Não sei vcs., mas desde que meus filhos eram de colo e começaram a balbuciar, que converso e dou exemplos de tudo da vida. Minhas cunhadas diziam que eu era louca, não sei se esta foi a "fórmula", mas hj. tenho dois filhos que são meus melhores amigos e além de tudo, não tive nada além do normal, grandes sustos até a presente data. Minhas cunhadas, infelizmente não podem dizer a mesma coisa. Não quero dizer com isto, que sou a senhora da razão e sempre contei isto para meus filhos, dos meus medos, minhas inseguranças em relação a vida. Quando leio ou vejo, jovens batendo em domésticas e justificando que pensavam que era uma prostitutas ou queimando indio ou mendigo, suspiro aliviada acho que fiz a minha parte.
Christina (christinamotta50@hotmail.com)
Qui, 26 Jun 2008 10:32:54 GMT
é inadimissível que um filho(a) fiquei horas diante de um tela do computador e os pais não procurem saber o que este tanto faz ali, pois ter filho requer uma responsabilidade muito grande, maior do que dar presentes, melhores escolas e tudo aquilo que o dinheiro possa comprar, vejo muitos pais negligentes com a educação de seus filhos, transferem suas responsabilidades para a babá, a empregada doméstica, o colegio...então o que acontece vemos nos telejornais, outro fato é de alguns pais não querer enxergar e por consequência aceitar a sexualidade de seus filhos, eu e meus irmãos fomos criados em um determinado momento de nossas vidas sem a vigilãncia dos nossos pais(por motivos que não me cabe comentar aqui)entretanto tivemos a base e acredito também muito em índole, e somos do bem, enfim ter filhos é algo muito mais que dizer sou mãe e pai, e concordo em tudo com a Crhis(saudades).Beijos!
Lu
Luciano (porto1966@click21.com.br)
Qui, 26 Jun 2008 11:52:34 GMT
Lu, concordo plenamente com vc. É mais fácil e cômodo achar que "educar" é somente dar casa e comida. Educar significa formar um ser humano com caráter, valores e regras. Regras sim, pois apesar de não ter filhos, sempre acreditei que todos precisam de limites para conhecer os seus direitos e respeitar os dos outros. Pais que tudo permitem devem estar preparados para esse tipo de surpresa, pois não conhecem em nada seus filhos..
Katia
Qui, 26 Jun 2008 12:15:23 GMT
Concordo com vcs qdo dizem que a base é o mais importante, qdo minha filha começou a ter contatos com a internet, sites, comunidades e etc, eu já estava familiarizada com este mundo, então fui orientando a meu modo é lógico, e muitas vezes fui chamada de ultrapassada e outras coisas mais, qdo percebia que ela ultrapassava o limite que eu achava normal, eu chamava a atenção e ela alegava que sabia o que estava fazendo e que, se naquele momento ela tinha tempo, tb tinha noção de que com o passar do tempo, a vida mudaria e os compromissos não mais permitiriam que fosse sempre assim, confiei na formação que dei, e ela tinha razão, hj aos 18 anos, fazendo cursinho, morando fora de casa, ela passa o tempo quase todo estudando,tem outros objetivos e aquela fase ficou esquecida (ou pelo menos adormecida), tanto que ela fica de 20 dias sem entrar na internet. Quando se tem uma boa base, eles sabem distinguir o que é bom, o que é prioritário, e o que vai levá-los para o caminho do bem, o que equivale a um futuro melhor. Isto vale tb para a escolha das amizades, muitas vezes falamos que esta ou aquela não é companhia adequada para eles, mas como adolescentes rebeldes nos criticam, dps com o passar das fases, eles se afastam de tais companhias, buscam outros laços de amizades e até concordam que voce. Infelizmente filho não vem com manual, é vivendo e aprendendo, minha filha ainda tem muito a caminhar, e não sei o que o futuro lhe reserva, ms acredito na formação que demos a ela, mesmo sabendo que a mídia, os amigos enfim o mundo lá fora na maioria das vezes é mais forte que nós. Bom vamos a luta, que o dia está apenas começando, adoro vir aqui no blog, parece que tenho um monte de amigas(os) com as mesmas preocupações do mundo de hoje, bjs a todas(os).
Tania
Qui, 26 Jun 2008 12:35:08 GMT
não é fácil
Gente
Concordo que deixar um jovem sete horas na frente do computador não é legal mas sou obrigada,como mãe que enfrenta esse problema a mostrar o outro lado da questão.
Hoje nossos filhos vivem confinados em condomínios,eles não tem um décimo da liberdade que tínhamos na idade deles.A rua das cidades viraram uma zona de guerra.Os filhos passam a maior parte do tempo em casa.
b)Tem coisas que não tem volta.Hoje o computador faz parte do mundo dos nossos filhos e colocar a culpa no computador por tudo de errado que acontece com eles é simplista.
c)Quando mando meu filho desligar a internet e fazer outra coisa ele me pergunta:O quÊ?
