Filme
Do jeito que o filme tá seria como torta de cerejas sem as ditas só com o título de torta.Abraços.
ivonete (netyluar@ig.com.br)
Ter, 09 Set 2008 05:05:08 GMT
Não me leve a mal Daniel....
.... mas Candeia e João Nogueira em nada tem a ver com o grupo Velha-Guarda da Portela. Esses já são de conhecimento público não precisam ser exaltados, DOIS GÊNIOS! João Nogueira mesmo não tem nada a ver com a VGP. Noca nunca se integrou ao grupo apesar de ser um excelente compositor. E Natal, o "homem de um braço só", foi um dos maiores comandantes mas não se integra também no contexto do filme. A história do filme é sobre a VGP GRUPO e não sobre a história da escola. Salve a Majestade do Samba, Águia altaneira de Madureira (e Oswaldo Cruz)!! O filme é muito bom e todos os louvores para Marisa Monte que garimpou e ainda bancou o filme, os cd's da Velha Guarda (Tudo Azul) e os de Argemiro e Jair do Cavaquinho. Portela, escola de excepcionais compositores. Abs
João Gilberto (naoqueropor@hotmail.com)
Ter, 09 Set 2008 06:28:54 GMT
hahahaha
adorei "o filme é fofo"! rs
Fui na pré-estreia do Odeon, e me emocionei bastante.
E concordo com você, pode ter esquecido alguns nomes importantes, mas o filme é bom!!!
E será que vão ter a "gentileza" de devolver o caderno do Manacéa?? Pow... devolve aí, Daniel! Brincadeira... rs
Boa semana para ti e vamo que vamo. Sábado tem Mangueira.
Priscilla
Ter, 09 Set 2008 09:05:47 GMT
Considerando
Oi Ivonete - Vc foi exatamente no ponto. É como se vc uma pizza 4 queijos com apenas 3 queijos.

Fala João - Tava sumido, rapaz. Vc faz falta por aqui. Bem, sobre os citados, fica difícil dizer que eles não são VG. Embora não tenham entrado no grupo. Será que alguém representa melhor a VGP da que Candeia e Natal? Bem, se eles não são VG ninguém mais é ... E o Noca é um cara importante. Tá certo que nem todo mundo tem simpatia a ele, o que, para mim, não diminui em nada a importância de um depoimento.

Outra coisa, não fica claro o conceito de VG. Basta ser velho? Então tá errado, pq o Monarco não era tão idoso quando entrou. E o Procópio ainda é um bebê perto do Casquinha. Isso sem contar que o João Nogueira morreu cedo. Ou seja, nunca vai ser velho.

Sobre a Marisa Monte ... Realmente, ela tem méritos. Mas, do ponto de vista de ser um documentário, ela não precisaria nem aparecer no vídeo, né? Volto a dizer, o filme é bom. Só não é esta Coca-Cola toda, entende? Se tinha caráter de ser documentário teria que ter um recorte melhor. O tema não foi tão bem trabalhado. Fica girando em torno de depoimentos e uns me pareceram fora do contexto.

Oi Priscila - Meu amigo solto esta expressão e na mesma hora todo mundo se olhou. Tipo: saiu do armário. rsrsrs ... Mas se encaixa bem no filme, né? Sobre o caderno, duvido que o larápio devolva. Sábado tem Mangueira, sim. E vamu-ki-vamu!!!

Abraço a todos!!!
Daniel Pereira
Ter, 09 Set 2008 10:51:32 GMT
O João Gilberto está coberto de razão.
Nem é preciso ser formado em jornalismo pra entender que o filme é sobre a Velha Guarda da Portela e não sobre o Grêmio Recreativo de Escola de Samba Portela.
Dá pra entender ou quer que desenhe?
Márcio Formiga Miúda
Ter, 09 Set 2008 12:39:45 GMT
Olha o Formiga Miúda de novo aí, gente!!!
Mesmo sendo sobre a VGP, me parece importante relacionar os velhinhos com outros segmentos. Ficou limitado ter a visão da VG apenas pelos olhos da própria VG. Eu fiquei curioso, por exemplo, para saber oq os velhinos achavam do Natal. Não sei oq eles pensavam sobre o João Nogueira e o Candeia. Não sei se o Noca tem alguma bronca por não fazer parte da nata ...

