Esse lance de cult é verdade mesmo. quando saio na noite a procura de uma bela companhia, sempre procuro bater um papo com a gata antes de... atacar. bem, tenho ouvido muito a frase: "Adoro sambinha na lapa" e eu retruco, mas que tipo de samba? e ouço " Ah, samba de raíz, é claro". E logo percebo que esse negócio de samba de raíz virou moda. Qualque garotinha q quer bancar uma de cult e alternativa diz isso... O Pior na maioria das vezes a gatinha sequer sabe quem foi Cartola...
Gero
Qui, 11 Out 2007 12:51:02 GMT
Preconceito
Concordo com você daniel. O pessoal do samba é mesmo preconceituoso.
Rodrigo
Qui, 11 Out 2007 13:33:02 GMT
Daniel, você fala tanto em peconceito, mas só canta samba antigo. Porquê?
Anônimo
Qui, 11 Out 2007 13:34:47 GMT
Acho q a dimiração pelo passado é tão grande que realmente o preconceito aparece...

Tem coisa nova que é boma e vc sempre fica na dúvoda se não é uma composição antiga.

MAs vc está certo, raiz é raiz, estará lá fazendo a base, devemos pensar nos frutos.

E já tem gente fazendo isso bem, Teresa Cristina, Mart'nália, Camelo, Grupo Semente entre outros.

Abs a todos e viva o samba
Patrik
Qui, 11 Out 2007 14:25:44 GMT
O que é samba de raiz? Não tem como definir.
O samba desde de sua origem sofreu mudanças e incorporações. Sempre bem-vindas para o seu crescimento. O samba é um estilo vivo e sempre será. Tenho certeza que os elementos ruins não vão ter futuro e o samba só vai levar o que for de bom. Como sempre foi.
Por exemplo, o pagode brega não durou. Como escreveu o Daniel, cadê os grupos que venderam milhões de cd's?
Vamos lá pessoal, vamos deixar de preconceito, curtir a festa, tomar uma cerveja e ouvir boas e novas músicas.
Sempre relembrando grandes mestres, que são eles que nos dão a direção a seguir.
"Tá legal, eu aceito o argumento. Mas não me altere o samba tanto assim. Olha que a rapazida tá sentindo a falta de uma cavaco, de um pandeiro e um tamborim."
Alberto Monteiro
Qui, 11 Out 2007 14:39:11 GMT
Prezado Daniel:
- Veno acompanhando teu blog desde o início, sei que como jornalista, vc tem que ser imparcial, concordo contigo.
- Não dá para agradar a todos!!
- A função do jornalista, independente de ser samba, morte, previdencia, ou qualquer outra notícia é informar!
- Não nasci sambista, me tornei um com o passar dos anos ( vivencias familiares, rodas de samba, os famos churrascos, etc...e lá se vão alguns...anos ).
- Hoje, não me digo um estudioso do samba, e sim um eterno aprendiz e bom ouvinte, pois não ouço só samba, ouço todos os generos musicais, do jazz ao coco, das marchinhas ao hino nacional, o importante é ter ouvido musical e principalmente gostar de MÙSICA!!!
Sucesso em sua carreira Daniel, seja como cantor ou jornalista!
Abraços!!!!
habba (cariba_10@hotmail.com)
Qui, 11 Out 2007 15:56:22 GMT
Samba é samba e pronto. tem samba ruim e samba bom.é isso.
Thales Ramos (ageoliveira@yahoo.com.br)
Qui, 11 Out 2007 20:17:59 GMT
Samba de Raiz, Samba autêntico, não sei o rótulo mas existe sim as diferenças. Temos estilos diferentes dentro do gênero, não dá para querer comparar por exemplo, um samba do Paulinho da Viola com os sambas tradicionalmentes gravados pelo Belo, ou pelo samba do Jeito Moleque. Eu não sou purista, sou compositor e estaria serrando o galho comigo em cima, se dissesse que só os compositores de antigamente prestam, claro que não. Mas que tem gente fazendo samba aí, sem conhecimento de causa, ahh isso tem. Também não concordo que o samba está na melhor fase não. Aliás, que gênero musical que está em boa fase, o que vemos, na grande maioria são músicas pobres em letras e harmonicamente. Hoje em dia, prezam mais o lado comercial do que a qualidade do produto. Tem gente, aí entram os novos bons sambistas, tentando mudar mas pra vivermos a melhor fase do samba, acho que vai demorar um pouco ainda.

