vamu ki vamu pessoal, vamu cair na pilha do mané! É aquela mesma polêmica cansada, quem se anima?
almir
Ter, 05 Ago 2008 13:45:02 GMT
Concordo com quase tudo. De fato a festa mudou, mas esse papo que resultados das disputas de samba-enredo não são manipulados, ao meu ponto de vista, não é verdade. Infelizmente isso, em algumas Escolas, é normal!
Raul
Ter, 05 Ago 2008 14:48:43 GMT
O critério de sempre dos jurados em dar nota dez pra Escola renomada e nota baixa pra Escola pequena não é uma forma de manipular resultados?
Eu não ponho minha mão no fogo pela Liesa que sempre foi comandada por contraventores e pessoas de caráter duvidoso que fazem conchavos que " não dá pra imaginar"
Você põe a sua mão no fogo pelos contraventores ( o menor dos crimes) que comandam a Liesa?
Márcio Formiga Miúda
Ter, 05 Ago 2008 15:38:51 GMT
Considerando ...
Xiii ... o Almir está de volta. E continua com raiva do mundo. Relaxa, filho. Vc vai acabar tendo problema de coração por causa desta cólera. Já percebeu que vc nunca questionou nada que eu escrevo? Só fica de blá-blá-blá o tempo todo ...

Fala Raul - Eu não disse que as disputas de samba-enredo não são manipuladas. Longe disso. Aliás, este tópico que vc levantou vai ser tratado nos pontos negativos.

Márcio, meu nobre - Eu acho que a Liesa conduz bem o carnaval da Sapucaí. A festa é bonita e está cada vez melhor. Eu não sou policial e não estou aqui para julgar o caráter de ninguém. Estou fazendo uma avaliação dos rumos do carnaval, ok? E outra ... A Liesa não se mete em assuntos particulares das escolas. Cada qual tem sua diretoria e autonomia para decidir o estilo que vai levar para avenida. Sendo assim, até uma igreja evangélica pode montar uma escola.

Sobre o jurado dar 10 para escola grande e nota baixa para escola pequena ... De boa, vc acha isso mesmo? Vc sabia que existe uma justificativa para as notas? Vamos imaginar o jurado respondendo assim: "eu dei 8 só pq a escola é pequena". E aí ... como vc acha que a sociedade ia reagir? Cara, às vezes eu acho que vc não pensa no que escreve ...

Abços a todos!
Daniel Pereira
Ter, 05 Ago 2008 16:09:55 GMT
Será tudo uma simples coincidência?Revejam através dos anos, quem tinha assentos nos poderes da LIESA e qual escola eles representavam e comparem com as colocações destas escolas.Exemplos:1-Vejam as colocações da Grande Rio depois que passou a fazer parte da direção da LIESA.2-Mocidade e Salgueiro depois de perder os seus "patronos", perderam junto suas influências na LIESA, com isso observem suas colocações depois destas perda.
Daniel,você sabe que existe um ranking de pontuação de acordo colocações das escolas?
Que esse ranking determina um grupo ou pessoa(s) a deter o poder(es) de decisão na LIESA?
Que essa pontuação tem um peso nas decisões e eleições?
Será os resultados dos carnavais ano a ano,tudo uma simples coincidência?
rena silva (Ccarneiroesilva@gmail.com)
Ter, 05 Ago 2008 18:26:18 GMT
Daniel Pereira
Mais uma vez você não está a par dos fatos...

Os jurados precisam justificar apenas as notas abaixo de 10. Portanto, ao dar 10 pra Beija-flor e Grande Rio, ele está isento das justificativas e dos questionamentos. É muita inocência de sua parte imaginar que não há manipulação no carnaval.
Carlos Moreira
Qua, 06 Ago 2008 11:55:40 GMT
Inquestionável ...
Quem vai questionar que Beija-Flor e Grande Rio são as duas escolas que mais se destacam nos últimos anos? E por pura competencia, hein!!!
Daniel Pereira
Qua, 06 Ago 2008 14:44:02 GMT
Tem mais......
Caro Daniel,

Você deveria investigar uma tendência nas nossas escolas de samba. Como não bastasse a existência dos ESCRITÓRIOS de samba-enredo (onde existem muitos compositores consagrados), agora já existem os escritórios de sinopses dos enredos carnavalescos. Só ganha samba-enredo hoje em dia quem tem muita grana pra queimar. E como diria o profético samba da São Clemente de 1990: "E o samba vai perdendo a tradição".
João Gilberto (naoqueropor@hotmail.com)
Qui, 07 Ago 2008 08:14:51 GMT
Mal do Século e TUDO DE SAMBA
Amores, o tudodesamba.com.br está com mais de 100 áudios dos sambas concorrentes para o carnaval 2009. Passem por lá. Outra coisa boa é conferir os shows do Mal do Século. Daniel Pereira estará lá no domingo, acompanhado do Batuque na Cozinha.
Salve a Mocidade!
Elisa Fernandes (elisa@tudodesamba.com.br)
Qui, 07 Ago 2008 08:23:17 GMT
Globo Rio fez por merecer? Não sei aonde!
E a Globo Rio não fez por merecer as últimas classificações! Como sempre o pessoal do júri tem passado a mão na cabeça no julgamento dessa escola.
João Gilberto (naoqueropor@hotmail.com)
Qui, 07 Ago 2008 08:34:31 GMT
Daniel, muito bom esse post sobre o Carnaval. Concordo inteiramente com vc. em quase todos os itens do seu post. Se eu fosse jurado de samba - enredo, tirava meio ponto de cada samba que rimasse cidade com felicidade, galera e/ou Portela com passsarela, qualquer palavra terminada em i e/ou ir com Sapucaí e Mangueira com Estação Primeira. Todo ano é a mesma coisa, parece que falta criatividade em alguns compositores.

