Mais uma vez me surpreendo...
...com uma disposição de certos setores da PM em autodenegrir-se. Alguns abnegados , com o eu, batalham todos os dias para dar destaque aos pontos positivos de nossas polícias, mas... .
A imensa maioria dos 'desviados' que furtaram ou extorquiram turistas, que na verdade constitui uma minoria dentro da PM, já foi devidamente e exemplarmente punida, ao contrário de muitos oficiais envolvidos em crimes.
Não vejo nenhuma vantagem para nossas polícias em se replicar uma reportagem desta no blog, mas é pleno direito do articulista, tido como um dos especialistas em PM no Rio (...).
Tudo bem, o blog não é u7m instrumento de defesa das polícias e sim de se expressar opinião sobre a área da segurança, mas apontar o dedo para meia dúzia de PMs 'desviados' e acusá-los de denegrir o país é meio 'barra'... .
Engraçado... não li nos jornais ingleses uma linha sequer de que o episódio, lamentável e trágico ,da morte do brasileiro Jean Charles ' tenha contribuído para denegrir a imagem do país ou afastar os turistas'.
Não sei... talvez o errado seja eu que insiste em procurar dirigir o foco para o lado positivo de nossas polícias quando internamente elas mesmo se degladiam e são autofágicas.
Espero que um dia alguns setores da PM venham a enxergar que apontar o dedo é fácil, mas há que se pensar: ...o que certas pessoas quando estiveram em postos de comando fizeram para modificar DE VERDADE este quadro...
Uma pena, mas...
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Seg, 16 Fev 2009 15:42:28 GMT
O exemplo vem de cima
Sr. Milton, o Sr. Ten Cel Germano dizia em suas formaturas matinais no extinto Bpfer: "O parafuso se aperta pela cabeça".
O senhor concorda que o exemplo vem de cima?
Infelizmente, fazemos parte dessa sociedade hipócrita, onde quase todos burlam as leis em proveito próprio ou alheio. Antes de ingressar na PM,faziamos parte de todo esse universo falido, ingressamos na PMERJ , trazendo conosco toda a mazela que os governantes proporcionaram aos nossos antepassados e a nós mesmo. Se a Corporação não nos lapidar, de nada adiantará. Inclusive, mudando de imediato a sua forma de tratamento com a tropa.Pois , com esse modelo, que eu considero arcaico,da década de 80.
O ESTADO tem que lapidar todo o seu povo, pois, a corrupção não existe só na PMERJ, ela começa dentro de casa, vai do EXECUTIVO ao LEGISLATIVO, passa por toda esfera de governo. Infelizmente, nós PPMM, damos IBOPE.
Porém, a missão é árdua. E SOMENTE NÓS POLICIAIS MILITARES DO RIO DE JANEIRO, COMBATEMOS COM DESTEMOR ESSA CRIMINALIDADE, que graças a esses usuários de drogas, e graças aos governos anteriores, nada fizeram para conter.
Sr. Ten Cel GERMANO, o senhor tem razão.
A TROPA SABE DE TUDO.
Sr. Secretário de Segurança Pública, Homem de coragem. Continue investigando. Aperte o parafuso.
marcos (marcos.callado@hotmail.com)
Seg, 16 Fev 2009 16:02:07 GMT
Quando agentes mancham a imagem do País e da Polícia Militar
Vai continuar acontecendo. Enquanto os verdadeiros marginais dos governos insistirem em pagar salários ridículos (cerca de R$800,00) isso vai acontecer por uma lógica móbida. Quem é que vai tentar ser policial? O bem qualificado? Bem educado? Bem intencionado? Nunca serão. Sempre serão aqueles que não conseguiram nada na vida e estão cientes que, como a corrupção vem de cima, eles poderão pegar o seu quinhão. É a verdadeira Nau Catarineta, os anos passam, mas a sujeira é a mesma. Sérgio Cabral consegue ser pior que o Brizola e Garotinho juntos.
Burro sou eu que votei nele.
Carlos Fraga (cefraga@hotmail.com)
Seg, 16 Fev 2009 16:36:17 GMT

Comentário aguardando aprovação.

SOCIEDADE HIPÓCRITA
Tudo que é ilícito ou desonesto e denigri.No caso da polícia Militar,ela está sempre na vitrine e o mínimo deslize ganha grandes espaços na mídia.Qualquer profissional tem que ter caráter e dignidade,mas na maioria dos setores passa desapercebido.Quantos jornalistas recebem dinheiro para publicar ou deixar de publicar determinadas matérias?Quantos médicos erram e matam(o meu pai morreu de erro médico).Não sou expert em nada porém procuro estar sempre informado e sempre me reciclando.Uma pergunta que eu sempre faço e deixa todos sem resposta:-Quantos médicos veterinários já foram processados por erro médico veterinário?.Um animal quando apresenta sintomas de doença é levado à clínica veterinária que o atende sem qualquer compromisso social ou profissional.Se morrer o médico diz que não havia mais como salvar.E morre sem que se saiba a verdadeira causa.
Mas não fica só por aí,inúmeras pessoas vão a algum odontólogo(antigo dentista)extraem dentes sem que ele,paciente,tenha a certeza de que a extração era necessária.Aí quando muda de dentista o outro critica todo o trabalho que foi feito pelo anterior.Advogados também se vendem magistrados,políticos(quase todos),só que para todos esses segmentos profissionais a certeza da impunidade não os intimida nem retrai a ganância.Parece que não existe o tal aperto do parafuso.
O PARAFUSO SE APERTA PELA CABEÇA
Realmente a frase é bastante completa em todos os sentidos.O grande diferencial é que na PMERJ existe o aperto,e com "chave de grifa".a quase unaminidade dos policiais militares,oficiais ou não,são norteados pelo respeito ao cidadão e pela integridade.quantas vezes vimos na mídia bons exemplos de PMS que querem chegar em casa de cabeça erguida para se tornarem paradigmas da família e principalmente dos filhos.E quando são flagrados traindo a corporação com atos criminosos são alvo de sindicâncias,conselho,etc.
COM CERTEZA A TENDÊNCIA É MELHORAR
O Coronel Milton foi muito feliz quando assegurou que a cúpula da segurança pública como um todo é formada de homens sérios que lá estão verdadeiramente para defender a sociedade.Defendê-la dos delinqüentes e até mesmo daquela minoria que já entra para as Corporações(civil ou militar) com objetivos de favorecimento,do enriquecimento fácil e imoral.
INFELIZMENTE A SOCIEDADE NÃO ACOMPANHA
Enquanto a segurança pública se esmera no sentido de filtrar e melhorar a a imagem das corporações,outros setores não o fazem.Ou por questão de uma falsa ética ou até mesmo por conivência ,como diz a música,"tudo passa tudo passará".
APENAS COMO ILUSTRAÇÃO
A raça negra luta arduamente para conquistar maiores espaços na sociedade,e hoje vemos negros ocupando cargos importantes.Nos Estados Unidos ,a eleição de um negro para a presidência foi a maior demonstração de que o racismo ainda existe mas já está agonizando.Enquanto isso,o Big Brother,atração da maior emissora de TV do Brasil,não selecionou um único negro.Somente moças bonitas e jovens sarados,levando-nos a sensação de que as cobranças do nosso povo devem ser estendidas a sociedade como um todo.No dia em sucumbir a hipocrisia nascerá um outro Brasil.