Eu respondo ler um livro,ver tv,descer para jogar bola porque simplesmente abrir a porta de casa com 12 anos e dar um rolê não dá né?
d)Ele passa a tarde falando com os coleguinhas dele no MSN e ele se diverte com isso.Ficam mandando piadinhas,emoticons e acho tudo isso muito natural.É o mundo dele,o mundo que ele conhece.
e)Não posso comparar minha infância livre,correndo de pés descalços,subindo árvores e jogando futebol com a gurizada(sempre achei o mundo dos homens mais legal) com a vida de condomínio em que criei os meus filhos.
Porque criei meus filhos em condomínio fechado?Porque não tenho coragem de morar numa bucólica casinha com quintal e cachorro em Porto Alegre que é uma cidade com altos índices de violência urbana.
Meu filho usa muito o computador,quase tanto quanto a moça do texto,e vai bem na escola,fala e escreve inglês fluentemente,tem amigos, e que eu saiba o que ele faz de errado é bagunçar na aula,conversar e atrapalhar os professores que acham que ele é superdotado(não é,nunca foi, mas eles acham).
Tenho outro filho de quase 9 anos que odeia computador,internet,vídeo games..tyecnologia em geral e esse filho apresenta muito mais problemas(que não vou relatar aqui claro)que o mais velho viciado em tecnologia.
O Computador não tem culpa!Filhos podem ou não ser felizes e isso não depende nem do computador e nem,lamento dizer, nem de nós.
Não somos responsáveis pela felicidade deles.Podemos dar amor ,carinho,educação mas não temos a varinha mágica que os farão felizes.
Eles podem ser ou não isso não depende do computador ,nem de nós.É triste mas é verdade!
bjs.
claudia collares (claudia.collares@redemeta.com.br)
Qui, 26 Jun 2008 12:54:20 GMT
Meninas, uma das mais bela vozes brasileiras faleceu...Silvinha, uma voz lindaaaaaaaaa, Silvinha é do tempo em que pra ser cantora tinha que ter voz, e esta tinha, pena..
Luciano (porto1966@click21.com.br)
Qui, 26 Jun 2008 13:57:57 GMT
Lu, eu tb senti a morte da Silvinha, que bom ela estar sendo lembrada por voce tb, pensei que daqui só eu era do tempo de Eduardo Araujo e Silvinha, acrescento que alem de cantora ter voz, as músicas tinham mais conteúdos, histórias e poesia, dificilmente hj fazem músicas assim, as músicas de ontem e os cantores se eternizaram, as de hoje vão embora e ngm nota, a maioria simplismente são esquecidas. Quanta diferença. Seção nostalgia.. bjs
Tania
Qui, 26 Jun 2008 14:19:56 GMT
Tania, ela tinha uma das mais belas vozes que escutei, podia até cantar qualquer porcaria, que ficaria lindo, a voz dela me comovia, pena, né??Que DEUS a receba de braços abertos..
Beijos
Lu
Luciano (porto1966@click21.com.br)
Qui, 26 Jun 2008 15:19:05 GMT
Minha filha tem 20 anos,e como não gosta de sair à noite, passa a maior parte do tempo em frente ao computador.
Agora, claro, por que está bastante envolvida com os trabalhos da faculdade, caso contrário, está sempre no msn com os amigos.
No início, indagava, alertava, mesmo sabendo que ela sempre foi ajuizada. E hoje, minha angústia,meu pavor, é quando ela sai para faculdade, fico com o coração na mão!
Atrasou uns minutos, já estou ligando, ou ela mesma liga, sabendo da minha preocupação.
E,não é para menos, como a Collares,também moro em Porto Alegre, e o índice de violência, realmente é preocupante.
O pior, é saber que temos que conviver com isso, e não poder fazer nada, somente vivermos enjaulados!!!
Mara (Spama@terra.com.br)
Qui, 26 Jun 2008 18:53:13 GMT
Minha filha tem 20 anos,e como não gosta de sair à noite, passa a maior parte do tempo em frente ao computador.
Agora, claro, por que está bastante envolvida com os trabalhos da faculdade, caso contrário, está sempre no msn com os amigos.
No início, indagava, alertava, mesmo sabendo que ela sempre foi ajuizada. E hoje, minha angústia,meu pavor, é quando ela sai para faculdade, fico com o coração na mão!
Atrasou uns minutos, já estou ligando, ou ela mesma liga, sabendo da minha preocupação.
E,não é para menos, como a Collares,também moro em Porto Alegre, e o índice de violência, realmente é preocupante.
O pior, é saber que temos que conviver com isso, e não poder fazer nada, somente vivermos enjaulados!!!
Mara (Spama@terra.com.br)
Qui, 26 Jun 2008 18:53:16 GMT
É meninas do sul, e eu achando que por aí a violência fosse quase que nula, como sou tolo, o brasil está todo contaminado com a violência, que horror!!!
LUCIANO PORTO (porto1966@click21.com.br)
Qui, 26 Jun 2008 19:10:39 GMT
Bom, minha namorada eu conheci no Orkut...
Minha mãe surtou quando o sem noção do meu irmão contou à ela sobre meu namoro, me mudei para cá por causa dela e não me arrependo, só que eu tenho 30 anos e não 14...

