´´Pega a manha``
Daniel, não quero ser aquele cara chato e ranzinza, mas fico impressionado como essa sua tese do ´´pegar a manha`` e ´´acertar a mão``. É realmente eficaz né? rsrsrs
O engraçado é que são sempre os mesmos compositores. Incrível!!! É muita competência dos caras ou incompetência dos concorrentes?
Pode continuar com essas previsões até as Olimpíadas de 2016 que vai dar na cabeça.rsrsrsrs
Infelizmente, hoje ganha o samba quem tem mais grana. Quem dá mais??? Quem dá mais???
Rafael Gonçalves (rafael_galves@hotmail.com)
Ter, 20 Out 2009 12:10:47 GMT
O debate está ficando bom ...
Sim, a minha tese de "eficácia" pode ser constatada nos resultados dos últimos 10 anos. Sobre competência ... Olha, qdo comecei a cobrir Carnaval eu duvidei de um destes "medalhões" do samba-enredo. Fiz uma entrevista bem pesada com o cara. No meio do papo, ele percebeu que eu estava tentando dar uma "chave". Sabe como ele se saiu?

Pois bem, o sujeito pegou um cavaquinho e me pediu um tema. Eu dei o tema ... E ele falou para eu tomar uma cerveja e voltar em 30 minutos. Eu juro que ele tinha um samba pronto sobre a Segunda Guerra Mundial em 30 minutos. Evidentemente, era algo que precisaria passar por ajustes, mas o cara me provou que sabe das coisas.

A partir deste dia eu comecei a olhar com outros olhos para esta galera. Amigo, não tem ninguém de bobeira neste mercado. Não tem ninguém maluco para investir 50 mil num samba que não dê conta do recado.

Sobre o $$$ das parcerias ... Acho que vc comete outro erro qdo diz que ganha quem tem mais $$$. Sim, o dineiro na disputa é importante. Mas ele não é fator de decisão. Por exemplo, na Portela o samba do Procópio tinha mais dinheiro e perdeu. Na mangueira o samba do Clarão tinha mais dinheiro e perdeu. Na Vila o samba do Martinho quase não tinha torcida e ganhou ... Enfim, poderia te dar 150 exemplos, mas o que quero te provar é que "ter a manha" vai muito além de ter $$$. É preciso saber como, quando, quanto e no que investir. Isso além de acreditar que se tem O MELHOR samba. É como jogo de poker, saca?

Todos estes (medalhões) que perderam este ano sabem disso ... São vencedores, ganharam outras vezes, ganharão novamente nos próximos anos ...

Pode acreditar no que eu estou te falando, ganham sempre os mesmo pq não tem tanta gente assim fazendo samba bom. É a mais pura verdade. Dos 40 sambas que entrar numa disputa apenas 5 merecem mais atenção. O resto é boi de corte. É duro dizer/ouvir isso, mas é fato. Pergunte a qq presidente, qq jurado, qq compositor campeão. Isso é oq justifica os escritórios de samba, isso é que justifica as escolas que não têm escritórios investindo tanto na "prata da casa", isso justifica o atual momento do samba-enredo.

Isso é só para início de conversa ... Infelizmente, não tenho tanto tempo como gostaria pra entrar neste debate. Qdo a gente se encontrar vc me paga meia dúzia de cervejas e aí a gente continua ...

Abço e vamu-ki-vamu.
Daniel Pereira
Ter, 20 Out 2009 12:58:10 GMT
Beleza, a cerva é por minha conta. Não dá pra discutirmos assim, pois vc dará os seus argumentos e eu darei os meus. Esse assunto dá muito pano pra manga. Abraço
Rafael Gonçalves (rafael_galves@hotmail.com)
Ter, 20 Out 2009 13:55:22 GMT
Sambas 2010
Daniel, realmente o samba da Imperatriz é muito bom... Gostei muito da melodia do samba da Beija-Flor... e das escolas do Grupo A a Estácio traz um belo samba, cadenciado, como samba de uma grande escola de especial. Sei que este debate só tá começando e quero ver sua análise em detalhes. Abraços
Luiz Reis (locutorluizreis@gmail.com)
Ter, 20 Out 2009 14:36:46 GMT
Daniel,
o samba da Imperatriz é muito bom. Mas não tanto quanto o de Martinho, que é uma música, um delírio, poesia pura.
Esses são os sambas de enredo de 2010. O resto são marcnhinhas safadas...
fabio alves (fabiocesaralves@hotmail.com)
Ter, 20 Out 2009 17:08:00 GMT
oi daniel, ainda não examinei cuidadosamente todos os samba mas de cara ja podemos perceber qua são os melhores do ano e com certeza o da imperatriz faz parte, não não vai ver isso quem é ruim da cabeça ou doente do pé, rsrs, junto com aimperatriz na cabeaça está(aleatório) beija flor, vila isabel e mangueira. quando analisar com cuidado, volto e digo a ordem certinha das doze escolas, grande abraço.
binho (fabiotsdj@yahoo.com.br)
Ter, 20 Out 2009 17:26:13 GMT
Ah meu Bem, não leva a mal não, mas sou mais o sambaço da Beija!