.
Enorê Roberto Rodrigues (enorerodrigues@hotmail.com)
Seg, 16 Fev 2009 17:27:59 GMT

Comentário aguardando aprovação.

A sociedade prefere ser assaltada do que ser abordada por um PM.Isto mostra o real valor dos quadros dessa corporação. Alegações fúteis para tentar justificar a corrupção não é justo, pois quando vão para a corporação, de antemão, já sabem o salário que receberão.Não passam de marginais de pior espécie e ainda por cima portam carteira de policial. É fácil pegá-los, basta ter vontade política, o cruzamento de informações do imposto de renda( inclusive dos familiares) com a renda percebida demonstraria que eles não têem salário para esnobar seus carros importados. Primeiro usar-se-ia um filtro para separar os maus elementos, depois da casa arrumada, salários dignos e curso superior.
Ruy silva (rysilva@zipmail.com.br)
Seg, 16 Fev 2009 19:03:06 GMT
Ninguém está atacando ou criticando os policiais honestos e corajosos, que são exemplo para seus filhos e orgulho de suas famílias.
Ataca-se é a vagabundagem que está infiltrada na polícia.
O coronel Milton está certo.
Anônimo
Seg, 16 Fev 2009 23:02:14 GMT
Segadas
Não é sempre que concorcdo com os posicionamentos do Cel Correa da Costa. Mas criticar esses episódios, para mim, não é denegrir a própria instituição da qual se faz parte. Por mais que não queiramos, por uma extensa série de razões os episódios, que aqui (digo nessa postagem)não cabe discutir - para não desviar o alvo do debate - de crimes envolvendo policiais civis e militares são em número significativamente vultosos, bem além do que um Estado com a história, o potencial e as pretensões do Rio de Janeiro deveria tolerar.

Em meio a esta barafunda, interessa, e muito, à população civil, saber de fato quem é quem nessa polícia. E de que lado está o comando - isso é elementar no que toca à confiança da população, inclusive e principalmente quando se trata de denunciar.

Reconheço, que nunca expulsaram tantos policiais (os quais eu presumo, teham merecido a extrema punição).Por outro lado, já apontaram aqui,e eu, enquanto cidadão que acompanha avidamente as notíciais sobre Segurança Pública, concordo, parece que os delinquentes nas políciais são apenas praças ou investigadores - nunca oficiais ou delegados. Isso me preocupa. A mim, cidadão que não forma entre os críticos iconoclastas das instituições policiais, muito ao contrário.

Francamente, acho importante não apenas coronéis ou delegados discutirem - mesmo fazendo referência a noticias - esses fatos que são desagradávesis, preferíamos que não existissem, mas estão aí. E não são como parecem querer fazer crer, tão-somente de interesse interno das polícias.

O amigo citou o caso incomensuravelmente triste de nosso compatriota e de uma das mais reputadas polícias do mundo. Justamente em função da propalada qualidade dessa polícia, a comparação à primeira vista apresenta-se adequanda. Mas eu, com todo respeito, acredito que foi infeliz. Primeiramente, porque uma parcela (que, embora não seja esmagadora, é significativa) da opinião pública local condenou inapelavelmente a ação. E depois, porque a maioria que se lixou para o caso, inclusive para descarada ausência de autocrítica da parte da Scotland Yard, assim se posicionou porque se tratava de um imigrante latino. Fosse um nativo, e a reação seria bem outra.

É realmente muito complexo comparar as posturas dos organismos de segurança lá e cá, quando as bases em que os mesmos se formaram, e a atmosfera em que ambos militam não poderiam ser mais díspares. Mas se é válido o cotejo, arrisco um pressentimento de que com o que eles enfrentam cotidianamente lá, nossos policiais, com os mesmos recursos (e a vivência dessa guerrilha urbana no imenso balneário de S Sebastião) "tirariam de letra" o desempenho de suas funções;enquanto que os agentes de lá, mesmo com toda qualificação, caso fosse possível migrar todos os recursos para o lado de cá do Equadoe, poderiam contar com uma quantidade exorbitante de oportunidade de erros, em relação à situação vivida na Grã-Bretanha.

Por que razões as polícias, numa situação dramática em que vivemos, não desfrutam. em geral, de um bom conceito junto à população? Será que nós que defendemos e admiramos estas instituições em algum momento não cogitamos, que, dentre múltiplos motivos para tanto - inclusive o mal julgamento advindo daquele nicho que, do alto de seu status parece baluarte da moral e da virtude, mas é o primeiro a tentar corromper, a ajeitar, a amoldar, a adaptar as leis segundo seus interesses particulares ou corporativos - está desconfiança dos cidadãos fundadas corrências execráveis que não são poucas? Na minha opinião, pior que debater assuntos como esse e de outro post recente (confronto entre políciais), expondo as vísceras das corporações, é pretender não dar relevo às notícias, numa tentativa duvidosa de não arranhar ainda mais a imagem das polícias.

Lembro-me do meu asco quando ouvia, perplexo, de gente na rua, comentários desumanos a cada vez que assassinavam PM's em serviço:"bem feito, é tudo safado!" eram pessoas comums que falavam, não eram bandidos....como podem raciocinar assim??? Eu me indagava, num misto de estupefação e revolta.

Então me lembrei que eu mesmo, que defendo policiais nas menores oportunidades, na juventude também já fui vítima de gestos reprováveis da parte de alguns.Não os tomei pela corporação inteira, e nem outros amigos que passaram pelo mesmo, inclusive tornando-se depois, eles mesmos policiais.