Ontem estive aí no Rio visitando minha mãe e descobri que minha afilhada de 11 anos está com isso de criar perfis fakes no Orkut, dei um belo puxão de orelhas, uns 3 "Pedala Robinho" nela e apaguei o tal perfil fake, é claro que ela pode criar outros, mas como a colega Claudia Colares disse ali em cima, é bem complicado manter as crianças de hoje em dia longe do Orkut ou MSN, ainda mais com mães que trabalham o dia todo e minha comadre é uma delas.

Agora para uma mãe (assim como para nós quando nos descobrimos) é complicado descobrir que sua filha gosta de meninas e namora uma. Minha mãe disse que assim que o frio daqui passar ela vem aqui em minha casa e é claro que vai conhecer minha namorada, nem sei qual vai ser a atitude dela, mas espero que seja a melhor possível. CC, o que você faria se aos 17 anos Maria Clara dissesse que gosta de meninas?
Morenna (morennario@gmail.com)
Qui, 26 Jun 2008 20:08:26 GMT
TECNOLOGIA x LIMITES
Gente, nao tenho filhos, mas convivo com bastante adolescente e sei o qto a Net eh sedutora, como jah disse antes gosto muito, uso muito, mas eh bem verdade q nao tenho mais 18 anos. Eh claro q eh impossivel tira-los da frente do computador, mas daih a nao ter ideia doq eles veem ou fazem nos seus computadores eh muito comodo para os pais. Estamos vivendo uma reedicao da geracao criada e educada pela tv, hj sao criados e educados pela net. Penso que os pais se escondem atras desse lance de respeito a privacidade para deixar as coisas rolarem soltas. TV e Net nao sao culpadas de nada, mas pais omissos e permissivos sim. Proporcionar acesso a tecnologia eh muito valido, mas o mais importante eh dar limites, eh faze-los entender que tudo q eh d+ eh ruim.
Bjo em todos.
Liza (liizas@yahoo.com.br)
Qui, 26 Jun 2008 20:22:56 GMT
PAIS E FILHOS
Morenna,
Quando escrevi esse post, lembrei de você e fiquei imaginando o que você escreveria. Porque é claro que essas histórias não dizem respeito nem ao uso do computador nem ao homosexualismo, mas aos desvios de comportamento. É desvio usar o computador compulsivamente e freqüentar ambientes inadequados e às vezes criminosos, assim como é desvio achar que por ser gay você está no direito de agredir pessoas, de fugir de casa, chutar o balde ou coisa que o valha. A questão, como semrpre, é ficar no limite do bom senso, é ter educação, ter e dar limites, base familiar etc. Só que não é fácil, não existe fórmula e nada nos garante que vamos acertar. Daí o medo. Mas a gente vai fazendo o que pode.

