Arlindo é tudo de bom!
Arlindo é mais um exemplo de q não deve haver preconceitos, que isso é coisa do passado - um tema aliás para lá de comentado neste blog. O samba realmente não tem fronteiras. Arlindo tb não...
Karla Rúbia
Seg, 17 Mar 2008 15:38:54 GMT
Dá-lhe Arlindo
Dá-lhe Arlindo!!! Parabéns pela matéria Daniel.
Glaucia
Ter, 18 Mar 2008 10:14:57 GMT
comentário
Arlindo é o samba em pessoa, o Rio está de parabéns com mais esse gênio do samba ele é o AR-LINDO que precisavamos respirar.
Parabéns.
marco silva (m1silva@oi.com.br)
Ter, 18 Mar 2008 11:29:55 GMT
O samba não tem fronteiras e também não tem rosto (aparência). Há muitos assunto no mundo do samba a serem explorados com propriedade e sem futilidades e modismos. A genialidade de Arlindo Cruz é apenas um deles.

Quem rotulou sambistas de "feios e bregas" e acharam importante externar seus comentários, podem fazer um mea culpa agora!

Gisele
Gisele
Ter, 18 Mar 2008 13:28:36 GMT
Ele merece, ele merece
O Arlindo é o maior sambista do Brasil. Ninguém representa melhor o espírito do samba do que ele. A mídia bateu muito forte em cima da figura do Zeca Pagodinho e só agora abre os olhos para outros grandes sambistas. este sucesso é fruto de muito trabalho e de perseverança do Arlindo. Ele merece, ele merece.
Guida
Ter, 18 Mar 2008 14:28:04 GMT
Grande Daniel. O Arlindo é realmente o maior sambista da atualidade. É uma pena que a mídia tenha descoberto isso só agora. Antes tarde do que nunca. Um abraço e vê se não some.
Rafinha
Ter, 18 Mar 2008 14:43:15 GMT
De fato, qualquer elogio é pouco para o gênio e o talento de Arlindo Cruz. Agora dizer que ele precisava ultrapassar os limites do samba, francamente. O samba não é um terreno murado, ele é uma casa de portas e janelas abertas, onde cabem influencias das mais diversas tradições musicais. O samba vai do repente ao jazz. E, quanto ao não divulgar a entrevista com o Arlindo...eu sei mas não vou contar? Isso lá é atitude para alguém que usa meio jornalístico para se comunicar? Ou será que preciso lembrar que o blog está hospedado no site de um jornal?
Farias (wrfarias@click21.com.br)
Ter, 18 Mar 2008 15:33:48 GMT
Considerando ...
1 - Caro FARIAS, existem situações em que as pessoas conversam (informalmente) e não têm a mínima intenção de que aquilo que estão falando saia na mídia. Cabe a nós (jornalistas) saber identificar até que ponto podemos divulgar estas informações. Isso vai da consciência de cada um. E a minha disse para não escrever.

2 - Cara Gisele, o Ministério da Saúde adverte: mágoa no coração entope as artérias.
Daniel Pereira
Ter, 18 Mar 2008 16:23:00 GMT
Gente chata
É muita gente chata neste blog. Tem gente que não perde a oportunidade de despejar o seu veneno.

Meu irmãozinho Daniel, deixe isso de lado. Não dê assunto para este pessoal invejoso.

O samba te agradece pela força que você tem dado. Apareça lá na feijoada da Mangueira. Estamos ansiosos por mais uma visita sua. O Bira sempre fala de você.
Bruno
Ter, 18 Mar 2008 16:37:33 GMT
Daniel numa boa, não force a barra.

Em primeiro lugar o Arlindo não é sambista, e sim pagodeiro. Ele é um cara que não tem o mínimo compromisso com o samba, e sim com o dinheiro, aliás não vejo mal algum nisso, só acho um equívoco falar que o cara é o maior sambista do país.

O maior pagodeiro tudo bem. É fato Daniel, não é implicância minha não. Você está botando ele num patamar acima de Monarco, Paulinho, Casquinha, Nelson Sargento, Wladir 59...

Não me leve a mal, espero que voc~e não apague esse comentário, pois é apenas o meu ponto de vista, não estou agredindo ninguém e não tenho nada contra o Arlindo, mas sim contra a sua supervalorização.