O que eu sinto, o que eu vivo como cidadão carioca hoje me diz que uma das "pedreiras" que os organismos de segurança pública no Estado enfrentam, com grande prejuízo de seu trabalho, e consequentemente da qualidade do serviço prestado, é esse fosso colossal que que se abriu entre a polícia e a população civil. Esta ora desconfiando, ora tripudiando sobe aquela. Os policiais, por sua vez, tendendo a classificar todos os cidadãos que compõem a sociedade pelo epíteto de "hipócritas", devolvendo-lhes o mesmo abominável desprezo com que são atingidos.

É um quadro realmente muito triste - mais que isso, drámático, eu repito, se considerarmos o número dos que tombam em todos os lados.

Apenas receio que com os jornais trivializando episódios de policiais assassinados em serviço, dispensando-lhes notas breves por cantos de página onde sequer as fotos dos agentes aparece;acachapando, de forma análoga, o homérico desforço de bons agentes, cumprindo sob as precaríssimas condições, de todos conhecidas, suas funções com heroísmo - como os policiais que se arriscaram em meio a fogo cruzado na Rocinha, para proteger as crianças que iam para escola, e chegaram a ser aplaudidos dentro da comunidade, na ocasião - e com a obstinação de alguns setores da política em "não alardear" as malfeitorias de uma parte do corpo; com tudo isso, receio apenas que tal fosso tenda a se alastrar sempre mais.

Leandro Ribeiro
Leandro Ribeiro (proflribeiro@hotmail.com)
Ter, 17 Fev 2009 00:18:21 GMT
Diga realmente a verdade
O Senhor Nilton Corrêa, não quis comparar as mazelas desta matéria com o fato de uma cúpula de 15 Oficiais receberem um reajuste de 223%, no intuito de manter este estado de coisa. Temos uma Policia Militar, na sua maioria formada de Praças e alguns " Oficias"; entres aspas em decorrência que ser Oficial não é apenas ostentador de insignias e sim estar enrustido na sua formação.
Temos hoje um Oficial Superior que esta mostrando o desleixo desta instituição e para surpresa de todos, este oficial esta sendo caçado como um tigre assassino. Enquanto a hipocrisia forma este estado de coisa continuaremos com esta instituição num alto grau de reprovação.
E na PM do Rio de Janeiro, os traidores nunca serão esquecidos.
Sansão (sansão@hotmail.com)
Ter, 17 Fev 2009 08:35:14 GMT
Eu não disse...
.. que este tipo de post se prestava a isso...? Que serviria apenas para 'abanar' os que não gostam por motivos diversos e em sua maioria injustos de nossas polícias?
Para que falar mais...?
Bobagem...
Realmente o parafuso se aperta pela cabeça, mas quando as cabeças não se acertam não há parafuso que se encaixe na rosca...
Entenderam...?
Talvez nem eu, mas a turma do contra adora ver um oficial falar contra sua Corporação...
Uma pena...
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Ter, 17 Fev 2009 09:46:36 GMT
Cabo PM e BURRO de pai e mãe...
Tem algumas coisas que eu realmente não entendo. Os turistas foram roubados por policiais fardados em uma viatura. Não viram os rostos dos supostos policiais mas viram as armas. Sabem dizer o local onde foram abordados e o local onde pularam da viatura.
Em minha infinita burrice me questiono? Alguém na secretaria de segurança sabe que todas as viaturas tem aparelho de GPS? Alguém se preocupou de pedir a empresa terceirizada os dados de qual viatura estava naquele local e naquela hora? Ou será que o Governo pagou os tubos por um equipamento que não fuinciona, cono o botão vermelho do painel que em tese seria de PÂNICO, mas não funciona? Acreditem eu já testei.
Tem alguma coisa muito errada nessa estória. Eu em minha infinita burrice, não acredito que dois homens saiam de Londres, cruzem o oceano e resolvam por esporte ralar a cara no asfalto de Ipanema, logo fica aqui a minha dica: Solicitem os dados do GPS!!!!

P.S - Vou começar a cobrar por ficar fazendo o trabalho OBVIO dos outros
Luciano Carriço
Ter, 17 Fev 2009 11:52:58 GMT
Hipocrisia
Ser POLICIAL é sinônimo de ser justo, honrado, Honesto entre outros bons adjetivos. O problema é que POLICIAIS são oriundos de uma "sociedade podre", onde o dinheiro "compra tudo" e que qualquer "cidadão" que cometa uma irregularidade, infração ou até mesmo um crime só deve ser punido com o rigor da lei se não fizer parte do convívio de quem julga, filho feio é só o do VIZINHO. Existe um outro lado da moeda que sempre foi ocultado e que merece destaque, como por exemplo: OFICIAIS que saem da Academia com o objetivo de enriquecer custe o que custar, como vender policiamento para comerciantes, extorquir as praças "soldados e graduados" em troca de um setor de trabalho melhor ou que de para extorquir cidadãos, entre outras. Nós precisamos de mudanças radicais na POLÍCIA como um todo e sobre tudo "DAR DIGNIDADE AOS BONS POLICIAIS".
Altair (altair_fjunior@yahoo.com.br)
Ter, 17 Fev 2009 23:30:03 GMT
Caro Leandro Ribeiro
Nunca, jamais, defendi policiais, civis ou militares, que se envolveram ou se envolvam em atividades criminosas ou façam conluio com criminosos. O que eu disse apenas é que estes episódios contribuem muito pouco para denegrir a imagem do país e de nossas polícias lá fora. São episódios isolados, que resultaram em sua ampla maioria em punições rápidas, e a PM principalmente tem instrumentos para isso, e que pouca ou nenhuma repercussão tiveram em jornais ou TVs no exterior. Já trabalhei na área de turismo do Rio de Janeiro, em um órgão oficial do município, e sei, com a mais absoluta certeza, que o que mais incomoda os estrangeiros que vem ao Rio , em primeiro lugar é a sujeira das ruas.
Em segundo ou terceiro lugares, variando com outros ítens é que vem a segurança, e assim mesmo é com relação aos assaltantes.
Não é do cotidiano da PM policiais se envolverem em roubo a turistas como autores do roubo e por isso tenho a mais absoluta certeza de que este tipo de discussão pouco ou nada acrescenta para uma mudança real na PM. Pelo contrário aliás. O que isso faz é estimular os que são preconceituosos e estereotipam os policiais como 'ladrões'.
A esquerda brasileira criou uma mentalidade em parte da população que todo policial é 'arbitrário', 'corrupto' e 'ladrão'. Vícios da boca torta do período de exceção. E parte da imprensa 'comprou' essa idéia. infelizmente.
Respeito o Cel. Milton Correa da Costa como oficial PM, como cidadão, mas discordo radicalmente do enfoque do post.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Qua, 18 Fev 2009 09:59:25 GMT
turista consumidor de sexo
Policiais corruptos devem ser punidos, sem dúvida. Mas, o que mancha a imagem do país no exterior é o turismo sexual, o carro chefe dos visitantes extrangeiros. Tanto é que, uma parte grande do mercado da prostituição na Europa, é composto por brasileiras. Seduzidos por sexo fácil e barato, a "ralé" estrangeira se aventura pela fétida e decadente cidade um-dia-maravilhosa.
ana leticia (cdrorosa@hotmail.com)
Qui, 19 Fev 2009 06:54:22 GMT
O que desmoraliza o país lá fora é isso e não nossa PM...
19/02/2009 02:59:00

