Conseguir unir sílabas e pronunciar uma palavra escrita não significa que o indivíduo esteja alfabetizado. Comente!

30 Jun 2008 01:42 h.
Edio -
Bairro: Resende

claro que não

30 Jun 2008 06:20 h.
Jonvaine Lourenço -
Bairro: Santíssimo

Tico, há muito tempo eu digo o mesmo, convivo com pessoas assim o tempo todo.

30 Jun 2008 07:41 h.
Fafão de Azevedo -
Bairro: Leblon

Concordo plenamente... precisamos investir na educação, incentivar a leitura por prazer... isso, e somente isso, pode dar ao Brasil um bom futuro.

30 Jun 2008 07:47 h.
Paulo -
Bairro: Realengo

Não é só leitura, assim como tudo que vemos na TV, e geralmente aceitamos tudo sem questionarmos

30 Jun 2008 09:10 h.
MOISES CONCEIÇÃO NASCIMENTO -
Bairro: JARDIM LEAL

É VERDADE SE NÃO TEM CULTURA,NÃO SE TEM QUESTIONAMENTO SOBRE NADA, E É ISSO QUE ESSES POLÍTICOS CALHORDAS QUEREM,MANIPULAR SEMPRE O POVO!

30 Jun 2008 09:17 h.
Bárbara Queiroz -
Bairro: Leme

Eles possuem uma fé,que SANTIFICA o ROUBO A TERCEIROS;Desprezam tudo o que nos é sagrado:Educação/Saúde e Promovem tudo o que nos é Destrutivo

30 Jun 2008 09:32 h.
Jon Vas -
Bairro: Jacarepaguá

A ALFABETIZAÇÃO É APENAS UMA DAS FACES DE UMA MESMA MOEDA, DIREITOS E DEVERES, A OUTRA FACE É A CIDADÂNIA. A QUE SE INSTITUIR A LÍNGUA BRASILEIRA.

30 Jun 2008 10:01 h.
Eduardo -
Bairro: Barra da Tijuca

Concordo plenamente. O analfabetismo só diminui nas propagandas do governo a quem interesa a "manada" votante.

30 Jun 2008 10:05 h.
Valkir Lopes -
Bairro: Belo Horizonte-MG

Esta é a mais pura verdade brasileira. O brasil só vê novelas.

30 Jun 2008 10:06 h.
marcos -
Bairro: ramos

o interesse do analfabetismo brasileiro sao dos proprios governantes do pais. quanto mais ignorante o povo, mais merdas eles poderão fazer

30 Jun 2008 10:09 h.
marcos -

como iremos melhorar se as nossas crianças são obrigadas a passar de ano, tendo nota vermelha ou não. assim é fácil diminuir o analfabetismo

30 Jun 2008 10:11 h.
marcos -

é tanta hipocrisia que já estou de saco cheio do meu pais, as instituições escolares estão numa situação precária e ainda falam de analfabetos

30 Jun 2008 10:50 h.
Ivo Monteiro Sales -
Bairro: Guaratiba

Estava pensando nisso hoje por volta de 6h, quando no ponto de ônibus perto de casa, vi um mendigo dormindo na calçada(coisa incomum de ver onde moro)

30 Jun 2008 10:53 h.
Ivo Monteiro Sales -

e pelos 11,4% de analfabetos (não se incluindo aí os funcionais), pensei que "nós", devemos agir seja através do sufrágio, ou em ações do cotidiano ->

30 Jun 2008 10:55 h.
Ivo Monteiro Sales -

pensando principalmente nessas pessoas, face a seu desamparo e desamparo imposto pela sociedade e dificultado pelo Estado.

30 Jun 2008 10:57 h.
Ivo Monteiro Sales -

me refreria ao despreparo*...

30 Jun 2008 10:57 h.
Ivo Monteiro Sales -

me referia ao despreparo*...

30 Jun 2008 11:02 h.
Ivo Monteiro Sales -

Isso é muito comum, em minha turma de Direito no 9º período, colegas que ao lerem dá um misto de pena/vergonha/nervoso, pois leem como crianças.

