Creio que o governo tem que meter a mão no bolso, sim. Já que recebe os bônus (mais grana vinda do turismo, mais comércio etc.) que suporte os ônus.

O governo financia show de música clássica, show de rock, e não vai financiar bloco de Carnaval?
Eugenia
Seg, 15 Out 2007 14:25:13 GMT
Falta critério ...
Eugênia, não acontecem 300 shows de rock, nem muito menos 300 concertos em apenas quatro dias. A comparação não pode ser esta. Tudo bem que se defenda que o governo dê algum (pequeno) suporte de estrura. mas sobre dinheiro vivo ...

1 - Qual seria o critério para liberar a verba? 2 - Basta querer desfilar para colocar o dinheiro no bolso?
3 - Quem define os blocos que devem receber?
Daniel Pereira
Seg, 15 Out 2007 14:51:38 GMT
Daniel,
Senti um tom meio soberbo no seu post. Concordo que tem algumas reivindicações furadas. Mas vc falando parece até que quer derrubar todos os pedidos.
1- Acredito que o Governo tem que ter capacidade para atender os foliões sim e de preferência com equipe em pontos do carnaval de rua. Tem que rolar um plano de emergência deles!
2-Amigo, já tem tanta gente ganhando dinheiro de forma irregular. Pelo com os banheiros alguém ia ficar rico mantendo a cidade limpa.
3- Tb não entendi!
4-Concordo.
5-Acredito que o Governo pode colocar palcos em alguns locais que passem bantante blocos. Tenho quase certeza que é o Governo que coloca o palco do Cordão do Boitatá.
6- Diminuir a burocracia ao meu ver não quer dizer abrir as pernas e liberar tudo quanto é irregularidade.
7- Concordo!
8- Eles estão sonhando alto. Mas de esse de repente é o caminho para se chegar a um valor mais justo.
9- É claro que essa reivindicação é muito importante. Afinal os 2 setores lucram muito com o carnaval de rua do Rio.
10- O Chico Alencar fez um informativo muito completo em 2007.
É isso!
Abraços
Marcos Ramos
Anônimo
Seg, 15 Out 2007 20:26:47 GMT
Ué, mas a Secretaria de Cultura faz essa escolha todo ano, qd decide q projetos apoiar. Sempre se faz uma escolha, sempre se analisa em q investir, levando em conta fatores variados.

Qto ao valor dos shows de rock... Cara, se vc lembrar o q os Stones ganharam dá, sim, pra financiar 300 blocos. Inclusive os do subúrbio, q, ao contrário dos da zona sul, não têm patrocínio de cervejaria. Os profissionais de marketing devem achar q suburbano só bebe cachaça :D

O q sinto é um preconceito mt grande qd se fala em dinheiro para o samba. Não vi nenhum amigo roqueiro reclamar da verba paga aos Stones. Não vi nenhum fã de música clássica reclamar dos valores pagos aos balés russos trazidos para trazê-los ao Municipal. Mas é só falar em dinheiro para o samba que neguinho enrola. Parece que o nosso ritmo é diferente dos outros, inferior, sei lá. Não tem explicação.

Não acho q tem q dar rios de dinheiro, mas banheiro, segurança, palco para o Flor do Sereno, palco para o Boitatá, uma injeção de recursos para os blocos do subúrbio, uma parte do que as Escolas ganham... Isso tem q ter.
Eugenia
Ter, 16 Out 2007 07:41:23 GMT
Concordo com a Eugênia em gênero, número e grau!
Gero
Ter, 16 Out 2007 09:45:23 GMT
Concordo com o Marcos e com a Eugenia.
Pega leve Daniel!
Maria Vergueiro
Ter, 16 Out 2007 11:33:20 GMT
Vamos pensar juntos ...
Gente, não é soberba não, mas esta discussão nunca avança. Nos últimos quatro anos eu ouço as mesmas reivindicações e a resposta é sempre um sonoro NÃO. Vamos para a realidade: não tem policial suficiente, não tem médico suficiente e ambulância muito menos.

Experiência própria, eu já vi a PM ter que correr pq não tinha como apaziguar confusões. Quantos homens dariam conta do Bola Preta, que reúne 200 mil pessoas? E se os policiais estiverem todos nos blocos, como fica o resto da cidade? E as estradas? E os morros? E os assaltos? E os boletins de ocorrência? Quem é que vai fazer esta parte?