Turistas assaltados: Repercussão causa cancelamento de reservas


Marcelo Bastos



Rio - Dos 13 turistas assaltados, cinco eram israelenses. O proprietário morou muitos anos em Israel e mantém contatos naquele país. O imóvel tem seis quartos e capacidade para 46 pessoas. Ao todo, 22 pessoas estavam hospedadas, mas apenas 13 estavam nos quartos no momento do assalto. O dono disse que o crime já está causando prejuízos. "Sete pessoas já ligaram desmarcando a reserva e outras duas que ficariam até março estão saindo hoje (ontem). Os que vão permanecer aqui estão aconselhando os amigos a irem para outros destinos", disse.



O recepcionista que foi rendido trabalhava no local há apenas três semanas. A participação de funcionários ou ex-funcionários é considerada remota, segundo Fernando Veloso.

Como havia israelenses entre as vítimas, um rabino esteve na delegacia de manhã. "Ouvi o que aconteceu no rádio e vim prestar solidariedade. Não sabia se os israelenses falavam inglês ou outro idioma", disse Efraim Schechter, 34 anos. Ele ainda fez uma oração conhecida como Tefelin com os jovens.

Saiba como foi a história

Pelo menos 14 pessoas, entre elas 13 estrangeiros, foram vítimas de um grupo de assaltantes durante a madrugada de ontem, em um albergue de Copacabana. Quatro homens armados de pistolas e granadas levaram dinheiro e pertences, como celulares e câmeras fotográficas, do recepcionista e dos hóspedes, que dormiam no momento da invasão. A polícia investiga a participação de um homem que já teria anotação criminal e que teria sido reconhecido por uma das vítimas.

O crime aconteceu por volta das 3h. Os bandidos chegaram ao King George Hostel, na Travessa Guimarães Natal - cujos acessos são feitos por ruas fechadas com cancelas -, tocaram o interfone e se passaram por hóspedes para conseguir entrar. Um funcionário da recepção não conseguiu identificar os homens pelo circuito de câmeras, já que apresentava interferência, e foi até o portão. Ao abrir, acabou rendido. Além dele, os 13 hóspedes, entre israelenses, alemães, poloneses e um colombiano foram acordados pelo grupo e levados para um dos seis quartos do albergue.

ARRASTÃO

Já no quarto, eles ficaram sob a mira da arma de um dos criminosos, enquanto os demais vasculhavam os outros cômodos, roubando diversos pertences, como aparelhos de MP3, celulares, relógios e máquinas fotográficas, além de R$ 1 mil da recepção. Documentos de identificação e passaportes, no entanto, não foram levados pelos bandidos. As vítimas contaram na Delegacia Especial de Apoio ao Tursimo (Deat) que dois dos assaltantes carregavam granadas.

"Esse é o Rio. Eu esperava ser assaltado durante a noite na rua, na praia, mas não ser acordado no albergue", disse o motorista de caminhão alemão Dani Bode, 28 anos, que ainda se revoltou com o fato de perder a praia para registrar queixa na delegacia. Ele vai deixar o Brasil no dia 1º e teve duas câmeras e um celular roubados.

Depois de perder todo o dinheiro, o colombiano Juan Estebán, 21 anos, teve que pedir ajuda aos pais para continuar as férias no Rio. Ele veio para o Carnaval, em sua primeira vez no Brasil, onde está há 10 dias.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Qui, 19 Fev 2009 10:05:47 GMT
Ou isso então... ( e não nossa PM...)...
19/02/2009 09:01:00

Sete homens invadem outro albergue no Rio

Desta vez as vítimas foram cerca de 20 turistas estrangeiros que estavam na Lapa


Arthur Rosa



Rio - Pelo menos 7 homens armados assaltaram no fim da madrugada desta quarta-feira, o albergue Samba Vila, na Rua Evaristo da Veiga, 147, em frente aos Arcos da Lapa. O crime aconteceu 24h depois de um outro grupo de turistas serem assaltados em Copacabana, Zona Sul, nas mesmas condições.

Uma turista argentina contou que chegava ao albergue no momento da ação e pensou que os 7 jovens fossem novos hóspedes.

"Quando eles me viram, apontaram as armas. Fiquei assustada, mas me pediram calma. Três deles subiram para o segundo andar, onde ficam os quartos, e o restante ficou comigo na recepção. Fazendo sinais com as mãos e falando palavras em inglês, exigiam dinheiro e aparelhos eletrônicos", lembra a turista.

Os ladrões renderam um grupo de turistas que dormia no local e levaram aparelhos eletrônicos e dinheiro. Com fitas adesivas, eles amarraram as vítimas e as deixaram presas dentro de um dos 4 quartos do albergue. Um funcionário chegou a levar uma coronhada. Os ladrões, todos morenos, com idade entre 20 e 25 anos, segundo as testemunhas, fugiram a pé. O crime ocorreu a poucos metros de um trailer da Polícia Militar.

O crime

O assalto aconteceu por volta de 3h. Cerca de 20 hóspedes, a maioria estrangeiros, dormiam quando os ladrões entraram.

