O RIO QUE GRITA SOS
POR ONDE ANDA O PODER PÚBLICO???

Postado neste blog
05/01/2009 12:56:00

Prefeitura divulga balanço parcial da 'Operação de Choque'

Moradores de rua são recolhidos e veículos multados nas Zonas Norte, Sul e Oeste

Rio - A assessoria do prefeito Eduardo Paes divulgou o balanço parcial da Operação "Choque de Ordem" que teve início na manhã desta segunda-feira.

No Recreio dos Bandeirantes foram retirados de locais impróprios cerca de 40 toneladas de equipamentos diversos e devolvidos aos seus proprietários. Doze estabelecimentos comerciais foram demolidos, além deles outras 10 residências em construção ilegal e duas já prontas também foram ao chão.

Veja vídeo da demolição (TRATOR DERRUBANDO CONSTRUÇÃO IRREGULAR DE ALVENARIA)

Na operação "Tijucabacana" cinco veículos foram multados, outros cinco rebocados, uma pessoa foi retirada das ruas e dois menores foram acolhidos.

Nos bairros da Gávea e Ipanema o balanço até o momento é de quatro veículos rebocados, dois estacionamentos notificados, dois advertidos por uso indevido da calçada e onze veículos multados.

Na Rua Teixeira de Mello foram recolhidos caminhões "burrinhos-sem-rabo" e os proprietários foram notificados. Um caminhão papeleiro foi apreendido pelo Controle Urbano, além de uma kombi que era utilizada como depósito. Ao todo foram apreendidas 300 cadeiras de praia, 70 guarda-sóis, 6 caixas de isopor, 8 bicicletas e 23 burrinhos-sem-rabo.

No Centro, a fiscalização de transportes apreendeu na Rua do Riachuelo seis táxis e lacrou outros vinte dois. Oito vans foram lacradas, além de 13 vans e um ônibus piratas apreendidos. Cinco veículos particulares que faziam lotada também foram apreendidos.

Na Rua General Justo, no Centro, foram lacrados 17 táxis e outros quatro apreendidos. Uma van foi lacrada e outras 3 apreendidas. Na Avenida Venezuela, no Centro, foram lacrados sete táxis e outros oito foram rebocados. Uma van foi rebocada e um ônibus apreendido. Na altura do sambódromo 17 táxis foram lacrados e 1 apreendido, além de três vans apreendidas.

As equipes de fiscalização acompanham as operações, realizando notificações contra publicidade irregulares e estabelecimentos ilegais.

Até o final da manhã, quatro notificações foram feitas à estabelecimentos comerciais, uma advertência à banca de jornal e outra a um quiosque de flores, além de uma devertência de utilização indevida de logradouro público.

Em Copacabana seis adultos e onze menores foram acolhidos. Seis estabelecimentos comerciais foram notificados por irregularidades, 42 carros multados, um táxi pirata e um veículo particular foram rebocados e uma placa de publicidade apreendida.

Na operação Barrabacana foram vistoriadas 46 vans e 33 kombis. Seis veículos foram multados pelo Detro. Houve apreensão de mercadorias pelo Controle Urbano, oito estabelecimentos comerciais foram advertiods e um foi notificado.

Na orla da Zona Sul foram colocados 160 homens da guarda municipal com intensificação das rondas do Lebon ao Leme. (((FIM DA REPORTAGEM)))))

COMENTO: O RIO DE JANEIRO ESTÁ UMA ZONA!!!!!

E O RIO GRITA POR SOS!
O RIO QUE GRITA SOS (jhbastos7@yahoo.com.br)
Seg, 05 Jan 2009 18:23:06 GMT
O RIO QUE GRITA SOS
O RIO QUE GRITA SOS
Policiar favelas - planas ou inclinadas - com seus prédios tortos, desalinhados e sobrepostos é muito dificil e todo malandro sabe disso!

E nossos políticos? Não?

Policiar favelas com seus labirintos de becos de até 40cm de largura onde mal passa uma criança é muito difícil e todo malandro sabe disso!

E nossos políticos? Não?

Policiar favelas com suas passagens subterrâneas e seus banquers é muito difícil e todo malandro sabe disso!

E nossos políticos? Não?


Na minha opinião a população do Rio de Janeiro só terá um pouco de paz quando os políticos derem um golpe no poder paralelo instituído no estado do Rio de Janeiro!

Para isso, bastaria juntarem todas as forças das instituições legais e de bem do Brasil para implantarem um choque de ordem nessa bagunça!