Enfim, mas desenha aí, vai ... Quem sabe eu não publico a sua obra de arte ... Diz, vc ia ficar feliz, não ia?

Abço, filho. E mais uma vez ... o ministério da saúde adverte: mágoa no coração entope as artérias.

E o buraco é fundo, acabou-se o mundo!
Daniel Pereira
Ter, 09 Set 2008 13:15:47 GMT
Calma, calma...
esse blogueiro está nervoso ultimamente.
Daniel,
não é preciso ser formado em cinema para aprender que o documentário faz um "recorte". Quem escolhe esse recorte é o direitor.
É isso que o pessoal está tentando falar. Se vc não delimitar o tema vc fica com um filme muito amplo e acaba não se aprofundando em nada.
Todo o documentário é assim ...
abs
José Eduardo Migote
Ter, 09 Set 2008 13:32:23 GMT
Fala Migote ...
Tô nervoso, não ... o Formiga Miúda é antigo por aqui. A gente vive trocando farpas, mas no fundo ele não vive sem o blog. E o blogueiro adora responder os comentários do moço.

Sobre o tema ... Claro, vc tá certo. Só achei que o diretor não recortou de uma forma muito eficiente. Qual a necessidade da Marisa Monte aparecer? Qual a necessidade de colocar aquela cena que as pastoras estão todas de branco e só ela (Marisa) de vermelho? Sem ninguém falar nada, diga-se de passagem ...

Se vc observar o "onde a coruja dorme" vai perceber oq estou falando ... o recorte é melhor... acontece que as produções sobre samba, normalmente, são terríveis ... aí, qualquer coisa mais ou menos vira o supra-sumo do cinema ...

Abço, amigo!
Daniel Pereira
Ter, 09 Set 2008 14:11:33 GMT
A Velha Guarda da Portela já foi decantada em versos e prosas muitas e muitas vezes. A Marisa Monte já cansou de fazer homenagens em CD's, shows e agora o filme. No documentário (genial, por sinal!) do Paulinho da Viola (Meu Tempo é Hoje)mostrou também a Turma da Portela. Será que não é hora de homenagear outras "Velhas Guardas", das outras Escolas de Samba? Eles também têm muito o que mostrar! Só para citar uma, tem o pessoal da Serrinha (Império Serrano), que além dos sambas maravilhosos, há o Jongo da Serrinha que promove um trabalho social muito bacana junto à comunidade.
rcfarj@ gmail.com
Ter, 09 Set 2008 15:10:13 GMT
Oi rcfarj@ gmail.com
Puxa vida, diz o nome da próxima vez ...

Eu concordo com vc e vou além ... seria legal ter um filme, um livro, um seiláoq sobre oq é ser velha-guarda. Independentemente da escola ... Afinal, oq representa este título? Acho que nem mesmo os velhinhos sabem ...
Daniel Pereira
Ter, 09 Set 2008 15:20:09 GMT
acho q vc esta se acusando.. sera que nao foi voce??? tenho minhas duvidas...rsrs
vi o filme tb, gostei, mas esperava mais...
juliana (julianasilver@hotmail.com)
Ter, 09 Set 2008 18:48:54 GMT
Portela e a Velha Guarda
Oi Daniel,
Não sei qual é a sua escola, provavelmente Mangueira. Entendo que gosto não se discute, e você tem todo o direito de não achar o filme lá essas coisas, assim como o seu amigo meio??-gay tem o direito de dizer que "o filme é fofo". Agora se você entender (Acredito que você tenha lido) os artigos do seu colega de trabalho, o GRANDE Luís Carlos Magalhães, talvez você saberá pelo menos um pouquinho sobre a história da Portela e da Velha Guarda da Majestade do samba. Aí sim, você poderá pensar em comentar sobre algo que não seja rainhas de bateria. Pega mal falar do que não sabe!
Saudações Portelenses.
Leo (oliveiravinicius@yahoo.com)
Ter, 09 Set 2008 20:24:22 GMT
Considerando ...
Oi Juliana - Eu já fui acusado de criar mosquitos da dengue e de parentesco com Bin Laden. Não seria nada roubar um caderninho, né? ... rsrrs