Abraços
Marcus Monteiro (monteiro.marcus@gmail.com)
Qui, 11 Out 2007 21:51:28 GMT
comentando
A maioria dos que gostam de samba não está nem aí para saber que raça é a do samba igual cachorro se é fila ou pequinês o que importa é o tamanho da mordida. Abraços
ivonete de lima (netyluar@ig.com.br)
Sab, 13 Out 2007 13:53:46 GMT
Samba de raiz ou nao.
Concordo com o Daniel em relaçao a preconceito e infelizmente percebo que tais coisas partem muito de nós, cariocas. Quem nao se lembra do pan -americano, quando houve "bambas" que torceram o nariz porque o tema dos jogos foi composto por paulistas. Agora, gostaria de saber como pode ser definido samba de raiz. O que existe é samba bom ou ruim. Seja de raiz ou não. O que passa disso é mero palavrório (Aldo, Casimiro de Abreu).
Aldo Gomes (aldo-gomes@oi.com.br)
Seg, 15 Out 2007 07:05:13 GMT
Não creio que exista preconceito por parte dos sambistas ou freqüentadores contra gente de classe média, ou branca, ou sei lá o q. Isso é fomentado pela mídia, que precisa de assunto, e fica criando "polêmicas" que não existem. Se há preconceito parte de pouquíssimas pessoas, todas anônimas.

Moyseis Marques é claro e forrozeiro, mas eh elogiado por Luiz Carlos da Vila. Leandro Fregonesi é loiro de olhos verdes, e tem parceria com vários mestres. Nei Lopes é amigão de Fátima Guedes, tbm clara, e já dividiu palco com ela. Wilson Moreira deu uma valsa inédita para o É com Esse que Eu Vou, todo formado por universitários.

Eu vivo no samba e vejo o carinho com que os mestres tratam as pessoas de todas as classes e raças.

O q acontece é que, como em todos os estilos e grupos, tem gente que é fraca, ou iniciante. Tem gente que não sabe tocar, cantar, compor. Gente que chega como se fosse o dono do pedaço, querendo tocar sem conhecer ninguém, enchendo a cara, qrendo dar em cima da namorada do músico... Gente q é chata. E aí... aí não dá, aí a pessoa vai ser malvista. E ficar achando que foi por preconceito... Nada disso.

Eu frequento o BIP, reduto da classe média universitária, jornalistas, professores... E garanto que qdo chega lá um bamba, é tratado com respeito, e ele tbm trata c respeito todo mundo. Por outro lado, alguém já foi ao Cacique, reduto de subúrbio, e viu alguém sofrer preconceito por ser loiro? Ah, me poupem.

Quanto à expressão "samba de raiz", não é boa nem ruim: é uma maneira rápida de dizer: "gosto do samba do Cartola, não é do do Belo, não". Se não tivesse havido a leva anos 90 que usou os nomes de "pagode" e "samba" para vender lixo, essa diferenciação não precisaria existir.
Eugenia
Seg, 15 Out 2007 10:03:08 GMT
...só para explicar (já que nem todo mundo conhece o Moyseis), ele é forrozeiro E sambista, jogando bem nas 2 posições. Ouçam o disco dele, é maravilhoso!
Eugenia
Seg, 15 Out 2007 10:06:02 GMT
to contigo!
bom esse comentario.
eu compartilho da opiniao de que a musica mudo mundialmente, ouve evoluções significativas, instrumentos originalmente de outros ritmos ganharam um belo espaço em outras vertentes musicas, samplers, o Dudu nobre jogou solo de guitarra no partido alto! issu tudo é muito interessante.
No momento a musica vive na fase da experimentação, vi que voce tambem é um fã do Camelo, como tambem sou: Los Hermanos, O Rappa representou sim um samba mais eclético e experimental.
Sou da Regiao dos Lagos e sofro preconceito porque sou sambista e admiro o que na verdade vem dai.
boa discussao, fora preconceitos! o que é importante é levantar a bandeira da musica.
Salve Marcelo D2, o novo malandro " Meu samba é assim!" frase perfeita
ian pessanha ribeiro!!!!..... (dickroicat@hotmail.com)
Seg, 15 Out 2007 14:10:06 GMT
Dá-lhe Eugênia
Ótimo o seu comentário Eugênia. Concordo plenamente com sua colocações. É isso aí mesmo o que acontece.Um abraço, Paulo Revoredo.
Paulo Revoredo (psrmc@oi.com.br)
Seg, 15 Out 2007 15:34:46 GMT
Considerando ...
Não acho que sejam os antigos sambistas os preconceituosos não. Muito pelo contrário. O Wilson Moreira, o Nei Lopes e o Luiz Carlos da Vila são pessoas esclarecidas e com posições muito coerentes.