Bastaria por no chão tudo quanto for favela que estiver de pé e após uma bela limpeza no terreno, construir novos bairros, inteligentemente projetados, com casas decentes para a população que ali residia, contando com toda a infra-estrutura necessária para se viver com dignidade tais como: hospitais, batalhões e delegacias de polícia, serviço de água, luz e esgoto, terminais rodoviários, ferroviários e até aquáticos (temos favelas à beira-mar sabiam?) e principalmente escolas! MUITAS ESCOLAS, MUITAS ESCOLAS MESMO!

Novos bairros com ruas largas e "limpas", onde todo Poder Público legal e constituído possa circular, fiscalizar e impor a disciplina e a ordem social. É O PAPEL DO ESTADO ADMINISTRADOR!

Não é construindo elevadorzinhos, bondinhos aéreos, escadinhas rolantes, trenzinhos, laguinhos e distribuindo R$ 100,00 de gratificações que conseguirão dar paz e tranquilidade ao povo eleitor do Rio de Janeiro!

Srs. Políticos, só os Srs. tem o poder de mudarem o que está errado e ultrapassado em nossas leis!

Só os Srs. podem impor que O DIREITO COLETIVO SE SOBREPONHA AO DIREITO INDIVIDUAL!

Só os Srs. podem por fim a esta caótica situação que estamos vivendo na cidade mais linda do mundo!

Só após resolvermos nossas terríveis mazelas e realmente sermos um país mais justo, desenvolvido e pacífico, poderemos pleitear papel mais visível e influente na política internacional...

Deixemos, por enquanto, esse sonho de integrar o Conselho de Segurança da ONU!

Antes de olharmos para o exterior, antes de opinarmos sobre conflitos e outras mazelas mundiais, devemos, como se diz no futebol, "FAZER NOSSO DEVER DE CASA".

E fazer muito bem feito!

E O RIO GRITA POR SOS!
O RIO QUE GRITA SOS (jhbastos7@yahoo.com.br)
Seg, 05 Jan 2009 18:25:14 GMT
Segurança
Morei 5 anos no Rio, mais precisamente na zona norte. Em todo esse tempo, não houve um dia sequer que eu não tenha ouvido um disparo de arma de fogo. Culpa da Polícia? Não. A culpa é de quem deixou a cidade chegar a esse ponto, o que significa gerações de políticos incompetentes. A população carioca não merece isso.
Maurício (maumau47@oi.com.br)
Seg, 05 Jan 2009 19:11:25 GMT
O RIO QUE GRITA SOS
HÁ QUEM PENSE QUE ORDEM, DISCIPLINA E SEGURANÇA, SÃO ASSUNTOS SÓ PARA A POLÍCIA E NÃO É!

TODO CIDADÃO CARIOCA TEM QUE FAZER SUA PARTE!

VEJAM A BAGUNÇA QUE ESTÁ O RIO E JANEIRO!

PARABÉNS PREFEITO, QUE ESSAS OPERAÇÕES SE REPITAM TODOS OS DIAS DE SEU GOVERNO, ASSIM O SR. ENTRARÁ PARA A HISTÓRIA!

Postado neste blog em
05/01/2009 20:12:00

'Choque de Ordem' demole 33 prédio no Recreio

Ainda foram multados 144 veículos e 48 moradores de rua recolhidos em toda a cidade

Rio - No primeiro dia da operação Choque de Ordem da Prefeitura do Rio, a Secretaria Especial de Ordem Pública (SEOP) desencadeou dez ações simultâneas em diversos pontos da cidade. A operação começou às 5h desta segunda-feira, com a demolição do imóvel clandestino de quatro andares na Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes.

As ações abrangeram todas as regiões do município, contabilizando cerca de 50 toneladas de mercadorias apreendidas, 144 veículos multados (33 deles rebocados), 48 moradores de rua acolhidos e até um depósito clandestino estourado em Ipanema, com duas toneladas de mercadorias recolhidas.

Para que o poder público ocupe o espaço público, a SEOP manterá ações de rotina, como as realizadas nesta segunda-feira pela mega equipe integrada por guardas municipais, fiscais de controle urbano, garis, policiais civis e militares, agentes do Detro e profissionais das Secretarias Municipais de Obras, de Assistência Social e de Transportes. Nesta terça-feira, dia 6, a novidade fica por conta da chegada da Operação Bacana a Botafogo, onde haverá ação direcionada para propaganda ilegal. O ponto de encontro será em frente ao Canecão, às 9h30m.