Gente, colocar ambulância pública em bloco chega ser uma piada. Tem gente morrendo nas estradas porque não tem socorro em tempo hábil. É preciso da ajuda dos Anjos do Asfalto. Aí o governo vai se preocupar em dar glicose na veia de folião?

Médico do estado em bloco para atendimento de emergência ... poxa, não é possível pensar nisso. Falta médico na emergência do Souza Aguiar para atender baleado, acidentado, esfaqueado... É muita pretensão querer um profissional disponível pertinho do bloco para atender folião com mal-estar.

Sejamos razoáveis, não tem como atender 90% destas reivindicações. Seria uma falta de responsabilidade com a cidade.

Agora, o lance das listas com os itinerários seria interessante. Um estudo para ver o potencial financeiro do carnaval de rua seria imprescindível. Pensar uma forma de atrair a iniciativa privada é mais do que urgente. Mas o negócio funciona sempre na base do improviso e tem gente que acha que tem que ser assim mesmo. Aí depois fica pedindo dinheiro público para desfilar.

Mas, vamos esquecer estes argumetos que usei ...

Juro que mudo a minha posição se alguém me apresentar um critério justo para a liberação da verba. Que inclua os blocos do subúrbio e não penas os do centro e da zona sul. Se o secretário de segurança disser que tem condição de dar segurança para TODOS os blocos eu mudo de opinião ... se o secretário de saúde me mostrar que tem condição de disponibilizar ambulância e médico para TODOS os blocos e ainda atender nos hospitais eu mudo de opinião ...

Agora, eu nunca vou defender, exclusivamente, os blocos da zona sul e do centro ... se der o dinheiro, tem que dar para TODOS. Ouvi dizer que já são mais de 400 cordões só na cidade do Rio ... oq me levaria a defender apenas 12?
Daniel Pereira
Ter, 16 Out 2007 11:35:20 GMT
Sempre achei que o governo deveria pagar os desfiles. Mas, realmente, nunca tinha pensado nisso que vc tá falando, Daniel ... por que você não entrevista alguém dos blocos para que eles se justifiquem?

Parabéns pelo blogue.
Ilana
Ter, 16 Out 2007 13:54:10 GMT
O blog é de samba ou de carnaval?
Anônimo
Ter, 16 Out 2007 13:56:01 GMT
Daniel,
O dever de cada um é lutar pelo que acha justo. Esses pedidos fazem um pressão no Governo. O importante é sempre tentar, por mais que os pedidos sejam loucos!
Agora o que não pode é chegar um cara que escreve sobre samba e nitidamente puxar a sardinha para o lado do Governo. Sei que vc tem seus pensamnetos. Mas mesmo que seja indiretamente, vc parece apoiar o Governo.
Coitadinho do Governo...não tem medico e policial suficiente...hahaha
Capacidade para roubar eles tem de sobra!
Meu amigo, até piadinha vc fez com os pedidos dos organizadores da Folia!
Não se esqueça que vc escreve no site de um jornal de grande circulação!!!!!!!!!!
Juliano Nogueira
Ter, 16 Out 2007 14:21:44 GMT
Pedidos à toa
Acho que tem que fazer pedidos viáveis e não queimar cartucho. Os caras do governo já não gostam de atender e quando atendem os blocos não sabem o que pedir.
Anônimo
Ter, 16 Out 2007 14:29:01 GMT
acho que o governo deve colaborar com algum sim, claro e com outras coisas. mas tem que se ter um bom senso com certas coisas. o show dos stones ocorre em um só local, num determinado dia. o balé ou show de música clássica a mesma coisa. os blocos ocorrem simultaneamente em várias partes da cidade.sendo assim, praticamente todo o efetivo policial e outros serviços teriam que ficar em função disso, esse é o problema. mas pode-se estudar soluções, como deslocar maior número de policiais a blocos mais cheios.
Thales Ramos (ageoliveira@yahoo.com.br)
Ter, 16 Out 2007 17:39:26 GMT
Em nenhum momento eu li algo relacionado a maior contingente policial!
Mamar nas tetas todo mundo quer...mas na hora de dar um pouquinho para o bem do carnaval é que complica!!!
Jota Araujo
Ter, 16 Out 2007 21:22:30 GMT
Apoiado
É isso mesmo Daniel. Se o governo der dinheiro, segurança, palco, ambulância e banheiro toda a verba do patrocínio privado vai para o bolso dos organizadores.
Júlio César
Qua, 17 Out 2007 09:00:18 GMT
Quanto o governo do Rio arrecada em impostos durante o carnaval?? Mesmo com toda sonegação de empresas que fornecem infra-estrutura para turistas no carnaval, ainda sobra bastante para o governo. Nada mais justo que reverter parte dessa grana para segurança nas ruas mais movimentadas por conta dos blocos. Por outro lado, alguns blocos têm patrocínio de cervejarias e faturam bastante também! Concordo que não deve ser somente do governo a responsabilidade pela saúde e segurança nos blocos. O dinheiro dos patrocinadores tem que aparecer não só para os carros de som, mas para a infra-estrutura. Quanto o número de médicos e policiais serem insuficientes, isso é uma questão de planejamento. Podemos contratar empresas de segurança ao invés de deslocar policiais e fazer um programa com as faculdades de medicina para recrutar estagiários durante o carnaval! Para isso, governo e blocos com patrocínio têm que abrir o bolso!!
Anabelly
Qua, 17 Out 2007 09:33:59 GMT
PO DANIEL ESSE É UM ASSUNTO QUE DEVE SER DISCUTIDO MESMO.JA CHEGA DE FORMULAS MÁGICAS, QUE NUNCA SAEM DO PAPEL.AINDA NÃO VI NA IMPRENSA UMA DISCUSSÃO SOBRE ISSO, COMO DISSE A ILANA SERIA LEGAL VC ENTREVISTAR ALGUNS ORGANIZADORES DE BLOCOS PARA TRAZER PARA NÓS A OPINIÃO DELES SOBRE ESSAS QUESTÕES.
UM ABRAÇO
RAPHAEL (raphaelbateria@globo.com)
Qua, 17 Out 2007 10:53:50 GMT
Os blocos têm que se organizar para fazer shows e vender camisetas. E com isso arrecadar o dinheiro para o desfile.