Oi Leo - Ué, mas tem que ser portelense para falar e entender?
Daniel Pereira
Ter, 09 Set 2008 20:49:50 GMT
VGP
Daniel,

Eu já penso justamente o contrário, a Marisa teria sim que aparecer no filme, ela é o filão para atrair o grande público. Vou te citar um exemplo, fui com esposa e um casal de amigos e, dos três somente EU curto samba. O restante foi por causa da cantora. Na minha opinião o filme já valeu pelos números dela, que voz é essa? Maravilhosa! E ela ainda cantou um samba de Alberto Lonato gravado no primeiro disco da Velha Guarda (bancado pelo Paulinho), Sofrimento de quem ama, que depois foi gravado magistralmente pela saudosa Clara Nunes (disco Claridade 1975).
Quanto à questão do ser ou não velha-guarda, com toda humildade (não me leve a mal) eu te recomendo pesquisar o site portelaweb (excelente por sinal!), inclusive pertenço a uma lista de carnaval (gosto de escrever mais lá sobre o assunto escolas de samba) e um dos amigos da lista escreve por lá. Sabe TUDO e muito mais de Portela!!
Me amarrei na estória da louça com Seu Argemiro... RI MUITO! E senti a falta da Cristina e da Beth, duas cantoras que registraram MUITO o pessoal da Velha Guarda da Portela. A Beth como escrevi antes foi a cantora que mais gravou o pessoal da Velha Guarda por intermédio de Monarco, inclusive ganhou uma placa do pessoal da VG como a cantora que mais registrou os compositores. Abração Daniel!
João Gilberto (naoqueropor@hotmail.com)
Qua, 10 Set 2008 06:44:51 GMT
Vi o filme, gostei, mas tb achei que não é esta cocacola toda. Não gostei da fotografia e da edição. Um amigo me falou que o filme não tinha pretensão de ser uma obra de arte, assim como o samba é despretensioso tb. Mas só por se chamar "O Mistério do Samba", já é uma big de uma pretensão.
Eu acho que foi finalizado na pressa sem o menor apuro... mas tb se demorassem mais para fechar o filme não sobraria um sambista daqueles vivos!!!!

Daniel, me ajuda a tirar uma dúvida: eu tive a impressão que vi a Teresa Cristina à mesa na cena passada na casa do Argemiro (?), mas nao vi o nome da moça nos créditos... será que só eu vi a Teresa Cristina?????
Gisele
Qua, 10 Set 2008 08:27:04 GMT
Para Gisele
Ela aparece sim Gisele e a Cristina também de relance. Inclusive essas imagens foram aproveitadas do filme do Paulinho da Viola (Meu tempo é hoje) e as cenas das palmas da Marisa com Tia Surica, Doca e Eunice cantando Quantas Lágrimas foi extraído do dvd da Marisa: Barulhinho Bom.
João Gilberto (naoqueropor@hotmail.com)
Qua, 10 Set 2008 10:34:53 GMT
Esqueci
E Teresa foi uma das últimas parcerias do Seu Argemiro. Eles compuseram o samba Amém, gravado no cd dele. Acho muito bom a Teresa diversificar e é por isso que me amarro nela. Não ficar só num mesmo reduto cantamdo os sambas da Lapa. Ela já compôs um samba maravilhoso sobre Yemanjá com o Arlindo. Torço para que ela ou ele gravem logo!
João Gilberto (naoqueropor@hotmail.com)
Qua, 10 Set 2008 10:38:26 GMT
Gisele, eu também vi a Teresa em mais de um momento do filme.

Daniel, pelo visto eu gostei mais do filme que você. Não achei o recorte ruim, nem ineficiente. O destaque a Marisa também não me incomodou nem um pouco,não achei exagerado já que ela teve o papel de conduzir boa parte das histórias e porque a pesquisa que ela fez foi real e anterior ao filme e não encenada para ele. Adorei, principalmente, a conversa dela com as pastoras enquanto fazia as unhas. Mais que a história da Portela ou da Velha Guarda, mostrou um jeito de viver, um estilo gostoso e simples peculiar do subúrbio (digo isso sem levantar bandeira ou fazer julgamentos). Por fim, concordo com teu amigo, o filme é fofo! rs
Vivi (vivianenasci@yahoo.com.br)
Qua, 10 Set 2008 10:45:53 GMT
Considerando
Grande João - Claro. Eu entendo perfeitamente oq vc está dizendo. Pensamos muito parecido, diga-se de passagem. Só não achei o recorte ma-ra-vi-lho-so. É razoável. Mas não é pra este bafafa todo, não. A voz da Marisa? Deus do céu, esta sim é linnnnda, mas vamos combinar: ela não sabe fazer entrevista. Logo, poderia só cantar, né?