Confira o balanço total:

Operação 1 - Demolição de prédio no Recreio

40 toneladas de equipamentos diversos retiradas do local (equipamentos devolvidos aos seus proprietários).
12 estabelecimentos comerciais.
10 residências, em construção.
2 residências prontas .
8 quartos que serviam como motel foram demolidos.
1 depósito de bebida e gelo demolido

Operação 2 - tijucabacana

27 veículos multados
10 veículos rebocados
18 maiores acolhidos
11 menores acolhidos
1 caminhão com 5 toneladas de lixo recolhidas
1 estabelecimento de chaveiro conduzido para a ddsd
2 pessoas sarqueadas
atuação no camelódromo 35 sacos de mercadorias apreendidos
1 comerciante foi encaminhado para a delegacia de repressão aos crimes contra saúde pública por venda de cloro e alvejante em hortifruti sem licença da anvisa

Operação - 3 - Gávea Bacana

10 veiculos rebocados
2 estacionamentos notificados
4 advertidos por uso indevido da calçada
veículos multados ( 1 van - 1 táxi - 9 carros de passeio)
7 orientações de postura.
41 multas
16 cadeiras apreendidas
24 bebidas apreendidas
3 botijões de gás apreendidos
1 guarda-sol apreendido
1 banqueta apreendida
1 placa de publicidade irregular apreendida

Operação - 4 - depósito da Teixeira de Mello, em Ipanema

3 caminhões de "burrinhos-sem-rabo" recolhidos
2 caminhões de lixo
2 pick" ups
notificação de cadeiras na praia, triciclos, bicicletas e carroças.
1 caminhão papeleiro apreendido pelo controle urbano
1 kombi que servia de depósito apreendida
materiais apreendidos
300 cadeiras de praia
110 guarda-sóis
10 caixas de isopor
9 bicicletas
23 burrinhos-sem-rabo
121 bebidas
4 tendas árabes
4 quadros de bicicletas
7 aros de bicicletas

Operação - 5 - Centro / fiscalização de transportes

Rua do Riachuelo com Henrique Valadares:
16 táxis lacrados
4 táxis apreendidos (rebocados)
4 van pirata apreendida
1 ônibus pirata apreendida
5 veiculos particulares apreendidos por estarem fazendo lotada.
Av. francisco bicalho:
14 táxis lacrados
2 taxis apreendidos
11 vans apreendidas
8 vans lacradas

Avenida General Justo:

8 táxis lacrados
4 táxis apreendidos
1 van lacrada
3 vans apreendidas
av. venezuela:
17 táxis lacrados
11 táxis rebocados
1 van rebocada
1 ônibus apreendido

sambódromo:
17 táxis lacrados
1 táxi apreendido
3 vans apreendidas

Operação - 6 - notificação - publicidade ilegal - toda cidade:

Fiscais acompanharam as outras operações notificando. Estabelecimentos ilegais e publicidade irregular. Ipanema e Gávea. Foram 4 notificações feitas / 1 advertência a um quiosque de flores. 1 advertência a uma banca de jornal:

40 quiosques vistoriados
40 notificações de estabelecimento
barra da tijuca
17 advertências por material fora da ombreira
6 notificações por retirada de publicidade
2 termos de publicação de publicidade
1 advertência por publicidade
copacabana
10 advertências por mercadorias fora da ombreira
1 apreensão de placa de publicidade na calçada
21 notificações de mercadorias fora da ombreira
1 auto de infração por desobediência à notificação
1 notificação de ar condicionado pingando
são conrado (quiosques na orla)
2 quiosques autuados por excesso de mesas e cadeiras
8 quiosques notificados por acréscimos
tijuca
15 notificações de publicidade irregular
26 notificações de mercadoria fora da ombreira
3 notificaçõões sobre ar condicionado pingando
21 notificações dentro do camelódromo
publicidade ilegal / (toda a cidade) - foram realizadas 9 notificações a empresas de publicidade em área pública. essas empresas são responsàvel por 2200 exibições de publicidade irregular.

Operação - 7 - Orla total da zona sul

Implantação do efetivo da guarda - 160 homens do leblon ao leme. Intensificação das rondas.

Operação - 8 - Copabacana:

23 adultos acolhidos.
20 menores acolhidos.
12 estabelecimentos comerciais notificados por irregularidades - clf.
101 carros multados.
3 veiculos rebocados (táxi pirata e veiculo particular).
3 placas de publicidade apreendida.
1 preso durante a operação
31 peças de vestuário apreendidas.
21 kg de fruta apreendidos

Operação - 9 - Barrabacana:

119 vans e kombis vistoriadas.
52 kombis fiscalizadas.
6 veiculos multados pelo detro.
18 estabelecimentos comerciais advertidos pela clf.
1 estabelecimento comercial notificado pela clf.
2 guarda chuvas apreendidos - ccu
3 capas de volante apreendidas - ccu
14 carregadores de celular pirata apreendidos - ccu
2 suporte de copos apreendidos - ccu
11 pregadores de papéis apreendidos - ccu
25 panos de chão apreendidos - ccu
407 genêros alimentícios apreendidos - ccu
74 bebidas apreendidas - ccu
8 caixas de isopor apreendidas - ccu
24 limpadores de pará-brisa apreendidos.
60 kg de doces apreendidos -ccu
84 unidades de doces apreendidos - ccu.
2 veículos rebocados.