30 Jun 2008 11:46 h.
Vanessa Alves Santos -
Bairro: Taquara

Isso é muito comum na nossa sociedade... muita gente alienada e sem opinião porque a classe dominante não quer "mais gent pensante"

30 Jun 2008 12:16 h.
Luciano -
Bairro: Penha

Tive uma professora no ensino médio, de geografia, que falava muito errado, então o que esperar da educação??Absolutamente nada!

30 Jun 2008 12:57 h.
B E T E -
Bairro: tijuca

O PIOR É NÓS VERMOS "NÓS" SENDO TROCADO POR "GENTE" OU PIOR´"É NOIS". ATÉ POR ELITES, OS ERRES ESTÃO SENDO COMIDOS. A CONJUGAÇÃO VERBAL ATROPELADA.

30 Jun 2008 13:56 h.
Tico Sta Cruz -
Bairro: Mundo

Vejam como os analfabetos funcionais que comentaram no último artigo estão tímidos hoje.

30 Jun 2008 14:41 h.
ALEXANDRE -
Bairro: CENTRO

EU PERGUNTO AO TICO - TECO SANTA CRUZ , DEFENSOR DA LEGALIZAÇÃO DA MACONHA : VOCÊ SABE ESCREVER ?

30 Jun 2008 15:03 h.
Tico Sta Cruz -

Fisgamos um.

30 Jun 2008 15:40 h.
OPRESIDENTE É ANALFA -
Bairro: LULANALFA

Não discrimine os analfabetos, pois algum deles poderá chegar à presidência da República, como fez o atual presidente,que é analfabeto funcional.

30 Jun 2008 16:10 h.
ALEXANDRE -
Bairro: CENTRO

LI, INTERPRETEI E ESTOU EXERCENDO O MEU SENSO CRÍTICO . VOCÊ MESMO JOGA A SUA ARGUMENTAÇÃO NO CHÃO . INCOERÊNCIA .

30 Jun 2008 16:56 h.
Jailson Silva -
Bairro: Duque de Caxias

Os políticos adoram investir em CIEPs,CAICs(contrução de prédios),bolsas, pq nós(alfa funcionais)"interpretamos" como gastos em educação.

30 Jun 2008 17:20 h.
Maria Tereza Oliveira -
Bairro: Tijuca

Novamente venho aqui concordar com voce.Precisamos investir muito na educação desde o CA. Parabéns!!!

30 Jun 2008 17:30 h.
Uanderson Figueira -
Bairro: Nova Friburgo - RJ

O cidadão possui o certificado, mas não consegue entender uma notícia de uma jornal ou revista inmpresso, resultado fácil de manipular com promessas..

30 Jun 2008 17:39 h.
Tico Sta Cruz -

Alexandre, meu e-mail está a sua disposição ok, se quiser debater ou não perca seu tempo comigo.

30 Jun 2008 18:00 h.
Alex Magnus -
Bairro: Meier

A pessoa ser ALFABETIZADA significa que ela sabe ler e escrever. Não tem nada com a capacidade de pensar do indivíduo. Isso, pra mim, é cultura!

30 Jun 2008 18:01 h.
Alex Magnus -

É preciso ter cultura e conhecimento dos fatos ao seu redor para poder começar a questiona-los. Discordo completamente qdo Tico diz q quem não pensa..

30 Jun 2008 18:02 h.
Alex Magnus -

.é analfabeto. Mas concordei com o resto do texto. Isso é uma coisa q sempre o ocorreu. Os "senhores de terras" alfabetizam seu "gado" para ter votos

30 Jun 2008 19:18 h.
AMAURY RIBEIRO -
Bairro: Barra da Tijuca

Como pode um rapaz, completamente despreparado e desqualificado falar sobre um assunto complexo, ele mesmo não entede sua própria existencia.

30 Jun 2008 20:21 h.
Cristiane -
Bairro: campo grande RJ

Sou professora,trabalho com alfabetização, e vivencio exatamente isso. Decodificar é facil,mas ler é muito além disso. Parabéns pelo que você disse.