Bjs!
Chaiana (chanacouceiro@yahoo.com.br)
Ter, 20 Out 2009 20:25:20 GMT
Fala blogueiro! Pois bem alguem falou do samba do marinho e achei muito bom mesmo tem uma coisa dos sambas da antiga que eu gosto muito pra avenida... porem eu ouvi a gravação da disputa e tava uma correria só se for assim na avenida com aquela "Usain Bateria Bolt" vai melar... mais sei que o comando da vila é muito bom e vai dar uma trava nisso...

André Luis "Samba de Rede - Orkut"
Anônimo
Qua, 21 Out 2009 06:09:22 GMT
Samba de fórmula
Na boa Daniel,
Esses sambinhas de 10 + 4 + 12 + 4 (é +/- essa a média) já deram no saco. Não consigo imaginar nada muuuuito bom sem fugir dessa regrinha, dessa fórmula de compor samba. Vão surgir um ou outro um pouquinho melhor, uma melodia um pouquinho diferenciada, mas nada mais do mesmo.
Sobre ganhar, o assunto é outro, os caras que ganham conhecem, como você bem falou o caminho das pedras, mas na minha opinão é o caminho de ganhar, ou seja, fazer a melhoar aliança, conhecer as pessoas certas, investir bem e só. Pq se você pegar a partir de uma oitava de final ou semi final d qq escola, você verá tudo igual. Ninguém é diferenciado na composição. Compor um saba em 30 minutos eu já vi algumas vezes, não vejo isso com um GRANDE diferencial.

Lanço até um desafio: que os "grandes compositores" componham sambas longe dessa mesmice (daquela fórmula lá de cima) para 2011. Isso eu gostaria de ver, seria um passo à frente para samba enredo.
Rafael (refalmeida01@oi.com.br)
Qua, 21 Out 2009 07:50:50 GMT
CONCORDO EM QUASE TUDO, RAFAEL
Sim, existe uma fórmula, uma receita de bolo. Variar seria muito importante. Teve uma parceria no Salgueiro (professor Simmas e cia) que fez uma estrutura diferente e bem legal no ano passado, mas a escola não bancou. Este ano o Martinho (o mais habilitado para fazer oq fez) tb mudou um pouco a estrutura da Vila. Vamos esperar pra ver o resultado na Avenida. Eu tenho muitas dúvidas sobre isso. E confesso que se eu fosse presidente de escola não seria o primeiro a investir, entende? é um risco muito grande. E se os jurados pesarem a mão? Um samba pode derrubar uma escola inteira ... Isso é sério.

E ainda, se vc pensar em estrutura de melodia (não em quantidade de linhas) vai ver que o samba da Vila do ano passado era bem ousado. A primeira estrofe tinha um caminho musical diferente de tudo oq já foi feito na Sapucaí. Eu adorei, mas os jurados caíram em cima. Resultado: A Vila fez um desfile lindo (junto com o Salgueiro, os melhores, eu diria) e perdeu a chance de brigar pelo título por conta do samba. Isso é complicado para um presidente bancar.
Daniel Pereira
Qua, 21 Out 2009 10:06:10 GMT
Até que se me provem o contrário
Daniel, concordo que a Imperatriz virá com um excelente samba mas Infelizmente a escola não possui uma comunidade que consiga manter e fazer com que esse samba cresça na avenida. Por isso meu voto de melhor samba de 2010 vai para a Beija-Flor de Nilópolis, o samba é excelente, forte e com certeza absoluta e convicção plena a Comunidade Nilopolitana entrará com a garra de sempre e mostrará na prática qual o melhor samba de 2010. Faço uma observação como sambista: exitiam sambas melhores na Portela do que o que se consagrou campeão, infelizmente o nome de um dos compositores tem forte presença no meio artístico e não prevaleceu a vontade da Comunidade Portelense. É uma pena.
Grande Abraço,
Cleber (cleberararipe@bol.com.br)
Qua, 21 Out 2009 13:14:05 GMT
2010 sob as bençãos
Nao se mudou muito a forma de fazer samba-enredo. Nao se mudou muito os criterios para um samba se tornar o hino oficial da comunidade. O caso NogueiraPortela é ridiculo, samba rasteiro prum enredo seco. O salgueiro, mais uma vez, escolheu o samba que cabe na voz do seu interprete, e só. Agora a Imperatriz, se botar o mar de fieis na avenida... Complica pra geral. 'Temu' que pagar o pau, o samba pega na alma, na espinha, no intimo do individuo e traz consigo a proximidade entre Religiao e Carnaval, o extase coletivo. Sou salgueiro, mas torço por um bom carnaval pra ex escola da rosinha.
Saulo Nascimento (saulonascimento@oi.com.br)
Sab, 24 Out 2009 00:00:10 GMT
Nome
E-mail
Site
Assunto
Comentário: (obrigatório)

Digite o código ao lado para validar