Operação 10 - Madureira

Remoção de 20 ambulantes irregulares da Praça José Souza Marques (Largo de Cascadura).

Desapropriação de 12 barracas de alvenaria (2x2,5m) na Rua Soares Caldeira - próxima ao Shopping Madureira.
O RIO QUE GRITA SOS (jhbastos7@yahoo.com.br)
Seg, 05 Jan 2009 21:12:12 GMT
A CULPA DA INEFICÁCIA DA PM É DA POLÍTICA FLUMINENSE
Via de regra a PM tem sido(quase sempre com razão) criticada pelo serviço de qualidade duvidosa que presta à sociedade. Somos criticados quando erramos, quando acertamos ou simplesmente quando não estávamos num local onde algo de ruim ocorreu. Se fazemos, foi nossa obrigação, se erramos somos despreparados e mal treinados. O que ninguém lembra é que a coisa chegou a esse ponto, não por causa da vontade do PM da rádio-patrulha não, mas sim por vontade dos administradores da Política fluminense que tem governado mal o nosso Estado há mais de 20 anos. A PM é ruim? é, a Polícia Civil também? é. A saúde é péssima? claro. O que voce acha dos buracos nas ruas e rodovias do Estado? e a educação? como as crianças mais desfavorecidas ainda irão sofrer. Tem criança de 10 anos que ainda não sabe ler e está na 4ª série na escola do estado. A população é mal educada, bêbada, corrupta, clandestina, drogada e violenta. Mas é muito mais fácil escolher uma instituição e culpá-la pelos erros dos mandatários do povo, que compram votos e fazem acordo com o bem e o mal para galgarem poder público. Dá nojo ouvir de um colega que está lotado num gabinete de um deputado e que sequer comparece no trabalho. Resumo: eu trabalho por mim e por ele. A culpa? é do deputado que por amizade ou gratidão tirou o cara das ruas (e olha que tem muita gente sem fazer nada lá). Feliz foi a frase do cantor Leandro Sapucahy quando diz que a culpa é sempre jogada nops homens do camburão. Já desisti de clamar por aumento, posto que já perdi a esperança da minha Polícia melhorar. Tenho pena da população, pois o melhor material humano que a PM dispõe, deixará a instituição em no máximo 5 ou 6 anos. Daí por diante, salve-se quem puder dentro da PM, a lei será do mais... (imagine o que voce quiser). Vou fazendo a minhas parte, com a consciência que sirvo à população de bem, não a quem tem poder ou mais dinheiro. Quem me conhece sabe. Afinal, estamos ilhados na corrupção e ela cega o PM, o médico, o padeiro, o professor, o delegado, o feirante, o motorista, o rico, o pobre, enfim, todos.
Roberto
Ter, 06 Jan 2009 00:11:47 GMT
Eu ja liguei varias vezes para reclamar do estacionamento irregular na estrada do catonho; a pista e fechada para virar estacionamento e so pass a um carro por vez, mas o atendente 190 disse que nao era com eles e sim com a guarda, que por sua vez, ja tem um atendimento sofrivel de dia quem dira a noite9(isso e claro tirando a zona sul)
jose (j.alex@ibest.com.br)
Ter, 06 Jan 2009 10:01:25 GMT
Vergonha
Vergonha!!! todos os cidadaos sao iguais??? mentira!!!!!!!!! é só ir para z.sul e ver a diferença para a zoana norte, digo mais...é em tudo....limpoeza, iluminação, policiamento((( viatura parada na frente da casa do governador, ate mesmo do filho dele))), ate memo em banheiros publicos... o choque de ordem deveria começar pela z.norte...outra...como pode ??? nenhum servidor público, (( policial)) pode fazer bico nas horas de folga(( 2ºtrabalho)), mas para a prefeitura pode??? nao entendo, alguem poderia me explicar esta vergonha ??? tenho amigos na policia que ja tomaram tiros,sobem morro e nao ganham mais nada por isso, e como pode um aluno recem formado, que não tem qualquer experiencia, (( treinamento é zero)) ganhar 500,00 reias a mais que os outros, alguem responde?? isso demonstra a total falta de respeito pelos policiais!!!
caradorj (caradorj07@hotmail.com)
Ter, 06 Jan 2009 10:15:20 GMT
São PM Fem?
Será que as atendentes são PM Fem mesmo? Ou seriam telefonistas terceirizadas, que nada entendem de operacionalidade da PMERJ? Procure, por favor, apurar, e depois capriche outro artigo a respeito, como sempre brilhante e elucidativo.
Emir Larangeira (emirlarangeira@hotmail.com)
Ter, 06 Jan 2009 10:50:54 GMT

Comentário aguardando aprovação.