Quanto à sua pergunta, minha resposta é: não tenho a menor condição de garantir como eu reagiria se minha filha me dissesse que é gay. O que sei é que não me volto e nem me voltarei contra ninguém, muito menos um filho, por sua opção sexual. Mas, olha, ainda está cedo para eu pensar nisso, vou guardar para mais tarde.

beijos

Cláudia
Cláudia Cecília
Qui, 26 Jun 2008 21:08:18 GMT
Sabe CC,
Alguns anos atrás vc dedicou uma coluna Salto Agulha à mim e ao meu noivo na época, ele ia para Itália e ia me deixar aqui por 3 meses sozinha, tenho o jornal guardado até hoje.

Eu sou uma pessoa "flex" como dizem por aí, hoje namoro uma menina mas já fui noiva e namorei muitos meninos. Minha mãe não aceita de forma alguma, e sei que ela está muito triste com isso, mas o que eu posso fazer? Amo minha mãe, mas tb amo muito minha namorada.

Saí de casa na hora certa, aos 28 anos, mesmo que eu num viesse para cá, já queria sair de casa, acho que tava na hora de deixar meus pais viverem sem ter eu por perto, mas de nada adiantou porque o mala do meu irmão continua por lá enchendo o saco deles e o meu quando apareço em casa.

Eu também tenho muito medo dessa geração que vive enfiada na frente de computdores, hoje em dia tudo é muito rápido, essas trocas de informações, acho muito perigoso minha afilhada ficar esse tempo todo sozinha na frente do pc.

Concordo com você no que você diz que é desvio uma pessoa achar que pode bater nos outros por ser gay, como também acho desvio uma pessoa bater em outra por não gostar de Gays. Frequento tanto boates para o público hetero quanto para o púbico GLS, sei respeitar quando estou numa boate HT e fico mais solta (óbvio) numa boate GLS, porque sei que as pessoas que lá estão não vão ter preconceito. Certa vez discuti com a minha namorada que é mais nova que eu, tem 21 anos, pq ela diz que eu tenho vergonha de assumí-la em público, isso é mentira, só que eu num vejo necessidade de ficar me agarrando em público, nem quando eu era noiva eu ficava. E acho que ninguém, por mais liberal que seja, esteja preparado para ver duas meninas ou dois meninos se beijando, como acontece no mundo maravilhoso do seriado The L Word, que passa na Warner.

Não tenho vergonha de me assumir BI, mas não são todos os meus amigos que sabem, muitos não gostam de gays e num vão me entender.