Oi Gisele - Sim, como o João adiantou, vc viu mesmo a Teresa Cristina. Ela na época estava com um show junto com o Argemiro e o Seu Jair do Cavaquinho. Aliás, um belo show. Eu assisti umas 150 vezes ...

Abço!
Daniel Pereira
Qua, 10 Set 2008 10:46:33 GMT
Erro
onde se lê: cantamdo, leia-se: cantando
João Gilberto (naoqueropor@hotmail.com)
Qua, 10 Set 2008 10:47:15 GMT
Concordei! rs
Abração Daniel e Marisa Maravilhosa Monte gorjeia muito! Queria vê-la novamente na Portela!
E faço votos para que lançem a trilha sonora do filme e que Marisa volte a gravar além do disco mais pop, outros cd's de samba como o Universo ao meu Redor.
João Gilberto (naoqueropor@hotmail.com)
Qua, 10 Set 2008 10:54:20 GMT
Oi Vivi - Eu gostei do filme. Até gostei bastante ... oq não me impede de ter visto falhas. Por exemplo, eu gostei do "Bátímá" tb, mas achei meio cansativo.

ôôô João - Aqui, que grupo é esse que vc citou? Não consegui encontrar ... e este CD da Marisa ficou ótimo mesmo. Fiquei impressionado pq nenhuma roda de samba aproveitou uma musiquinha sequer do repertório
Daniel Pereira
Qua, 10 Set 2008 11:00:38 GMT
Citei Grupo?
Citei grupo? Não te entendi! Recomendei o site da
www.portelaweb.com.br e escrevo no www.galeriadosamba.com.br (site sobre escolas de samba, o melhor!), sem pseudônimos! rs Abração
João Gilberto (naoqueropor@hotmail.com)
Qua, 10 Set 2008 11:17:54 GMT
Daniel, concordo com você que os elogios foram além da conta, mas veja bem: esse excesso vem da identificação afetiva das pessoas... o samba tem realmente muito poucas oportunidades de ser retratado com propriedade no cinema ou qualquer outro meio midiático. Assim, esse é um progresso e tanto. E, discordando de você e concordando com outros comentários, achei totalmente pertinente a presença da Marisa Monte, que, achei, até que foi bem discreta. A Marisa é uma grife que certamente viabiliza não só a produção mas a própria chamada de público (off-samba, lógido, pois quem tem samba na veia não precisa de isca), que vai por ela e sai de brinde com a Velha Guarda toda, com direito extra a Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. O trabalho de busca e revitalização que a Marisa já faz há anos e anos é importantíssimo. E que belíssima voz essa mulher tem. Agora, mais que os pequenos defeitos, temos de exaltar as grandes qualidades do filme. Ia ser difícil mostrar tudo que se PODERIA mostrar apenas num filme... acaba sendo um foco parcial mesmo, não tem outro jeito, só uma enciclopédia daria cabo de tudo que se teria pra contar. Como curiosiadade, só não entendi isso do seu amigo "meio"-gay... isso existe?! ou você quis dizer que o rapaz é bissexual (popular gilette)? rarara. (sem preconceito nenhum, afinal apóio totalmente a diversidade - hetero, homo, bi, tudo tá valendo havendo respeito mútuo). Abração!
Eric (eric73@uol.com.br)
Qua, 10 Set 2008 11:22:46 GMT
Amigo Meio Gay
Ô reporter, não existe "meio gay". Fala sério companheiro. Viado é viado e ponto final. Imagine dizer que uma mulher é "meio gostosa"? Ou é ou não é. Se liga maluco.
Mafur (mafurango@bol.com.br)
Qua, 10 Set 2008 12:07:22 GMT
Considerando ... número 405385
João - Achei que fosse um grupo de debate. Vou entrar lá para ver. Sobre vc escrever no Galeria... eu entro lá "diariamente todo dia". Sempre encontro com o Fábio nos eventos. O site é mesmo bem legal.