AGORA SIM, !!!!!
Zoológico não é desordem!??
Quem acompanhou as previsões de Madame Bocão não está surpreso! O que Matilde disse? Que logo iam anunciar uma grande ação, etecetera e tal, blábláblá, mas que apontador de bicho não ia precisar esquentar a cabeça porque não é nada com eles! Ah, e nem máquina caça-níquel. Duvida? Pois vejam a lista das ações prometidas conforme reportagem de O DIA:

1ª - Tijuca Bacana - Com repressão a comercio ilegal, reordenamento de espaço urbano, fiscalização.

2ª - Demolição de imóveis construídos de maneira irregular em uma comunidade (não divulgada) da cidade.

3ª - Extensão do Ipa Bacana até o bairro da Gávea. Atualmente a operação vai até o Leblon.

4ª - Notificação de quiosques, bancas de jornais e afins que estejam irregulares ou em situação irregular.

5ª - Ocupação máxima com 160 homens da Guarda Municipal na orla do Leme ao Leblon.

6ª - Notificação de publicidades irregulares. Vão receber avisos tantos os proprietários dos imóveis o­nde estão as propagandas quanto os anunciantes.

7ª - Ações de combate no transporte irregular em conjunto com o Detro. Não só as vans, mas também em táxis e transportes escolares em situações irregulares.


Agora vamos a uma outra previsão de Madame Matilde? Vamos lá: vai sobrar para a classe média que não dá dinheirinho de corrupção. Sabe por quê? Dentro desse "reordenamento" vai ter cobrança de calçada em mau estado e com isso quem paga é o morador do prédio em frente, coitado! E vocês acham que eles perderão essa oportunidade?

Ah, que vida boa, essa do pessoal do Jogo do Bicho...

