eu fui extorquido por um PM que estava no afã de cumprir sua missão da melhor maneira possível, qual seja: enriquecer ilicitamente! Ah, mas ele estava cumprindo sua missão, né? Aí pooooooooooode! Estou envergonhado de ser carioca e estar sujeito a uma polícia como esta e, pior, de ver que há quem apóie a absolvição desses sujeitos.
Fabio Casfre
Ter, 16 Dez 2008 18:16:29 GMT
violencia
Meu filho não esta mais aqui devido umas dessas operacãoes quem tem o dever de nos protejer temos medo espero justiça até hoje
Andreia (andreiafernandes08@yahoo.com.br)
Ter, 16 Dez 2008 20:21:04 GMT
quero justiça.
Andreia (andreiafernandes08@yahoo.com.br)
Ter, 16 Dez 2008 20:22:24 GMT
A Mãe do menino João está errada- Não deveria andar a noite!
Anônimo
Ter, 16 Dez 2008 22:59:54 GMT
Para o senhor Fabio Casfre
Se você deu propina é porque estava cometendo algo ilícito, portanto você também é criminoso e realmente tem mais é que sentir vergonha mesmo de ser carioca. Ninguém esta apoiando quem comete crime, entretanto o código penal brasileiro tipifica esta situação deste PM como "ERRO DE TIPO", na minha opinião seria a melhor tese defensiva, veja por si só no CP ( Código Penal).
Você também la encontrará outro tipo penal, qual seja, corrupção passiva.
Você sabia que o senhor acaba de fornecer uma noticia crime ao MP e este poderá denuncia-lo.
O PM não foi absolvido por ter filho deficiente ou outro motivo qualquer que não seja o entendimento do conselho de sentença ter optado pela tese da defesa. Lute para mudar a LEI.
Art. 20 CP. (Legislador .)
Ter, 16 Dez 2008 23:15:54 GMT
São esses julgadores que na hora do perigo iminente gritam da seguinte forma: "Ai meu Deus e socorro polícia"! Passado o perigo, atiram pedras e se esquecem que somente com ela é que tem que contar nessas horas.
anônimo
Ter, 16 Dez 2008 23:26:43 GMT
CASO JOAO HELIO
ESTAVA CONVERSANDO COM UM AMIGO MEU POLICIAL....E ELE DISSE QUE NAO HA NENHUM ACOMPANHAMENTO PSICOLOGICO PARA ELES (POLICIAIS), TREINAMENTO...ELE DISSE QUE É UM TREINAMENTO A CADA 5 OU ATE 8 ANOS...NA MINHA OPNIÃO..QUEM DEVERIA DE SER INDICIADO É O GOVERNADOR E O SENHOR COMANDANTE GERAL DA PM...POIS ELES SIM...SÃO OS RESPONSAVEIS POR ESTAS TRAGEDIAS ACONTECEREM...POLICIAL SEM TREINAMENTO, BAICXOS SALARIOS, ACOMPANHAMENTO PSICOLOGICO É SEM DUVIDA FAZER COM Q ACONTEÇA MUITAS OUTRAS TRAGEDIAS SEMELHANTES...INFELIZMENTE TEM POLICIAS(GERALMENTE OFICIAIS)QUE SAO PEGOS EM ESCUTAS TELEFONICAS MUITAS DAS VEZES NEGOCANDO ARMAS, PROPINAS , ETC...E NÃO SAO EXCLUIDOS...NA MINHA OPNIÃO QUEM TEM Q SER EXCLUIDO É O POLICIAL QUE É CORRUPTO...E NAO O POLICIAL QUE COMETEU UM ERRO NAS MELHORES DAS BOAS INTENÇÕES...NA JUSTIÇA COMUM FOI FEITA JUSTIÇA E DENTRO DA PROPRIA CORPORAÇÃO ...SE TEM JUSTIÇA??? DUVIDO MUITO!!!!
caradorj (caradorj07@hotmail.com)
Qua, 17 Dez 2008 00:50:08 GMT
A opinião da nossas autoridades...
Eu vi o governadr cobrar providências quanto ao afastameno do policial ...mas não sei se ele alguma vez se posicionou contra a justiça que reconduziu um seqüestrador aos quadros da oficialidade da PMERJ?
Aliás o sequestrador, que em meio a flagrante desincumbência de sua ação criminosa atirou em policiais civis que tentavam prendê-lo foi promovido há bem pouco tempo e é figurinha fácil no QG da corporação!

Esse mesmo bandido que - consta e os sinas exteriores de riqueza demonstram - tem envolvimento com "milícias" e diversas outras formas de enriquecimento não-compatível com o decoro policial - continua causano muito mais mal à Instituição e à Sociedade do que esse policial que, mesmo errado, não merece ser enterrado na vala comum de tantos outros.