Fala Eric - Acertou na mosca. Isso "é identificação afetiva". Oq prejudica muito a análise. É igual ao pai que sabe que o filho tá fumando ervas do norte e diz que é cigarro de menta. O cara não consegue ter uma visão imparcial naquilo que tem afeto ...

Fala Mafur ... tô ligado, maluco. Eu acho que existe mulher meio-gostosa, sim. Assim como tb existe o meio-gay. É o sujeito que ainda não se decidiu. Vez por outra ele diz que alguma coisa é "fofa". Manda uma "beijoca" pelo telefone. Toma um susto exaltado com uma barata. Enfim, estas coisas ... Mas ele nunca partiu para o bigode com bigode, entende? Logo, ainda não é um gay inteiro.É um meio-gay.

Olha onde esta discussão está parando ... Parece papo de boteco ...
Daniel Pereira
Qua, 10 Set 2008 12:55:30 GMT
Nao sei quem eh o mais preconceituoso o meio gay ou o Mafur... Pena dessa gente.
Saulo
Qua, 10 Set 2008 13:00:16 GMT
Oi Saulo ...
Preconceituoso, eu? De boa, no caso de opção sexual é impossível ... Acho que os gays são organizados, inteligentes e vão dominar o mundo. A maneira deles de sentir prazer é uma questão que só compete a eles próprios. Tô nem aí para a opção sexual dos outros. Tenho coisa mais importante pra me ocupar ... Tipo beber, falar de samba, escrever no blog ... Para mim, é cada um no seu quadrado. Ou, neste caso, redondo.

Agora, não dá para ficar de melindre, né? Pelo amor de Deus, qual é o problema de dizer que gay é gay?
Daniel Pereira
Qua, 10 Set 2008 13:09:31 GMT
Daniel, ao contrário de você, ADOREI o filme. O único defeito é que poderia ser MAIS, entende? 88 minutos foi pouco. Talvez por isso você tenha visto tanto 'defeito'. Agora, aquela cena em que as pastoras cantam 'Quantas lágrimas' (liiiinda, por sinal), é pura emoção mesmo: Manacéa havia falecido poucos dias antes da filmagem. O filme não explica, mas a gente que é jornalista e gosta de fuçar, sempre descobre TUDO, né não?! Enfim... deveriam ter explicado. Coisa de cineasta com uma câmera na mão e uma idéia (geralmente fixa) na cabeça. Vai entender... Grande abraço!
Débora
Qui, 11 Set 2008 15:18:12 GMT
Oi Débora ...
Eu achei que, enquanto documentário, o filme não cumpriu o seu papel. O disco foi muito melhor, em termos de registro. Os programas Ensaio tb desenvolviam melhor os temas.

Imagine, o cineasta que faz um treco e ninguém entende ... deveria trabalhar com enigmas matemáticos e não com cinema, né? Só ele se diverte, ué. Enfim, o filme não se explica. Acho que vc tocou na questão certa ...

Mas até que ficou "bonzinho" ... Muito melhor do que Cartola, por exemplo. Que ficou terrível.

ABÇO!!!
Daniel Pereira
Qui, 11 Set 2008 15:35:44 GMT
Xii
Eu me amarrei no filme do Cartola. Eles escolheram as pessoas certas para aparecer no filme (só esqueceram da Nara). E Daniel, o Fabio é muito competente mas, tenho que dar o crédito ao dono do pedaço (galeria) que é o André Albuquerque. Abração.
João Gilberto
Sex, 12 Set 2008 06:01:34 GMT
Manacéia
Uai, mas o Manacéia não tinha morrido em 1995?
José de Andrade
Sex, 12 Set 2008 14:46:11 GMT
Uai, mas o Manacéia não tinha morrido em 1995?
José de Andrade
Sex, 12 Set 2008 14:47:19 GMT
Nome
E-mail
Site
Assunto
Comentário: (obrigatório)

Digite o código ao lado para validar