www.queronoticia.com.br
Matildebocao (matildebocao@queronoticia.com.br)
Ter, 06 Jan 2009 13:57:41 GMT
Outro dia um homem escalou ate o segundo andar onde moro, liguei para o 190 e falei : Moço, um homem escalou aqui minha janela me ajuda por favor ! Olha a resposta da polícia : " Porque você não pergunta pra ele o que ele quer?? " Daí desliguei o telefone e fui correndo ficar de frente pra janela fechada com um taco de sinuca na mão, se por acaso ele tentasse forçar a janela. parece até piada...
Anônimo
Ter, 06 Jan 2009 17:46:34 GMT
mais ou menos (entenda pra Ingles ver)
A prefeitura está tirando os moradores de rua da ruas principais. Ainda agora ao sair de casa pra trabalhar tinha duas familias de mendigos dormindo na rua Barão de Guaratiba.
Ao acordá-los para que saíssem da porta da minha casa ainda disseram que ficarim alí até as 11:00 já que a fiscalização estava levando os "carrinhos" dos moradores.
Ou seja limpam as ruas principais e varrem o problema pra porta dos outros.
Vamos acordar!!!!
Luciano Carriço (lucianocarrico@bol.com.br)
Qua, 07 Jan 2009 09:54:26 GMT
Correção e comentários
Primeiro, gostaria de corrigir um erro meu e que fui alertado por uma amigo da PM. O 190 agora não é atendido por PMs e sim por pessoal terceirizado ( absurdo dos absurdos). Não é à toa que a atendente quando eu informei o tiroteio no Castelo, próximo ao MAM me perguntou " se era no Centro do Rio...".
E só para ilustrar mais . Minha companheira tempos atrás ligou para o 190 denunciando um traficante que estava agindo naquele momento próximo à nossa casa. Após descrever o meliante, a ação dele, onde ele estava escondendo as drogas a pergunta do atendente à minha esposa foi: " a sra. está ao lado dele?".
Precisa comentar mais...
O 190 é ineficaz por não cumprir sua função básica de providenciar socorro ou ajuda urgente para quem o aciona.
Ah... e só para acrescentar. Naquele episódio do carro que se acidentou no Aterro a atendente ( educadíssima) ainda me pediu que eu (!!!) acionasse os Bombeiros.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Qua, 07 Jan 2009 10:28:02 GMT
Moro em Caxias e por diversas vezes tentei usar esse 190 e não consegui nada, fui pessoalmente ao batalhão solicitar uma viatura p resolver o problema q estava acontecendo no meu bairro e ñ consegui nada, mesmo eu sendo policial militar ñ obtive nenhuma ajuda, então eu informei aos policiais do 15º BPM q eu iria meter a mão na minha arma e iria resolver o problema sozinho, mas se alguma "merda" acontecesse eu iria colocar a culpa no batalhão. Fui e resolvi o "problema", mas tô pensando sériamente em mudar daonde eu moro, pois os "vagabundos" daonde eu moro estão me olhando torto e provávelmente ñ vão deixar barato ao "Choque de Ordem" q coloquei no meu bairro. Apesar de eu pentencer à uma grande corporação, me sinto sozinho nesta causa, aonde a PM dá as costas pros próprios companheiros (desunidos), me sinto em uma ilha aonde eu devo matar p ñ morrer! e mesmo sendo em legítima defesa, vão querer me colocar atrás das grades! Sociedade Nojenta! Judiciário Nojento! Governo Nojento! Só JESUS em minha causa e daqueles q clamam por justiça!!!
Mike Legal
Qua, 07 Jan 2009 10:46:33 GMT
Mano sou polícial há 20 anos,e vou lhe contar uma história que vivi,nunca arrume um proplema que não possa resolvelo sozinho pos nesta instituição so prevalece a união dos ofíciais,eles não estão nem ai para os seus proplemas,somos uma classe desunida por isto não consequimos nada,sei que voçe é um combatente e ficaria muito orgulhoso em telo como amigo,põs pensava iqual a voçe e ja mi vi muitas vezes com problemas iquais aos seus.
Graças a Deus estou vivo e aprendi uma bela lição,não vale apena dar a sua vida por esta sociedade imunda que não está nem ai pra voçe,faça como eu danece o mundo não é comigo não to nem ai,do mesmo jeito faço com as ocorrências políciais é de vagar é de vagar devagarinho.
Anônimo
Qua, 07 Jan 2009 22:53:52 GMT
È um absurdo o número 190, outrora pertencente à Guarda Civil, a famosa Radio Patrulha, hoje ser monopolizado pela Polícia Militar. Seus operadores deveriam ser da Secretaria de Segurança, de preferência tercerizados, e o número atender não só a PM, mas a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SAMU, etc, como é o 911 nos países civilizados. Os atendentes encaminhariam as ocorrências conforme a atribuição. Hoje o cidadão tem uma informação de um crime ocorrido e liga para o 190, e a informação vai para a PM ao invés para quem de direito. O que ocorre? A PM não repassa a informação à Polícia Civil, isto quando não manda a P2 ir no local e fazer a prisão arbitrária, sem flagrante, sem provas, que acaba sendo anulada. Por que não os atendentes repassar as informações para o órgão competente, de preferencia on line, de maneira que todos tivessem acesso ao cadastro de ligações, bem como as próprias ligações, ao número, que era para ser de toda a segurança do Estado, e não mais um poder a ser monopolizado pelos coroneis em prejuízo da população. Realmente alvitante o poder do coronéis PMs no Estado do Rio, e o descaso destes para com a população.
Eduardo Paccola
Qua, 07 Jan 2009 23:06:37 GMT
Alô Mike Legal !
Vale colocar , ou tentar colocar, 'ordem na área'. Já fiz muito disso onde moro e onde tenho casa de praia. Infelizmente a gente acaba sendo uma voz e uma ação solitária e exposta a tudo. Onde moro, tentei cabar com a prostituição masculina que ocorre próximo ( e agora graças ao BPM da área acabou praticamente) e vários moradores, até uma juíza classista aposentada, criticou e intimidou os PMs que na época apoiavam a ação.
As pessoas só se importam quando afeta diretamente a vida delas.
Mas... voltando ao 190... infelizmente é muito ruim mesmo. Por que a PM ou a SESEG não pegam policiais militares e civis inválidos e os treina e os coloca para atender o 190. Seria uma complementação da renda deles, promoveria sua reinclusão social e profissional e teríamos gente experiente e conhecedora da cidade atendendo aos chamados.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Qui, 08 Jan 2009 10:36:50 GMT
GM Rio
Concordo com o final da notica !! a GM rio esta de parabens !! Trabalhando com o maximo de educaçao e conseguindu otimos resultados ! agora so falta !! a PM seguir o Exemplo neh !!
Junior (lontra28@hotmail.com)
Qui, 08 Jan 2009 11:01:18 GMT
resposta.
O serviço de atendimento 190 não é feito por policiais militares.
Resta saber se quem recebeu a denúncia/comunicação, fez a distribuição para que chegasse ao GPS(por onde chegam as ordens de assumção de ocorrência)de alguma viatura do batalhão da área.
Procure ter em sua agenda, o telefone da sala de operações e do oficial de dia do batalhão que faz o policiamento na área de sua residência. Isso diminui consideravelmente o tempo de atendimento policial.