O estudante inglês Kit Regan, de 19 anos, foi acordado com uma arma no rosto. "Estava dormindo quando alguém me chamou. Ao olhar, vi a arma apontada e um homem perguntando onde estavam meus pertences", disse o estudante, que teve uma câmera, um Ipod e cerca de US$ 100 roubados. Kit foi um dos hóspedes que teve os pulsos amarrados com fitas adesivas.

"Levaram a mim e aos outros, cerca de 15, para outro quarto enquanto recolhiam roupas e aparelhos eletrônicos", disse o estudante, que está no Brasil acompanhado de 5 amigos. Mesmo assim, Kit disse que continuará na cidade durante o Carnaval. Só procurará outro local para ficar.

Outro estudante, Nzube Ufodike, 29 anos, inglês, também foi amarrado. "Eles pareciam calmos, mas a todo momento nos ameaçavam com as armas. Eles queriam roupas e dinheiro", declarou.

Um funcionário, nervoso, acabou agredido com uma coronhada por um dos ladrões. Depois de revirarem os quartos, fugiram a pé com o produto do roubo em sacolas.

No albergue estavam hospedadas 34 pessoas. Destinado a estudantes, o local cobra uma diária de R$ 27. Este teria sido o primeiro assalto ao estabelecimento, que tem dois anos de funcionamento.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Qui, 19 Fev 2009 10:06:39 GMT
FALA BAIXO SENÃO EU GRITO!
( SÓ PRA ILUSTRAR O QUE EU DISSE... )

A reportagem abaixo nos mostra a diferença entre o governo de um país de 1º mundo e de outro país: "o país do faz-de-conta" que tem um "governo-faz-de-conta"!

Serve também para ilustrar meus posts acima, de 11 e 13/02/2009, tão criticados por corneteiros das trombetas do apocalipse que vêem "relevância em tudo", menos onde realmente há relevância...

Aff!... sai de retro...
--------------------------------------------------

Publicado no Editorial de O Dia em 19/02/2009

"É um caso menor, diz presidente da Suíça sobre brasileira"

Berna (Suíça) - O presidente suíço, Hanz Rudolf Merz, minimizou nesta quinta-feira o caso da brasileira Paula Oliveira, que mora na Suíça e disse ter sido atacada por um grupo de neonazistas. "Não temos que exagerar, o assunto é um caso menor, que aqueceu demais os ânimos", disse o presidente suíço.

"Houve muito barulho na sociedade, mas não terá nenhum efeito em nível de Estados", acrescentou o presidente, que descartou que o assunto cause uma deterioração das relações entre Suíça e Brasil.

A advogada Paula Oliveira, 26 anos, residente legal na Suíça, denunciou na semana passada ter sido vítima de um ataque xenófobo em uma estação de Zurique. Por culpa da agressão, teria sofrido um aborto e perdido os gêmeos que esperava.

As autoridades brasileiras exigiram que a Suíça fizesse todo o necessário para encontrar e punir os supostos culpados. No entanto, o caso teve uma reviravolta quando, quatro dias depois da suposta agressão, os médicos legistas determinaram que Paula não estava grávida e que poderia ter sido a autora dos cortes que apresentava em todo o corpo.

Paula permaneceu no hospital até terça-feira à noite e, ontem, duas publicações suíças afirmaram que ela tinha confessado à polícia que tudo tinha sido uma farsa e que ela mesma tinha se cortado no banheiro da estação do trem.

O Ministério Público de Zurique anunciou ontem a abertura de um processo penal contra a brasileira para investigar se ela mentiu às autoridades. "Agora, contamos com um processo penal com o qual a verdade virá à tona. Não devemos dar mais importância ao assunto", disse Merz.
--------------------------------------------------

E O RIO GRITA POR SOS!
O RIO QUE GRITA SOS (jhbastos7@yahoo)
Qui, 19 Fev 2009 21:28:46 GMT
O RIO QUE GRITA SOS
PIMENTA NO DOS OUTROS É REFRESCO...
PAU QUE DÁ EM CHICO, DÁ EM FRANCISCO...

Publicado no O Dia e, 19/02/2009 13:58:00

Professora é suspeita de calar alunos com fita adesiva no AM

Manaus - Uma professora de ensino fundamental de Manaus (AM) foi afastada do cargo supostamente após ter fechado a boca de alunos com fita adesiva. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a profissional foi encaminhada ao Serviço de Assistência Social e Pedagógica da secretaria e foi constatado que ele sofre de depressão e abalo emocional.

Ainda de acordo com a Semed, a professora da escola municipal Padre João D'Vires, na zona leste da cidade, lamentou-se pelo ocorrido. A secretaria disse ainda que a mulher passará por um processo administrativo e os alunos e suas famílias receberão assistência psicológica e social.

Segunda causa de afastamentos
A Semed apurou ainda que os transtornos mentais e comportamentais, como estresse, são a segunda causa de afastamento de professores das salas de aula. As doenças ostimusculares (ossos e músculos) são a maior causa ((FIM DA REPORTAGEM)))
--------------------------------------------------
Assim podemos entender que:

PROFESSOR PODE!!! POLICIAL, NÃO!!!
PROFESSOR PODE ERRAR!!! POLICIAL, NÃO!!!
PROFESSOR PODE TER ESTRESSE!!! POLICIAL NÃO!!!
PROFESSOR PODE AGIR MAL SOB EFEITO DE ESTRESSE!!! POLICIAL, NÃO!!!
PROFESSOR PODE FAZER M...E JUSTIFICAR QUE ESTAVA SOB EFEITO DO ESTRESSE!!! POLICIAL, NÃO!!!
PROFESSOR PODE TER DESCULPA!!! POLICIAL, NÃO!!!
PROFESSOR PODE TER DEFESA!!! POLICIAL, NÃO!!!
PROFESSOR PODE TER SEUS ERROS COMPREENDIDOS E JUSTIFICADOS!!! POLICIAL, NÃO!!!
PROFESSOR PODE PRATICAR CRIME, E SER PRONTAMENTE JUSTIFICADO PRA QUE NÃO SEJA PRESO!!! POLICIAL NÃO!!!

E POR AÍ VAI...

QUER SABER???

QUEM TEM TELHADO DE VIDRO NÃO JOGA PEDRA NO TELHADO DO VIZINHO...