Abraços.
Serginho Pereira
Ter, 18 Mar 2008 17:50:45 GMT
pois é....!!!!!!!!
....vc se diz tão aberto a novos ritmos e talz! ja vi vc citar frases do Los Hermanos! ...tava merecendo uma resenha do ultimo cd do D2 " meu samba é assim" o cara bota pra cima pra caramba a bandeira dos arquitetos da musica brasileira, a resenha do cd do Jorge Aragão de 2006! ...sem duvidas um dos melhores dos ultimos tempos esse cd sim mostrou pra que veio to sempre falando isso aqui vc de olhos fechados o Mauro no blog dele postou e vc nada! se liga ai! ....Quinteto em preto e branco, essa geraçao promete!
Quanto ao Arlindo acompanho a historia dele ele ta na midia porque colou com os que tao na midia! ... a qualidade dele nao mudou em nada!
ian ribeiro. (dickroicat@hotmail.com)
Qua, 19 Mar 2008 07:05:32 GMT
Considerando - parte 2
1 – Oi Serginho – Legal esta questão que vc levantou. Eu não vejo de modo pejorativo o título de “pagodeiro”. Acho, aliás, que ele foi usado de forma errada para classificar uma galera que nunca fez pagode na vida. Isso, definitivamente, não é o caso do Arlindo.

Quando vc chama de "pagodeiro" com tom pejorativo, acaba colocando Arlindo, Sombrinha, Candeia, Almir Guineto, Jorge Aragão, Zeca e tantos outros no mesmo patamar do Vavá do Karametade, do Salgadinho, do Krigor etc, etc e etc.

Minha humilde opinião (e ninguém precisa concordar) é que o Arlindo é o sambista mais atuante do Brasil. E isso merece estar registrado. Acho que no futuro as gerações falarão dele com o mesmo saudosismo que falam de Candeia e Cartola. Mas, infelizmente, sambista só é reconhecido quando morre. Tomara que isso mude e no que depender de mim: é Arlindo Cruz para presidente (RISOS). Afinal, não vejo pq não supervalorizar alguém que, de fato, tem super valor. Não acho exagero compará-lo aos “monstros sagrados do samba”. Para mim, ele faz parte deste seleto grupo sim.

2 – Oi Ian – Te confesso que às vezes falta tempo para escrever. Sem dúvida, os dois discos que vc citou são ótimos. O D2 é um cara esclarecido, que faz muito pelo samba. E isso se estende ao “Gabriel, O Pensador”. Ambos dão força para um monte de gente. Assim que puder eu escrevo algo sobre o D2, quem sabe até uma entrevista com ele. O disco do Jorge Aragão eu acho mais difícil sair, pq já passou muito tempo do lançamento. Talvez no próximo ...

Um abraço para vcs ...
Daniel Pereira
Qua, 19 Mar 2008 09:01:51 GMT
Então vamos lá Daniel:

me cite uma obra, apenas uma, do Arlindo, Zeca, Jorge Aragão, que você acha que vai marcar, uma obra deles que você possa botar no mesmo patamar de um " Dia de Graça " do Candeia, ou então de " Tempos Idos " de Cartola.

Eu estou falando de fatos, não de suposição, e quando falo a palavra pagodeiro, estou botando sim o Arlindo no mesmo patamar de Vavá, Salgadinho, e Krigor. A única diferença é que eles nunca falaram que eram sambistas e o Arlindo fala.

Você quer que eu te cite quantas porcarias que o Arlindo fez?

Agora me cite uma porcaria que o Cartola fez, apenas uma.
Serginho Pereira
Qua, 19 Mar 2008 10:21:56 GMT
Só no sapatinho ( Arlindo Cruz )

Ela chega vaidosa e sorridente
Todo mundo logo sente seu perfume pelo ar
Ela dança com um swing diferente
Vai pra trás e vai pra frente, vai descendo devagar
Essa gata tem um jogo de cintura
É uma uva bem madura e a galera quer provar
Vagabundo tá na rua da amargura
Anda cheio de fissura mas sou eu que vou pegar
Só no sapatinho, ôh, ôh
Só no sapatinho, ôh, ôh
Só no sapatinho, ôh, ôh
Estão querendo disputar o meu espaço
Invadir o meu pedaço, mas não vou dar mole não
Já andaram rastreando o meu caminho
Pra saber se eu tô sozinho ou se tô nesse avião
Estão querendo me vencer pelo cansaço
Pra saber o que é que eu faço, mas quem fala é vacilão
Meu tempero, tem amor e tem carinho
Vou comendo bem quietinho, pra não dar indigestão
Só no sapatinho, ôh, ôh
Só no sapatinho, ôh, ôh
Só no sapatinho, ôh, ôh