Concordo com você Daniel, mas também não dá para tirar a polícia da rua.
Flávio Macedo
Qua, 17 Out 2007 12:03:41 GMT
Daniel - eu não te entendo. Você deveria apoiar os blocos. Se os jornalistas pressionassem o governo eles davam o dinheiro. Mas dá para perceber que você só quer derrubar.
Anônimo
Qua, 17 Out 2007 12:11:50 GMT
Concordo com o Thales. O governo deve colaborar com algo e com outras coisas. Mas bom senso é fundamental. E também com a Anabelly. O governo fatura bastante com o turismo do carnaval. E esse dinheiro pode ser melhor distribuído nos blocos, que são eventos abertos e mais populares do que os desfiles no sambódromo que são caros e feitos para turistas. O povão só fica na pior parte do espetáculo. Mas para isso ser bem feito creio que deva ser pensado com planejamento. Saber o que pedir para tornar mais prazeroso, seguro e confortável os desfiles dos blocos, sem prejudicar a cidade e sobrecarregar os outros serviços de direito de todos os cidadãos. Saber pedir não é bater na porta do governo e falar "quero dinehiro pra desfilar, me dá isso, isso e mais aquilo". Tem que ser pensado e planejado. O movimento dos blocos já está cheio de medidas e reivindicações paliativas que no final das contas conseguem pouca coisa.
Abs
Bruno
Qua, 17 Out 2007 12:58:07 GMT
Cada um faz o seu papel.
Governo garante segurança, saúde e trânsito e os blocos ficam com carros de som, palcos, banheiros, infra-estrutura.
O ideal é a parceira com empresas. Daí elas têm sua imagem beneficiada e fazem a festa da galera.
Agora, os blocos têm que agir com transparência. Muitos deles têm grandes patrocinadores por trás e ainda vêm pedir esmola pro governo. Pra onde vai essa verba?
Se for assim vou fazer um bloco tb. Ou o bloco do "eu sozinho" ou outro "eu e meus amigos". E boto dinheiro no bolso.
Vamos lá minha gente, ninguém quer uma super produção. A graça do bloco é o povo na rua, o improviso, a criatividade da galera. Daqui a pouco botam um abadá e fecham a rua. Aí acabou-se o que era doce.
Viva o Zé Pereira! Viva os blocos de rua! Viva o Samba!
Alberto
Qui, 18 Out 2007 12:20:01 GMT
Nome
E-mail
Site
Assunto
Comentário: (obrigatório)

Digite o código ao lado para validar