E O RIO GRITA POR SOS!
O RIO QUE GRITA SOS (jhbastos7@yahoo)
Qui, 19 Fev 2009 22:13:06 GMT
"Isto ou Aquilo"
Dois exemplos desastrados, na minha prosaica opinião...em que pesem todas as mazelas que trespassam nossas polícias, mas...não é a PM responsável pelo policiamento ostensivo? Muito embora as tais mazelas em sua mor parte não têm mesmo origem nas corporações, é evidente que ocorrências como essa desmoralizam sim (e também) nossa PM...ao que me consta, uma das ações se deu exatamente a poucos metros de uma cabine da PM, em um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

Cordialmente,
Leandro Ribeiro (proflribeiro@hotmail.com)
Sex, 20 Fev 2009 01:16:09 GMT
Todos os comentários acima são perfeitos, tem seu grau de importância, o triste é saber que "O Comando cabe ao mais Competente" será? nossa PMERJ esta enfraquecida, desmotivada e desesperada, será que o Chefe do Estado Maior da PMERJ que é uma pessoa super inteligente já parou para pensar nisso, será que ela lê a 4ªParte do Bol PM, o numero de Policiais excluidos? tudo é reflexo de uma politica de corruptos, outra coisa engraçada, é o Bol Reservado, quando fiquei sabendo que existe dois boletins me deu uma crise de risos, Oficial da PMERJ faz tanta merda, que eles são publicados na surdina pra ninguem saber o que acontece, acabem com isso, deixe a tropa ver as merdas que fazem tambem, enfim tudo é reflexo da corrupção,a PM é o único orgão do Estado em que o Coronel de Policia tem direito a 08 motorista, é o caso do Cmt do 1°CPA, tem carro a disposição e de primeira linha, fins de semana fica na garagem da casa de muitos Coronéis, e quem paga a gasolina? o Estado, não nós contribuintes, então a corrupção esta impregnada nessas pequenas coisas que poucos dão importancia, mas eu estou de olho e continuarei descobrindo teus podres.
Honestésio (descobrindoteuspodres@gmail.com )
Sex, 20 Fev 2009 08:56:04 GMT
Isso é que desmoraliza o Rio e não nossa PM...
20/02/2009 08:39:00

Turista australiana é assaltada em Santa Teresa

Sara contou na delegacia que sofreu agressão do assaltante. Polícia suspeita do envolvimento de taxista no roubo


Paula Sarapu



Rio - A turista autraliana Sara Ting-Ting Maryssael, de 22 anos, chegou da cidade de Salvador, na Bahia, com um casal de amigos na manhã desta sexta-feira pelo Aeroporto Santos Dumont. Ela pegou um táxi e foi para a Rua Francisco Muratori, em Santa Teresa. Quando chegou ao local e saltou do carro, foi surpreendida por um ladrão que a agrediu, levou o seu dinheiro, passaporte, cartões de crédito e pertences pessoais.

Dois albergues assaltados em menos de dois dias

Sara registrou a ocorrência na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) no Leblon, e disse que foi agredida durante o assalto. Policiais investigam a cumplicidade do taxista no crime, mas ainda não há pistas do assaltante.

Sara chegou da Bahia com mais um casal de amigos também australianos, todos estudantes universitários. Pegaram o táxi para o bairro de Santa Tereza, onde se hospedariam em um albergue.

O casal desceu na frente e entrou no albergue, enquanto Sara ficou pagando o taxista. Quando descia do veículo, apareceu um assaltante, que puxou a bolsa dela. A turista caiu no chão, agarrada à bolsa, e levou chutes do bandido para que largasse a bolsa.

Ele levou a bolsa da turista com R$ 600,00, passaporte e cartões de crédito.

Pela manhã, chegou na delegacia um outro turista australiano, que foi assaltado na noite desta quinta-feira, na Praia de Copacabana, na Zona Sul. Ele disse que o bandido estava com uma faca, e levou o celular e o dinheiro do turista.

Logo depois, chegaram duas jovens, num carro do BPTur, que foram furtadas na praia. O delegado admitiu que é um período difícil e que houve aumento de 20% no número de assaltos a turistas, em relação ao ano passado. E, que o número de assaltos a turistas no Carnaval de 2008 tinha sido inferior ao mesmo período de 2007.
Segadas Vianna (segadasvianna@hotmail.com)
Sex, 20 Fev 2009 11:54:41 GMT

Comentário aguardando aprovação.

O caso referido pelo Sr Rio Que Grita Por SOS (o da brasileira que afirmou ter sido atacada por neo-nazistas na Suíça)é pertinente ao tema Segurança Pública. Vale a pena, na minha opinião ser explorado aqui no blog.

Contudo, se a intenção do comentarista era traçar um paralelo entre "um país de 1º mundo" e "o país do faz-de-conta" que tem "um governo de faz-de-conta", considero a comparação infeliz, muito mais se no meio do "tudo" em que os criticados pelo blogueiro "vêem relevância" pode-se contar notícias estapafúrdias envolvendo agressão entre policiais ou mesmo de ações criminosas da parte desses.

Não obstante, e paradoxalmente, concordo em linhas gerais, com o que ora escreve o distinto participante. Senão, vejamos:

1)indubitavelmente, a Suíça é um país "de 1º mundo", e o Brasil, um país "de faz-de-conta";

2)as autoridades competentes na Suíça conferiram ao caso, a medida adequada de "relevância" - presumo que o "o caso menor, que aqueceu demais os ânimos" a que se refere o Sr Merz, seja o gesto da brasileira.Referência, aliás, apenas possível nestes termos, depois de comprovada a inveracidade da denúncia...

3)não se fez necessário muito brilhantismo da parte das mesmas, para concluir que o lamentável episódio não acarretará sequelas diplomáticas às relações entre os dois países.

E as convergências entre o meu ponto de vista e o do Sr Rio Que Grita Por SOS, ficam por aqui.

Quanto ao caso, rapidamente esclarecido, da brasileira, não se pode afirmar que a opinião(não apenas do presidente, mas de outras autoridades e mesmo de boa parte dos cidadãos) fosse assim tão serena, na hipótese de que o ataque realmente tivesse ocorrido.Quanto mais, se nessa consideração hipotética, o agredido fosse um nativo - em países "do 1º mundo", eventos envolvendo ameaças nazistas reais, de qualquer potencial, até onde eu sei, costumam receber a "relevância" que merecem.

Não me parece que autoridade nenhuma da Suíça tenha se esmerado em abafar as discussões sobre o caso - muito ao contrário, tal foi bastante discutido por lá também.