Oq incomoda bastante é uma galera da nova geração (seja público e/ou músico) que fala em nome do samba ... como se fossem a própria reencarnação do Donga e do João da Baiana.

E ainda sobre preconceito ... que casa da Lapa toca música do Bezerra da Silva? será pq? É pq ele tb não tinha qualidade? Pq não era sambista "de verdade"? Sei não, sei não ...

Sobre os sambas do subúrbio. Já vi preconceito sim. Diversas vezes. Não dá para fechar os olhos para isso ...

Vou dar um exemplo ... a galera é tão dividida que vc não vê compositor de meio de ano se inscrevendo em escola de samba. E quem é de escola nunca consegue gravar no meio de ano... pq!?

Sambista carioca acha que só o Rio tem “samba autêntico”. E, para mim, isso é uma bobagem ... o samba é muito maior do que este regionalismo e várias portas são fechadas por causa deste pensamento. Na verdade, os “subgêneros” deveriam se complementar, se ajudar ... Mas eles se digladiam ... o que é uma pena.
Daniel Pereira
Seg, 15 Out 2007 16:20:23 GMT
Tem sim um grupinho da zona sul que se acha intelectual e entendedor de samba. Falam de Cartola e nunca foram ao subúrbio. Por isso que a gente também não dá mole quando esta galerinha vem pra cá.

Daniel você sabe que é bem chegado meu cumpadre. E me deve uma visita. Lembra que me prometeu no Bar da Ladeira?
Júlio
Qua, 17 Out 2007 09:16:49 GMT
A Eugênia disse tudo! Mas de certa forma, não vejo nada de errado em haver subgêneros. Desde que assumam como subgênero ou como estilos diferentes. Não dá pra comparar Belo, Sorriso Moleque e Jeito Maroto (tá errado, sei, mas é que é tudo tão igual que dá até pra trocar de nome), com a poesia de outros compositores (sejam antigos ou contemporâneos). Melodia então, nem se fala! Veja a diferença de um acústico do Paulinho da Viola ou do Zeca Pagodinho, onde outros instrumentos são "experimentados", com o fato de botar guitarra (aqueles meninos de cabeça amarela faziam isso!).
O blog é de samba, mas não custa comparar com outro tipo de música: a música sertaneja que meu pai ouvia, quando eu era pequena, era tipo Tonico e Tinoco. Com viola debaixo do braço. Falando de coisas do cotidiano, do campo, da simplicidade daquelas pessoas, de sentimento... Aí vieram as duplas! Putz! Voz anasalada e forçada, visual importado tipo cowboy, bateria, guitarra, baixo...
Dá pra levar a sério, enquanto música, ou somente como gênero comercial?
Outro exemplo é o forró. Pra não ressucitar Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, compare-se então o Raiz do Sana com os Aviões do Forró ou Colapso! Deve ter gente boa fazendo foró no Nordeste, mas não chega aqui pra gente porque não é comercialmente viável, para gravadoras.
Mas eu acho bom que exista, no caso do samba,que exista a variedade. Mas me permitam dizer o que a gente prefere!
Nadia
Sab, 20 Out 2007 10:43:56 GMT
Nadia: existe sim pessoas fazendo bom forró, é o caso do Trio Nordestino ou Santana ou o grande Flávio José !!!!..vc com certeza deve ter ouvido alguma coisa deles...e gavioes ou calypso ou calcinha preta não é bom forró..são grupos perfeitamente comparáveis no caso do samba aos Art Pòpular, Negritude, SPC..!
Álvaro Cavajani (alvarocavajani@hotmail.com)
Qua, 24 Out 2007 20:40:35 GMT
Cara, me tire uma dúvida...
de onde o Camelo tirou esse verso? "Quem se atreve a me dizer do que é feito o samba???
Isso parece de um samba do "tempo-do-bumba" e eu não consigo me lembrar!!!
abs
GRB
Sab, 27 Out 2007 15:30:30 GMT
Beth está para o samba assim como o samba está para Beth.
Anônimo
Seg, 29 Out 2007 12:41:52 GMT
Nome
E-mail
Site
Assunto
Comentário: (obrigatório)

Digite o código ao lado para validar