Agora, o item 5 é extremamente discutível. Não tem como dizer que os resultados são manipulados, mas também não tem como dizer que existe lisura total no resultado, principalmente na distribuição das notas. Nada contra a Beija - Flor, achei totalmente justa a vitória deste ano, assim como achei justa a vitória do ano passado, mas o fato do jurado não dar a nota no exato momento em que as escolas passas já é extremamente suspeito. E é claro que a caneta pesa mais pra algumas escolas do que pra outras.

Um erro de harmonia da Beija - Flor tira menos pontos do que um erro de harmonia da Porto da Pedra, com todo o respeito a escola de São Gonçalo. Seria ingênuo demais fechar os olhos para este fato.

Por mais que o jurado justifique a nota baixa, sabemos que as escolas grandes cometem erros também e que os jurados tem um pouco mais de "compreensão". Acho que o Carnaval não se ganha e nem se perde só dentro da Avenida, tem vários exemplos disso. Vou citar a Portela, em 2005. Qualquer outra escola ali teria sido rebaixada, mas a Portela não só escapou, como foi a última a desfilar no ano seguinte, quando o correto é que a penúltima colocada do ano anterior, abra o desfile de segunda no ano seguinte.

No carnaval, como qualquer outro lugar, quem pode mais, chora menos!!

João Gilberto, um abraço pra vc.!!
Ricardinho Versador
Sex, 08 Ago 2008 11:32:28 GMT
Eu juro que vou responder ...
Gente, eu tô meio sem tempo hj. Mas juro que vou responder ... O debate está legal e várias questões levantadas por vcs estarão presentes no próximo tópico.

abços!!!
Daniel Pereira
Sex, 08 Ago 2008 12:28:07 GMT
Valeu...abraço aos dois
Assino embaixo sobre tudo que o Versador escreveu. Abração Ricardinho e Daniel.

PS: Caro Daniel, muito obrigado pelo elogio no outro tópico. Outro dia quase me entreguei e assinei sem o pseudônimo. Se puder me passar o e-mail te explico essa história que envolveu a minha pessoa e um colega seu. Tu também deve ser muito boa praça. Coitado nessa vida de quem pensa que sabe e/ou entende tudo. Abs.
João Gilberto (naoqueropor@hotmail.com)
Sex, 08 Ago 2008 13:18:48 GMT
Opa!
É verdade, é verdade ... para usar o lugar comum "só sei que nada sei". Mas, na verdade, eu acho que sei de tudo e só tô escrevendo isso pra parecer humilde ... rsrsrs

meu e-mail é
daniel@printrio.net
Daniel Pereira
Sex, 08 Ago 2008 13:52:47 GMT
...O problema é que os presidentes e em minha opinião também os carnavalescos se deixam envolver com o trabalho de quadra feito por profissionais do samba, não entendem nada de poesia , de estrutura textual, harmonia melódica e outras variantes de uma boa música , a batida é galopante e está cada vez mais parecido com a forma que a garotada escreve o funk, nada com nada ... Se em um ano um samba faz um refrão que deu certo, que empolgou, no ano seguinte mais meia dúzia repete a mesma melodia e trocam as letras, não sabem que fazer uma letra em cima de um enredo , precisa-se entender o mesmo na sua totalidade , que se faça um a pesquisa aprofundada do que está lendo e aí sim partir para criar. Se em um ano um samba faz um refrão que deu certo e que empolga , no ano seguinte meia dúzia repete a mesma melodia só trocando a letra, não sabem do que estão falando, não pesquisam o enredo , não estudam , pegam a sinopse lêem uma frase e cria algo com "e lá vou eu, com a família Real" e por aí vai... mesmo alguns talentosos acabam se enquadrando nesta forma errada de fazer samba-enredo. Continuo achando que assim como sugeriu o Eugênio que o enredo deveria ser criado por uma coordenação cultural o samba também tivesse o seu departamento musical. PS nã consegui postar este comentário no SRZD, acho que estou ficando muito crítica.
Penelope
Seg, 11 Ago 2008 09:41:22 GMT
Nome
E-mail
Site
Assunto
Comentário: (obrigatório)

Digite o código ao lado para validar