Como já expus antes, é muito complexo comparar países ricos europeus, com o Brasil, quando se trata de polícia - mas é óbvio ululante que naqueles, os policiais são bem remunerados, prestigiados e, com todos os recursos, não enfrentam um átimo do sortilégio de horrores que o desprezo da sociedade em geral, abraçada à indolência criminosa de nossos legisladores, e à insensibilidade dos nossos governantes (terreno fértil em que medra a estarrecedora ousadia dos criminosos desse país), dispensa aos nossos policiais.

Também tenho boas razões para acreditar que policiais rivalizando e se desrespeitando mutuamente, não seja ocorência assim comum em países do primeiro mundo. Bem como policiais à paisana, de arma em punho, intimidando trabalhadores (rodoviários, por exemplo) após um dia extenuante de serviço, em lojas de conveniência de postos de gasolina.

Mas, ainda que incomum, acredito que num país de 1º mundo, um episódio como o que acabei de descrever (vamos supor que fartamente filmado por câmeras de segurança), o qual tenha por desfecho a morte do intimidado, seja suficientemente "relevante" para que nem as autoridades, nem a imprensa, nem articuladores da mídia impressa, televisiva ou eletrônica se esmerem em asfixiar as discussões a respeito, em nome do que alguns por aqui reputam por útil à polícia.

Cordialmente,
Leandro Ribeiro (proflribeiro@hotmail.com)
Sex, 20 Fev 2009 21:23:05 GMT
"Chico x Francisco" (ou "Chico & Francisco")
Prezado Rio Que Grita SOS

Não sei (não ainda), se em Manaus as polícias matam tantos inocentes por equívoco (ou por propósito) como no Rio. Por outro lado, arrisco a suposição de que lá eles (os policiais) devem "morrer bem menos" que os daqui.Talvez sejam melhor remunerados também.

Todavia, não, não acho que podemos entender que:

1) Professor pode, policial não;
2) Professor pode errar, policial não;
3) Professor pode ter estresse, policial não;
4) Professor pode agir mal sob efeito de estresse, policial não;
5) Professor pode fazer m...e justificar que estava sob efeito do estresse, policial não;
6) Professor pode ter desculpa, policial não;
7) Professor pode ter defesa, policial não;
8) Professor pode ter seus erros compreendidos e justificados, policial não;
9) Professor pode praticar crime, e ser prontamente justificado para que não seja preso, policial não.

O que se pode entender do episódio(ou, ao menos, o que eu entendi), é que, se lá em Manaus policiais e professores, os quais sob qualquer pretexto agem da mesma forma condenável que a profissional em questão, estamos diante de mais um atestado que confere ao Brasil o epíteto de "país de faz-de-conta", que o Sr referenciou em postagem recente. O mesmo pode-se dizer do Rio, se, por outro lado, é verdade que aqui, professores que cometam atos que tais, sejam tratados com condescendência (a exemplo do voluntário que decepou parte do dedo de uma aluna numa escola municipal da z.sul)ao passo que policiais em condições semelhantes são tratados com rigor.

Então, de minha parte (admitindo respeitosamente que é muito difícil comparar policiais com qualquer outra classe que milita honestamnte pelo seu sustento e de sua família, nessa cidade - raros são aqueles que, a exemplo dos agentes de segurança, são alvos facilmente identificáveis, no desempenho de suas funções) entendo que "professor não pode", assim como Policial também não; que quando se trata de vida humana, mormente crianças, PROFESSOR NÃO PODE ERRAR. Nem médico. Nem policial; se professor agir mal, ainda que sob efeito de estresse, deve ser punido na adequada extensão do mal causado por suas ações, bem como os policiais; eu, que sou engenheiro antes de ser professor, comecei a desenvolver meu ofício na iniciativa privada, e desde cedo me acostumei a desempenhar minhas atribuições num ambiente de condescendência e tolerância tendendo a zero, no que tange a erros ou equívocos de qualquer natureza...portanto, continuo considerando que, se tanto o professor quanto o policial fizerem "...m", ainda que "sob "efeito de estresse", isto deve acarretar consequencias, seja para um, seja para outro. Aliás, em qualquer carreira do funcionalismo público, justificar a dita "m..." com esse artifício deve ser um gesto encarado como no sempre mais exigente mercado de empregos da iniciativa privada:impensável; piada de mau gosto.Professores devem ter defesa tão justa quanto a de policiais, na mesma medida. A noção de que, tanto policiais como professores devem ter seus erros "compreendidos" é vaga, pela extensão...não vou me atrever aqui ao enfado meticuloso de procurar paralelos criteriosos entre os dois ofícios, à guisa de exemplos, mas o senso comum sugere que para o que se considera "erro", há limite. Agredir alunos ou cidadãos indefesos, covardemente, não é erro, é crime e deve ser tratado como tal.Sob hipótese alguma deve ser facultado a professores ou policiais a prerrogativa de cometer crime, e ser
"prontamente justificado", a fim de se evitar a prisão. Isso é sintomático de "país-de-faz-de-conta".

Quanto à minha categoria, de que VSª legitimamente se valeu, a título de exemplo, no intuito de discutir segurança, lembro que o professor voluntário que decepou a mão da menina, muito provavelmente (e para o meu agudo desgosto) não há de passar um dia sequer na cadeia. E quanto ao policial que matou o rodoviário desarmado no posto de gasolina em Campo Grande? O senhor, ou quem (quer que seja aqui) tem qualquer informação sobre o andamento desse caso?


Nota(e essa vai especialmente para o senhor): a depender de quem observa, pimenta nos olhos pode ser colírio - ainda que os olhos sejam nossos.

Cordialmente,
Leandro Ribeiro (proflribeiro@hotmail.com)
Sex, 20 Fev 2009 22:41:14 GMT
O RIO QUE ENVERGONHA é isso que foi postado em 21/02/09: "O Policiamento e o turismo"

E eu digo,
Muito bem!!!
Só falta levar essas considerações ao digníssimo governador deste estado (de coisas), que a essa hora, deve estar se preparando para enfrentar a difícil tarefa de passar a noite toda acordado assistindo ao esfile das escolas de samba em seu confortável camarote, com o seu ilustre convidado S.Exa. o Presidente da República do Brasil! il! il! il!