Eu me lembro do Cabo Flávio (aquele que num acesso de fúria detonou o bandido que trocara tiros com ele atrás do Shopping Rio Sul) que era guardado no BPChoque pelo Capitão Thadeu Fraga. A história afinal demonstrou que o tal oficial não valia mais do que o bandido que o Flávio Matou!
Marcelo Ramos Ruizree (r.ruizree@hotmail.com)
Qua, 17 Dez 2008 03:17:01 GMT
Continuando a responder...
O nosso comentarista anônimo, o "DS" , já é fartamente conhecido de todos que escrevem e comentam aqui no blog pelas suas posições francamente favoráveis à criminosos e contrárias às polícias. Seu comentário só refirma isso.Comodamente protegido pelo anonimato, é claro.
Já o comentarista Fabio Casfre deveria procurar a Corregedoria da PM para formalizar sua denúncia de extorsão ( e se cedeu a ela...) e a Corregedoria da PM deveria procurar identificar o Sr. Fabio Casfre e convocá-lo para esclarecimentos face à denúncia tão grave.
E quanto a Andrea Fernandes, não conheço seu caso, mas ou a justiça dos homens se faz ou se faz a de Deus. Confie.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Qua, 17 Dez 2008 10:23:49 GMT
Quer dizer que pq defendo aqui a condenação de dois assassinos de uma criança de 3 anos eu sou acusado de ser "francamente favoráveis à criminosos e contrárias às polícias"?! EU sou favorável a criminosos?! Chega a ser engraçado! Repito que o precedente aberto com este julgamento dá a todo e qq policial o direito de matar qq um!!! Não me interessa se é policial honesto, se mora em favela, se passa dificuldade! Diria o mesmo se fosse qq outro, policial ou vagabundo... Matar criança e inocente NÃO PODE, independentemente do contexto! Se errar significa seifar uma vida inocente, então, NÃO É PERMITIO ERRAR ponto final. Se errar, tem que pagar! Continuo dizendo que este post é absurdo, assim como o juri que absolveu esse cidadão, que embreve estará novamente patrulando as ruas e atirando em carros inadvertidamente, pra só depois ver quem está dentro! CADEIA NOS DOIS! CANA DURA NELES!
DS
Qua, 17 Dez 2008 16:56:49 GMT

Comentário aguardando aprovação.