A carrocinha ( Arlindo Cruz )

Vou armando a carrocinha
Pra vender cachorro quente
Vem gente provar, vem gente

Hoje em dia a gente come o que dá pra comprar
Já tem gente reservando o almoço e o jantar
Trinta contos já dá pra pagar
Um tremendo banquete, salsicha no pão
Vem gente provar que é bom

Vou armando a carrocinha
Pra vender cachorro quente
Vem gente provar, vem gente

Já tem gente viajando à pé pra provar
Já tem rico dispensando até caviar
Trinta contos já dá pra pagar
Você pode sonhar com arroz e feijão
Vem gente provar que é bom

Vou armando a carrocinha
Pra vender cachorro quente
Vem gente provar, vem gente

No tempo da minha avó
Era tudo diferente, olha aí que vem
Vem gente provar, vem gente
Trinta contos já dá pra pagar
Mais de um mês de almoço, café e a pensão
Vem gente provar que é bom

Antes dava pra bancar
Hoje nem pra fazer frente, olha aí que vem
Vem gente provar, vem gente
Trinta contos já dá pra pagar
Mas cuidado menino com a tal inflação
Vem gente provar que é bom

Agora eu lhes pergunto com toda franquesa: será o Arlindo Cruz o maior sambista vivo?
Serginho Pereira
Qua, 19 Mar 2008 10:29:08 GMT
Serginho, nobre colega...
Meu caro Serginho, eu não espero que vc mude de opinião. Apenas consigo separar as coisas. O Arlindo é músico e viver de música tem destas coisas ... não acho que fazer "música para o mercado" diminui ninguém. Muito pelo contrário, no caso dele (Arlindo) só mostra versatilidade.

Não dá para negar amigo, ninguém produz mais do que Arlindo Cruz hoje em dia. O cara é uma "máquina" de fazer música. E os caminhos melódicos variam ... isso é genial, conseguir passear pelos vários estilos de samba e nunca ser repetitivo.

Este talvez seja o grande diferencial do Arlindo. O cara sabe fazer de tudo no samba. E faz bem feito, seja pagode meloso, samba-enredo, samba-canção, samba-funk, partido alto etc, etc e etc...

Porém, vc não precisa gostar dele, ok? Sobre oq vc chama de "porcaria", é uma opinião sua, já foi registrada. Embora eu não concorde...
Daniel Pereira
Qua, 19 Mar 2008 12:21:34 GMT
comentário
O cara é mesmo o maximo, era tudo que faltava no mundo do samba pra se juntar aos bambas como Candeia, Paulinho, Martinho, Zeca, Joao da Baina, Cartola, Noel e tantos outros.
Este é o Ar-Lindo que o Rio aguardava,
Parabéns parceiro. Que DEUS continue te iluminando
marco silva (m1silva@oi.com.br)
Qua, 19 Mar 2008 14:15:42 GMT
Parabéns!
Oi Daniel. O seu jeito sereno e coerente de tratar estas questões faz a gente repensar o nosso tão querido samba. Faz um tempão que não comento aqui no blog, mas sempre leio. Parabéns para você. Sou sua fã.
Ilana
Qua, 19 Mar 2008 15:40:44 GMT
Parabéns!
Oi Daniel. O seu jeito sereno e coerente de tratar estas questões faz a gente repensar o nosso tão querido samba. Faz um tempão que não comento aqui no blog, mas sempre leio. Parabéns para você. Sou sua fã.
Ilana
Qua, 19 Mar 2008 15:41:14 GMT
Fala Daniel

você tem uns leitores que morreram e esqueceram de enterrar, hein !!! os caras parecem que pararam no tempo ...

Bom, qunato ao Arlindo, o cara é muito bom, mesmo ... bom pra gente, bom para o samba !!!

um grande abraço

Eduardo Aveiro
Eduardo Aveiro
Qua, 19 Mar 2008 16:56:23 GMT
Penso assim:
Daniel diz: "Quando vc chama de "pagodeiro" com tom pejorativo, acaba colocando Arlindo, Sombrinha, Candeia, Almir Guineto, Jorge Aragão, Zeca e tantos outros no mesmo patamar do Vavá do Karametade, do Salgadinho, do Krigor etc, etc e etc."