Acidente de trânsito não está dentre as prioridades policiais, podendo naquele momento, ter ocorrências que careciam de uma intervenção imediata por parte da policia militar e que em nível de prioridade, pudessem estar à frente do acidente e/ou não ter viaturas disponíveis naquela ocasião. O número de VTRs policiais militares não é ilimitado na área de nenhum batalhão.

Abraços!
Vitor (santiagoogrande@hotmail.com)
Qui, 08 Jan 2009 18:15:33 GMT
Eu disse...
Em uma opinião que enviei ontem por e-mail para a seção de cartas do O Dia me manifestei contra o uso de PMs para recolherem população de rua ( só sou a favor da PM apoiar a ação e não participar diretamente do recolhimento) depois daquela cena patética e trágica de um PM correndo atrás de uma mendiga doente mental e grávida (!!!) pelas ruas de Copacabana ou Flamengo.
Espero nunca mais ver um PM se agarrando com um mendigo para retirá-lo da rua, a não ser em caso de perigo para o próprio ou para a população.
E quanto a GM, alô Junior... se liga... tem montes e montes de PMs eficientes e gentis também, assim como os GMs. A diferença é que um PM ganha menos da metade que um GM ganha, ainda mais se pertencer a um Grupamento.
A GM e a PM , assim como a PCERJ, o CBMERJ e a rapaziada do sistema penitenciário são a base da segurança pública da sociedade.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Sex, 09 Jan 2009 11:33:48 GMT
Meu amigo falar em gentiliza com o soldo menor que o salário minimo,tendo que fazer duas seguranças para poder complementar a renda e ainda pagar arrego para oficial,duvido que voçe ou qualquer um seria gentil.
Anônimo
Sab, 10 Jan 2009 11:17:24 GMT
A ineficácia da falação.
Sou Major da Pm e já trabalhei no serviço do Centro de comando e Controle, no qual funciona o serviço de atendimento emrgencual ou seja
o 190. Este cidadão não conhece nada, pois quem faz o taendimento não é nenhuma PM FEM e sim atendentes, homens e mulheres, que passam por um treinamento para tal. É mai um que por não conhecer nada de segurança pública, que é mais amplo, que A PMERJ. Gostaria que ele passasse os dois ptotocolos dos atendimentos, parece ficção de um engraçadinho.
Fabiano Lobão Gomes de Castro (piraix@ig.com.br)
Sab, 10 Jan 2009 23:20:07 GMT
Eu não desisto...
Apesar das dificuldades e da falta de eficácia do 190 eu não desisto, mas....
No sábado passado às 07:00h um grupo de cerca de 10 jovens totalmente embriagados e/ou drogados saindo de uma das 'maledettas' festinhas particulares do MAM começou uma grande e violenta briga na av. Beira Mar no Castelo ( área do 13ºBPM) . Liguei para 190 comunicando a situação e o resultado...?
O mesmo de sempre...
A briga acabou cerca de 15 minutos depois e nada da PM...
Concordo com o post do Vitor no tocante a acidente de trânsito não ser primordial para a PM ( para quem será então...?) e da falta de VTRs ( onde estão as viaturas novas e a Julio Simões...?), mas então a PM deveria divulgar nos bairros o número dos tels. de cada BPM e não o do 190 pois presume-se que o 190 seja justamente para agilizar o atendimento...
Será...?
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Seg, 12 Jan 2009 09:58:09 GMT
O que mais me impressiona ...
... no atendimento ( ou falta dele...) do 190 na área do Castelo e Centro é que principalmnete nos finais de semana e feriados há poucas ocorrencias nessa região ( áreas do 2º e 13º BPMs); que qualquer comunicação de situação grave ( ou será que uma briga de 'pitboys' ou um homem disparando tiros na via pública não são situações graves...?) ao 190 seja tratada com tanto descaso. Apesar de meu tel estar identificado pelo BINA do 190 e eu confirmar meu número e nome não há sequer um retorno para saber se a situação persiste ou informar que não há VTR disponível ( aí não seria o caso do 190 acionar em auxílio a PCERJ, o CBMERJ ou a GM Rio...?).
Podem haver mil desculpas para a falta de atendimento, mil desculpas técnicas e humanas, mas o que prevalece é a sensação de total ineficácia do 190 e uma sensação de insegurança imensurável.
Que pena...
Alguém em algum lugar é responsável por isso.
Só não pode ser a população.
E quanto a não serem PMs os atendentes do 190 já fiz a devida correção aqui nos comentários ( leia acima) após ser informado disto.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Seg, 12 Jan 2009 15:17:22 GMT
Ao Cel. Larangeira...
Meu Coronel,
com prazer li seu comentário aqui, e agradeço honrado a generosidade de suas palavras. Como eu já esclareci aqui não são SD Fem que atendem o 190 e sim pessoal terceirizado. Fiz uma sugestão de se usar pessoal inválido da PM e da PCERJ para atender o 190. Quem sabe...?
E só para não ficarem dizendo que só quero criticar o 190 vou expor mais um exemplo da ineficácia do mesmo:
- ano passado estando em uma 5ª f na porta de um prédio no castelo às 20:30h com a rua cheia de gente, percebi primeiro um homem de bermudas portando uma pistola cal.9mm no meio da rua e apontando para um motorista. Quando comentei com minha esposa que a polícia deveria estar enquadrando alguém ali vejo dois 'vaguas' saltarem do mesmo carro que saiu o home de bermudas empunhando fuzis AK-47 e gritando para os outros motoristas: perdeu, eprdeu... .
Mandei minha esposa entrar no prédio e liguei imediatamente para o 190 descrevendo a situação e os carros que foram levados pelos 'vagaus'.
resposta do atendente: - o sr. anotou as placas dos carros levados ( eu descrevi modelo e cor) ? E quando respondi que não ( evidentemente não havia nem como fazê-lo...), o atendente me deu a seguinte resposta surreal: então não podemos fazer nada, mas o sr. não liga não que logo eles abandonam estes carros por aí....
desliguei pasmo...
Este episódio foi relatado na ocasião pelo jornalista Ricardo Boechat na Band News.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Seg, 12 Jan 2009 15:25:38 GMT
Talvez seja uma grande idéia...
A descentralização do 190, com uma ampla divulgação dos números de telefones das salas dos Oficiais de Dia de cada BPM nas áreas atendidas pela Unidade , com um BINA para identificar as ligações, talvez tornasse mais ágil mesmo o atendimento às urgencias policiais, com a imensa vantagem da pessoa que atender conhecer perfeitamente a área para onde é solicitada uma viatura. Bastava em cada sala do oficial de Dia ter um PM inválido com origem naquele BPM ou Unidade, contratado por prestação de serviço, atendendo aos chamados.
Soluções há...porém...
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Qua, 14 Jan 2009 13:29:46 GMT