Apesar de não achar um bom local para discutir as soluções para o problema, afinal, estarão assistindo um povo bem nutrido, feliz, com belas mulheres nuas desfilando à sua frente, contrastando com o abandono e a sujeira vista nas ruas dessa cidade, bem como policiais mal alimentados, estressados, sem recursos materiais, com baixos salários, desestimulados, trabalhando tal qual zumbis... fantasia que lhes cabe para esse momento! QUE LÁSTIMA!!!!

Mesmo assim, não custa nada tentar!!!!
EO RIO GRITA SOS!
O RIO QUE GRITA SOS (jhbastos7@yahoo)
Dom, 22 Fev 2009 10:56:18 GMT
O RIO QUE GRITA SOS
ENGENHEIRO FOI SEPULTADO...
MAS ESPERANÇA NÃO!

Gostaria de externar meus sentimentos às vítimas do Palace II, face ao falecimento do "Engenheiro Sérgio Naia".

O ilustre engenheiro é lembrado, não só pelos processos criminais e cíveis que respondeu, mas também pela criação de uma frase que causou perplexidade a todo cidadão de bem desse país e que até hoje nos causa um grande impacto: "A JUSTIÇA ESTÁ NO CANHOTO DO MEU CONTRA-CHEQUE!".

Temos que admitir que é uma frase "engenhosa" mesmo não é? Coisa de engenheiro...!!! (sem querer generalizar como fazem quando se trata de polícia!).

Espero que com a morte do engenheiro Sergio Naia, a esperança de suas vítimas também não sejam - como ele - sepultadas e que a justiça nos mostre que ele estava errado! Completamente errado!

E O RIO GRITA POR SOS!
O RIO QUE GRITA SOS (jhbastos7@yahoo)
Seg, 23 Fev 2009 20:29:38 GMT
Vem do alto.
O descaso gera inconformismo. Este gera vontade de melhorar que, logo depois, sucumbe diante da decepção, do fracasso pela impotência dos indignados face ao comando do Poder Público. Policiais e bandidos são vítimas de um sistema que é feito para ficar como está. Assim se ganha dinheiro. Coloca-se os civis alijados para se digladiarem com servidores escravizados. E os detentores do Poder assistem a tudo, de suas tribunas, contemplando a enxugação de gelo que justifica os gastos exarcebados. Civis desempregados, doentes e mal educados contra homens subempregados, doentes e desassistidos. O desvio vem do alto, dos bem servidos, "dignos", e quem está lá embaixo, do outro lado do espelho, apenas reflete a imagem indesejável daqueles.
Marco
Qui, 26 Fev 2009 22:40:29 GMT
do alto, de baixo, de todo lado
Prezado Marco

Concordo contigo em relação à desídia do "Poder Público" ou dos "detentores do Poder".

E também entendo que os policiais são vulgarmente vitimados, em primeiro plano, pela política de recursos humanos do Estado para a área de segurança, e por essa "coleira de linguiças para amarrar cachorro", que representa a nossa legislação para crimes contra a integridade física das pessoas - a qual, na minha prosaica opinião, muito mais que as discrepâncias sociais às quais vocês não cansam de aludir, produz na outra ponta essa colônia de assassinos em que se conveteu o Rio de Janeiro.

Entendo que bandido nunca é vítima. E quando digo bandido, não me refiro a batedores de carteira e cordões, mas a jovens de todas as classes sociais que hoje mandam ou mandam matar sem cerimonia, ao sabor de seus escusos interesses, ou, em muitos casos, o que é mais chocante, de acordo com o estdo de humor do momento.

Jovens encastelados em comunidades pobres, retalhando desafetos (as vezes nem tanto, basta o infeliz, acaso de outra comunidade dominada por facção rival, cruzar inadvertidamente seus caminhos) a golpes de espada ninja, não são vítimas. Ex-menino de rua que premedita e cumpre assassinar a golpes de facão, 3 de seus benfeitores estrangeiros, não é vítima.

Cordialmente,

Leandro Ribeiro
Leandro Ribeiro (proflribeiro@hotmail.com)
Sex, 27 Fev 2009 16:01:47 GMT
O RIO QUE GRITA SOS
O RIO QUE GRITA SOS
FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO...
--------------------------------------------------
Publicado no odiaonline - 27/02/2009 02:51:00
Deputado quer criar CPI do Carnaval na Assembléia
Fernando Molica
Rio - O deputado Dionísio Lins (PP) quer investigar a aplicação das verbas públicas destinadas à Liesa - Liga Independente das Escolas de Samba. Na terça-feira, ele vai começar a colher assinaturas de colegas para tentar instalar uma CPI na Assembléia Legislativa.
Diz ter recebido denúncias sobre o comportamento de alguns julgadores. "Quero saber para onde vai esse dinheiro. Recebi denúncias de que o julgamento estaria viciado. A prefeitura investe e tem o direito de indicar metade dos julgadores", afirma.
VERBA ESTADUAL
A investigação pela Alerj é possível porque que o governo do Estado também destina verbas à Liesa. Este ano, foram investidos R$ 6 milhões, divididos entre as escolas.
--------------------------------------------------
Pois é, muita reclamação do trabalho policial, da falta de policiais nas ruas, da falta de segurança! Enfim...
Porém, ninguém vai fundo na ferida: A CORRUPÇÃO MAIOR!!!
Fala-se superficialmente e pronto! O caso é abafado, não há explicação convicente e tudo cai no esquecimento!
Nosso povo como sempre, cumpre o papel que lhe cabe: o de idiota!
O texto acima fala que foram "INVESTIDOS" (?) 6 milhões de reais para as escolas de samba! 6 milhões de reais!
Nossa cidade não tem outras prioridades ???
Nosso povo não tem outras prioridades ???
Ruas imundas, escuras, esburacadas, falta de policiamento, hospitais, médicos, escolas, professores, água, esgoto, etc e o governo "ENTREGA" 6 milhões de reais ( será só isso? ) DO DINHEIRO PÚBLICO, para escolas de samba ???
E a prestação de contas ??? Cadê ??? Onde está nosso Ministério Público, Tribunal de Contas, onde está a fiscalização dos atos desse governo ???
E O RIO GRITA POR SOS!
O RIO QUE GRITA SOS (jhbastos7@yahoo)
Sab, 28 Fev 2009 07:13:00 GMT

Comentário aguardando aprovação.


Comentário aguardando aprovação.


Comentário aguardando aprovação.


Comentário aguardando aprovação.


Comentário aguardando aprovação.

Nome
E-mail
Site
Assunto
Comentário: (obrigatório)

Digite o código ao lado para validar