NAÕ SABE NÃO FALE
SR RICARDO,NAÕ COMPARE FAXINA,ROTINA DAS FORÇAS ARMADAS COM POLICIAMENTO OSTENCIVO.AQUI E COMBATE SEMPRE.QUANDO EM ATENDIMENTO DE OCORRENCIA,DISPUTAMOS(E TEMOS QUE GANHAR,POIS,TEMOS FAMILIA),COM VARIOS MAGINAIS EM SUA MAIORIA BEM FORMADOS NAS FAXINAS DAS FORÇAS ARMADAS OCUPANDO CARROS TAMPADOS NO INSULFILM DISPOSTOS A QUEBRADEIRA.ENTAÕ,SR RICARDO EM 2009 TEM CONCURSO VEM TENTAR.
RENATO MIKE (RENATO_MIKE@HOTMAIL.COM)
Qua, 17 Dez 2008 20:59:59 GMT
NÃO SERVE PARA SER POLICIAL.
SOU POLICIAL MILITAR A 8 ANOS, TRABALHEI A MAIOR PARTE DESSE TEMPO NO GETAM, ONDE NOS DEPARAMOS COM SITUAÇÕES EXTREMAS POR DIVERSAS VEZES, NÃO ACHO QUE GANHO O QUE DEVERIA, CONCORDO QUE NÃO TEMOS O TREINAMENTO DE TEMPOS EM TEMPOS COMO DEVERIA SER, CONCORDO TAMBÉM QUE NÃO TEMOS UM ACOMPANHAMENTO PSICOLOGICO IDEAL, EXISTE, MAS NÃO É O IDEAL, TEMOS ESCALAS QUE MALTRATAM NOSSA SAÚDE, QUEM FICA ACESO 12 HORAS DE PÉ SEM DORMIR NOS LUGARES MAIS PERIGOSOS DO RIO SABE DISSO, CONCORDO QUE SOMOS TRATADOS PELA SOCIEDADE DA FORMA PIOR POSSÍVEL, ENFIM TEMOS MILHARES DE PROBLEMAS E POUCOS SE IMPORTAM CONOSCO, MAS PERGUNTO: ISSO NOS DÁ DIREITO DE TIRAR A VIDA DE INOCENTES POR NOS PRECIPITARMOS E ATIRARMOS NUM CARRO COM UMA MULHER E 2 CRIANÇAS? E SE FOSSE SEU FILHO? E SE FOSSE UM PARENTE SEU? SE FOSSE UM FILHO MEU EU IRIA ATÉ O INFERNO PARA FAZER JUSTIÇA. NADA JUSTIFICA TIRAR A VIDA DE UM INOCENTE, SE TÁ ESTRESSADO, VAI NO HCPM E PEGA UMA LTS OU UM IFP, PARA UM POUCO PRA ESFRIAR A CABEÇA, O QUE NÃO PODE É ENTRAR DE SERVIÇO ESTRESSADO E MATAR UM INOCENTE E ACHAR QUE TÁ CERTO, ACREDITO QUE O CB WILLIAM NÃO DEVA SER CONDENADO, MAS TAMBÉM NÃO PODE CONTINUAR NA CORPORAÇÃO, AFINAL ELE TIROU A VIDA DE UM INOCENTE, DE ALGUMA FORMA ELE TEM QUE PAGAR, FIQUEI CHATEADO COM O COMENTÁRIO DO NOSSO GOVERNADOR, MAS DEPOIS REFLETI E CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE ELE NÃO PODE SAIR COMO VÍTIMA, ELE TEM QUE PAGAR, E A MELHOR FORMA É SER EXPULSO. QUE SIGA SUA VIDA EM OUTRA PROFISSÃO, ENQUANTO ISSO OS FAMILIARES DO MENINO ASSASSINO TERÃO QUE SENTIR ESSA DOR DURANTE TODA SUA VIDA.
CB CAVALCANTE (marinaldocavalcante@ig.com.br)
Qui, 18 Dez 2008 00:11:03 GMT
Caro 'DS'...
Minhas conjecturas advém de seus comentários anteriores em outros posts... agora ninguém, absolutamente ninguém, pode ser a favor de se matarem crianças em quaisquer circunstancias, mas erros trágicos acontecem em quaisquer cenários de guerra, urbana ou não, oficial ou não, e é isso que vivemos no Rio, infelizmente.
Foi um erro trágico e grave, que se fosse eu Comandante Geral da PM , designaria o Cb William para trabalhar uns dois anos com crianças vítimas de balas perdidas ou de acidentes de trânsito. O 12º BPM tem um trabalho excepcional com crianças com necessidades especiais e cães da PM. Por que não colocar, depois das devidas avaliações, e se não for expulso..., o Cabo William para trabalhar nessa área?
Fica essa sugestão ao Cel. Pitta e ao Governador...
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Qui, 18 Dez 2008 11:18:35 GMT
Joga pedra na Geni
A culpa da alta do dólar, do desemprego e da extinção dos dinossauros é da polícia.
Se eles foram inocentados, é porque realmente o tal do "erro de tipo" aconteceu.
Deve-se levar em consideração a escala do policial, os serviços extras, o stress, a situação no momento do fato, o esporro da mulher em casa por falta de grana, os filhos passando perrengue, as horas extras nos bicos, etc.
Se ele não tinha condições de estar trabalhando, puna que o colocou lá.
Ele também tem que ser punido, mas expulsão? Trabalhar com crianças vítimas da violência, trabalho social em ONGs talvez...
Que Deus permita que vocês nunca errem; o apedrejador de hoje, pode ser a Geni de amanhã.
E não entrem nessa de que "isso nunca pode acontecer comigo".
Todos nós andamos armados: usamos armas para ir ao trabalho, ao cinema, à casa, visitar os parentes...até o papai noel matou uma criança com uma "arma" quando estava distribuindo doces, passando por cima de sua cabeça...
Punir sim, execrar não!
Zé Ninguém
Qui, 18 Dez 2008 19:03:49 GMT
a polícia é paga para ptoteger
Olha, nada justifica a ação da polícia em chegar atirando num carro pensando que é outro carro. Defendo a polícia que é digna, honesta e principalmente a que cumpre com os seus deveres de agentes públicos pagos com dinheiro público para dar proteção aos cidadãos. Com certeza esse policial que cometeu essa atrocidade se sentiria tão mal com tal situação ( se tivesse acontecido com o seu filho ).Será preciso acontecer tragédias com os nossos magistrados e parlamentares para que a lei possa ser cumprida com rigor?
raimundo francisco do carmo (raimundo.carmo@oi.com.br)
Qui, 18 Dez 2008 19:26:11 GMT
Sr. Raimundo, a lei foi cumprida com rigor. Não é o primeiro caso de "ERRO DE TIPO", mas por ser um caso de repercussão, ganhou notoriedade. Acontece que esta é a lei, e se esta inadequada, cabe ao legislador muda-la.
Se o PM foi absolvido com base nesta lei; puni-lo de qualquer forma é contraria-la, e isto é fazer justiça com as próprias mãos; Daí, qual a diferença de quem faz isto e de quem (Talvez um PM) mata alguém, executando-o por ser bandido na avaliação de momento deste?
ANÔNIMO.
Qui, 18 Dez 2008 20:46:39 GMT
Continuando a comentar os comentários...
Evidentemente que o Cb William deve pagar pelo erro cometido. E dvee pagar isso de forma justa e legal. Agora , jogá-lo nas ruas, sem emprego, um homem com formação e conhecimento policial militar, é acender a luz para os vagabundos dizendo: "olha, tem carne fresca para ser cooptada na área..." e depois , Deus me livre, se um dia o então ex CB William se envolver em algum ato de banditismo não vai faltar gente de todos os lugares para gritar: "PM é tudo assim mesmo, só dá bandido naquela turma...".
Punir pelo erro, trágico, cometido sim, mas transformar a punição em vingança é que não é o correto.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Sex, 19 Dez 2008 10:45:54 GMT
O anonimato faz parte da essência do blog permitindo que se defenda ou se ataque um ponto de vista com maior liberdade. Pena que o Segadas não gosta do anonimato. Nem mesmo daquele, como o Disque-Milícia, que permite a cidadãos abandonados pelo Estado e escravizados por agentes deste mesmo Estado, denunciar suas mazelas e seus algozes.
Anônimo
Dom, 21 Dez 2008 02:00:22 GMT
Há uma contradição no post do Renato Mike. Ele considera a rotina do policiamento ostensivo superior à faxina das organizações militares. Entretanto reconhece que enfrenta graves dificuldades quando os marginais que combate tiveram essa formação "faxineira".
Ah, ostensivo é com S. Tomara que no concurso de 2009 as exigências quanto à língua portuguesa sejam maiores que no ano que o Renato passou.
Anônimo
Dom, 21 Dez 2008 02:12:50 GMT