Comentário aguardando aprovação.


Comentário aguardando aprovação.

Segurança Pública no Rio de Janeiro
Segurança pública é um artigo caro em qualquer parte do mundo. No Rio de Janeiro as autoridades tem consciência deste fato, porém, todo o investimento é centrado em equipamentos cada vez mais sofisticados e futurísticos, esquecendo-se completamente do material humano que opera e/ou irá operar esses equipamentos, basta observarmos que o slário dos policiais do Rio de janeiro, se não é o pior, é um dos piores do Brasil. Um homem que tem como profissão dar segurança a sociedade, tem que ter tranquilidade financeira, equilibrio psicológico, preparo técnico, apoio jurídico, assistência médico-hospitalar de qualidade, para si e para sua familia; bem como ter acesso a uma carga horária compatível com a manutenção de sua saúde física e mental,pois o homem é, ou deveria ser, o fator mais impórtante do investimento em segurança. Que as autoridades reflitam nisso.
José Carlos de Souza (jccaju7@yahoo.com.br)
Dom, 11 Out 2009 07:51:04 GMT
demolição arbitraria
a constituição brasileira diz que o lar é inviolável porém a prefeitura não respeita o cidadão deixa construir o prédio em vez de demolir enquanto está no começo da obra, é desumano se já está habitado é melhor cobrar imposto, pois pelo menos terá receita para a nossa cidade isso é uma aberracão tanta gente precisando de moradia e ele destruindo, tenha compaixão pelas pessoas.
rodrigues (ferodcar@uahoo.com.br)
Dom, 22 Nov 2009 20:41:37 GMT
Nome
E-mail
Site
Assunto
Comentário: (obrigatório)

Digite o código ao lado para validar