Depois diz:"O Arlindo é músico e viver de música tem destas coisas ... não acho que fazer "música para o mercado" diminui ninguém. Muito pelo contrário, no caso dele (Arlindo) só mostra versatilidade."

Não há aí, então, algum preconceito? Porque o que ficou parecendo, é que o Arlindo Cruz pode fazer músicas de qualidade, digamos, duvidosa,com o pretexto de que viver de música não é fácil e os "pagodeiros" não podem. Mesmo que essas músicas de baixa qualidade fossem criadas por pura necessidade financeira( o que eu acho um tanto falacioso, em se tratando de Arlindo e esses pagodeiros citados )a qualidade duvidosa é indiscutível. Talvez, o rapaz tenha sido um pouco brusco em seus comentários, mas creio que ele etnha razão em alguns aspectos. Arlindo, obviamente, teu o seu valor, mas pra "perfeito", carece muito ainda. Eu olho os sambistas antigos, como o Candeia, por exemplo, que sem um terço da mídia que esses caras de hoje tem, conseguiram fazer seus nomes serem cravados no mural da história. Concordo com o Serginho sobre o "forçar a barra". De cá, tenho a impressão de "autobiografia".
José Carlos (zehbulhufas@gmail.com)
Qua, 19 Mar 2008 21:24:40 GMT
Considerando - parte 3
Oi José Carlos - Eu não diria "qualidade duvidosa", mas sim "proposta diferente". Acho que assim respondo oq vc chamou de preconceito de minha parte ... penso que TODOS os músicos (independentemente do estilo) podem fazer oq bem entenderem de suas carreiras. E o público e os críticos podem gostar ou não. O legal é que este blog é um espaço democrático. E cada um pode pensar e opinar sobre tudo, inclusive sobre o blogueiro, que está sempre na berlinda (RISOS). Aliás, muito legal a forma educada que vc expôs a sua opinião.

"Pode chegar se quiser ... traga o seu coração, sua presença de mão ... a casa é grande e é toda nossa ... vamos cuidar da harmonia com a nossa evolução ... não vamos deixar um e outro pelar ..."
Daniel Pereira
Qui, 20 Mar 2008 11:40:28 GMT
Daniel, querido, vc sempre rende um bom assunto!!

Acho que o Sergio Pereira se rende ao preconceito de rotular, da mesma forma que um dia o Daniel rotulou os sambistas.
Nao dá mesmo para comparar Cartola/Paulinho da viola com Arlindo Cruz/Serginho Meriti e companhia, nao teremos as mesmas medidas e metricas para isso, pois o nosso tempo é outro (embora o do Paulinho seja hoje).

Nossa poesia está fundida em um dia-dia muito diferente do dia dia de antigamente. Os relacionamentos, a educaçao, o mundo é outro e por conta disso a inspiracao tem outra vertente, é fruto de outro meio.

Entao, se compararmos o que é contemporaneo nosso, o Arlindo Cruz é sim um grande SAMBISTA. Talvez se vivesse no passado e no auge de Cartola, Elton Medeiro, Candeia, Paulinho da viola, o Arlindo nao entrasse no rol dos grandes sambistas... mas hoje tem o seu lugar em um pódio bem alto.

Gisele
Gisele
Sex, 21 Mar 2008 13:15:45 GMT
Oi Gisele
Concordo com vc Gisele ... é por isso só o Pelé entende de futebol, só o Ayrton Senna sabia dirigir, só a Hotência pode falar de basquete e só a minha "Vó" sabia fazer feijão (RISOS)...
Daniel Pereira
Seg, 24 Mar 2008 15:00:06 GMT
Esqueci de comentar: quem deu o start para a gravação de “Numa Cidade Muito Longe Daqui (Polícia ou Bandido?)” não foi Marcelo D2 nem Leandro Sapucahy, foi o rapper paulistano Rappin Wood, no seu CD "Sujeito Homem 2", que além desta composição do Arlindo, tem "Quantos morros já subi", samba muito bonito sobre a vida da favela.
Vale apena ouvir o CD do Rappin Wood!
Gisele (gslima_vr@uol.com.br)
Ter, 01 Abr 2008 07:57:00 GMT
Nome
E-mail
Site
Assunto
Comentário: (obrigatório)

Digite o código ao lado para validar