Comentário aguardando aprovação.

Imagine...
É muito fácil apontar a conduta que os policiais não deveriam ter adotado, pois diante das imaggens todos somos juízes, mas aqueles profissionais ali, eram ou não humanos? Não conheço nenhuma profissão onde a necessidade de se tomar uma decisão imediata tenha consequências tão relevantes. Se alguém conhecer me aponte por favor, onde está em jogo a vida do profissional e daqueles à sua frente. Imaginemos um contexto diferente, onde aquela pobre família não estivesse presente, e sim os marginais. Estes, sem qualquer valor, sem qualquer ética, esperariam a abordagem dos policiais? Só quem VIU de perto o estrago de um tiro de fuzil sabe do que ele é capaz, só quem já PERDEU pelo menos TRÊS AMIGOS em um ano de SERVIÇO sabe a realidade policial. O quadro atual é de GUERRA, o policial muitas vezes se vê contra a parede, e será agressor ou agredido. A morte de uma criança afeta a qualquer um, creio que este seja o anseio maior da mídia, e consequentemente, de grande parte da sociedade, não deveria ser a criança ali, a ser morta, e sim os policias, pois da mesma forma, antes de sentir pena das FAMÍLIAS dos policiais, a sociedade se sente VINGADA. Não quero aqui valorar a vida, mas quantos policiais morreram no ano de 2008, de serviço, vítimas da violência? alguém sabe? A verdade? Não importa.
Fabrício
Sab, 27 Dez 2008 12:07:07 GMT
Não houve dolo?
Como não houve dolo? Os PMs não deram voz de prisão, atiraram.
E o fizeram sabendo da possibilidade de haver pessoas no banco de trás.

O nome disso é dolo ou intensão, ainda que eventual.

Fato idêntico aconteceu com os dois jovens sequestrados por ladrões mas fuzilados pela Polícia Civil (DRAE).

Que polícia é essa?????

É assim que tem sido, ainda mais em ruas ermas, escuras e longe da fiscalização pública (sim, porque o corporativismo existe).

Não prendem: extorquem ou matam, infelizmente.
Essa minoria tem que ser banida. Exemplarmente punida, para qe aos olhos da sociedade não haja sensação de impunidade, de que a lei vale para uns e não para outros. Aliás, policiais, políticos e servidores públicos, deveriam ter pena dobrada.

O dever do policial é prender, não julgar por si, condenar e matar.

Ou existe pena de morte na PM?

Os que duvidam?
Que percam seus filhos para entender.
Que sejam mal avaliados para melhor julgar.
Que vivam no Rio e sejam abordados à noite. Num lugar bem ermo...
Antônio Lopes
Seg, 29 Dez 2008 09:51:27 GMT
Vale a pena ler
A Veja Rio desta semana que passou traz uma belíssima reportagem sobre os heróis da PM carioca.
Quem não ler, perdeu...
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Seg, 29 Dez 2008 10:06:05 GMT

Comentário aguardando aprovação.


Comentário aguardando aprovação.


Comentário aguardando aprovação.


Comentário aguardando aprovação.


Comentário aguardando aprovação.

Nome
E-mail
Site
Assunto
Comentário: (obrigatório)

Digite o código ao lado para validar