Torço muito para a MC ser hetero, se casar e te encher de netos, ó que fofo! Não que eu num possa fazer isso namorando uma menina, mas é tão complicado, que é melhor deixar para lá.
Morenna (morennario@gmail.com)
Qui, 26 Jun 2008 22:12:38 GMT
Sinceramente,sempre fui uma filha obediente,mas qdo cheguei na fase da adolescência,nossa,eu pirei!Akela chamada''rebelde sem causa'',por vezes com causa,mas na maioria, sem motivo algum!
É mesmo o lance da enxurrada hormonal,não tenho dúvidas!Mas daí a encomendar a morte da mãe ou sumir pra outra cidade,aí pra mim,soa um tanto exagerado!
Tenho uma filha adolescente q está me trazendo problemas em vários aspectos,Internet é o ponto principal.Se deixar,ela dorme encima do pc!Mas aí tem q regrar, e virar a mãe pentelha q fica regulando,eu não keria mas não tem como,sem escapatória!E Internet sem responsabilidade é uma arma!O q tem de pedófilo se passando por ''gatinho zona sul 14 aninhos''não tá no gibi!
Pra mim,adolescente q não é aborrecente é q nem enterro de anão,non ecsiste...rsrs...é tudo charlatanice...rs...
Mas enfim,a homossexualidade,na minha concepção,não tem nada q ver com problemas mentais,desvios comportamentais.
A tal da menina,devia ter uma depressãozinha moderada,carente,etc,encontrou uma menina pela net q tinha td a ver com ela(pq cá pra nós,homem q entende mulher,só se jogar no outro time),e pensou ter encontrado o amor da vida dela.
Agora a outra q kis matar a mãe pra viver em paz com a namorada,francamente,é maluca.Pegasse as trouxinhas,arrumasse um trampo e bye bye!
Não tenho nada contra gays,lésbicas,etc,tenho n amigos q têm essa opção sexual,e é cada um na sua,não se meta na minha vida q eu não me meto na sua,end of story,não é mesmo?
beijokas
Ioana S. Mendes
Qui, 26 Jun 2008 23:08:05 GMT
violência
Luciano
Acontece que a grande mídia fala o tempo todo no Rio e em São Paulo.Parece que Brasil é só Rio e São Paulo então é natural que essas cidades(Rio e São Paulo)venham a cabeça quando se fala de violência.
Aqui em Porto Alegre acontece de tudo.
O ano passado,por exemplo,uma aluna da mesma escola do meu filho, foi morta com um tiro na cabeça de bala perdida.
A moça estava passeando na Assis Brasil(gigante avenida da zona norte de Porto Alegre),aqui há poucos metros do meu apartamento,quando houve um assalto a banco.
Ela vinha passando,os bandidos trocaram tiros com a polícia e a bala perdida foi achada na cabeça dela.
Ontem mesmo fechou um mini- mercado ,que eu frequentava ,porque a dona disse que não aguentava mais ouvir tanto tiro e já tinha sido assaltada e tinha medo.
E para completar ganhamos o Prêmio Máximo da Violência.
O nosso presídio central foi considerado o pior do Brasil!Estamos ,nós gaúchos,muito "orgulhosos" do prêmio.
Enfim existe violência sim e muita.
Então largar filhos na rua nem pensar!
E se deixamos eles no computador somos criticados como negligentes.
Minha mãe que estava certa(como sempre).
Uma vez perguntei para ela alguma coisa sobre criação de filhos e ela me respondeu que eu não me preocupasse muito com isso porque de qualquer forma a "culpada" de tudo seria eu mesma.
Mamãe tava certa! Nós mães somos sempre culpadas.Sempre.
Se protegemos demais somos superprotetoras,se "largamos" somos desnaturadas,se damos carinho mimamos, se somos duronas somos umas megeras.
E tudo o que acontece sera sempre MEA CULPA MEA CULPA MEA MAXIMA CULPA.(batendo no peito é claro)
bjs
claudia collares (claudia.collares@redemeta.com.br)
Qui, 26 Jun 2008 23:25:51 GMT
Estamos vivendo tempos dificeis, muita persmissividade em todo lugar, fica dificil para os pais e principalmente os filhos conseguirem uma linguagem comum. A violencia apavora, a falta de carater virou regra...mas como bem disse a Collares, no fim nós mulheres somos muito cobradas - ser mãe. É foi o que eu disse no primeiro comentário do post, me sinto muito insegura, se bem que a maior parte da jornada já foi feita (meus filhos são adultos). Mas como td. mãe que se preza já estou pensando neles quando forem pais, o que será que estamos deixando de legado para as futuras gerações?
Christina (christinamotta50@hotmail.com)
Sex, 27 Jun 2008 10:01:09 GMT
Sou mãe de 2 meninos, de 10 e 8 anos e me vejo muitas vezes em situações difíceis, pequenos impasses, e tento resolvê-los seguindo um pouco da minha intuição e usando bom senso. Minha característica é ser um pouco mais liberal, mas confesso que tenho medo de ser permissiva demais com eles, mas tb sei que não existe fórmula correta, é tentar fazer o melhor (conceito muitíssimo individual), da melhor maneira, mas sempre com muito carinho, amor, compreensão e conversa..muuuuita conversa.
Hj, temos que lidar com tecnologia, a internet, a violência, e seguir em frente. Nossos pais não tiveram que passar por determinadas coisas que hj, como pais, estamos vivenciando, assim como eles tb tivéram que lidar com nossas rebeldias fundamentadas em outros desejos. Como diria Cazuza: " O tempo não pára", e temos que aprender a lidar com as mudanças.
Vanessa (vanessaspeedy@hotmail.com)
Sex, 27 Jun 2008 19:29:37 GMT
Nome
E-mail
Site
Assunto
Comentário: (obrigatório)

Digite o código ao lado para validar