30 Jun 2008 20:30 h.
Ronaldo Fontes -
Bairro: Copacabana

Amaury Ribeiro, o senhor está julgando o Tico por que ótica? Sou professor Universitário e afirmo. Ele está certíssimo.

30 Jun 2008 22:05 h.
Gilson Carvalho -
Bairro: Brasilia - Asa Sul

Concordo plenamente. Acrescentar qualquer coisa estaria falando em círculo. Disse tudo, meu caro. Parabéns pela sinceridade e criatividade.

30 Jun 2008 23:20 h.
marco gabriel -
Bairro: guaruja

Tico Santa Cruz admiro voce por reinvidicar pelos excluidos,mas os excluidos ACHAM que o BRASIL esta uma MARAVILHA ,entao foda-se eles.

30 Jun 2008 23:25 h.
José -
Bairro: Penha

Parabéns!Sempre foi assim, povo mantido na ignorância é presa fácil da elite, mas a partir do golpe de 1ºde abril 64 estabeleceu-se a alienação total.

30 Jun 2008 23:26 h.
marco gabriel -

Tico SANTA Cruz saindo do assunto, veja o caso do PARA [mortes de bebes] veja a entrevista do admin. do cemiterio[ele falou que e NORMAL essas mortes.

30 Jun 2008 23:33 h.
marco gabriel -

Continuando admin.do cemiterio falou que alguns meses atras eles ENTERRARAM vinte[20] crianças em um DIA.

30 Jun 2008 23:42 h.
marco gabriel -

Tico Santa Cruz nos tentando debater um PAIS MELHOR e os GRANDES CORRUPTOS RINDO de nossas caras , AQUI nem a BOMBA ATOMICA da JEITO.

01 Jul 2008 01:06 h.
CARLOS NUCA -
Bairro: Jacarepagua

Ai Nico vai cantar, esquece esse negócio de tentar ganhar notoriedade escrevendo coisas toscas num jornal, está cada vez mais claro que vc e um monte

01 Jul 2008 01:07 h.
CARLOS NUCA -

de burgueses otários acordaram agora para a vida e como muitos já acordaram cansados, se unem num coro atrazado de igreja de velhacas da classe média,

01 Jul 2008 01:10 h.
CARLOS NUCA -

falam de um brasil que nunca ajudaram a fazer porra nenhuma por ele, como um bom membro de uma burguesia dfalida e sem princípios, lava a boca para

01 Jul 2008 01:12 h.
CARLOS NUCA -

falar sobre cultura e educação nesse país que a décadas foi ignorado por medíocres medianos classistas. vai tocar sua guitarra para adolescentes, pois

01 Jul 2008 01:14 h.
CARLOS NUCA -
Bairro: j

nem jente de sua idade acredita no que vc pensa, escreve ou até mesmo fala, são todos um bando de oportunistas e patriotas da orla marítima que se

01 Jul 2008 01:16 h.
CARLOS NUCA -

vestem e travestem de camisas brancas para "FALAR" de paz, quando na verdade vcs querem mesmo é depor um presidente e correr para o pararaios do golpe

01 Jul 2008 01:20 h.
CARLOS NUCA -

"TV GLOBO" PARA COLER MÉRITOS. Chamem a Torlone, o Castrinho, a Regina Estou Com Medo Duarte o Jô, o Mainardi, e outros não tão ilustres e mais 6 e

01 Jul 2008 01:21 h.
CARLOS NUCA -

pintem a cara de preto, verde e amarelo, pratiquem a democracia, brinquem de fazer política, simulem uma ditadura para que posam contestar, lutem

01 Jul 2008 01:24 h.
CARLOS NUCA -

contra os benefícios que o povo está recebendo hoje, apoiem os canalhas do passado e seus filhotes, deem longa vida aos Tucanos e DEM. e depois chorem

01 Jul 2008 01:26 h.
CARLOS NUCA -

implorando para algum militar ou quem sabe uma junta de generais venham salvar seu país. CANSEI, BASTA, GRITA BRASIL ISSO TUDO É GOLPE.

01 Jul 2008 01:47 h.
CARLOS NUCA -

TICO, ALFABETIZADO É SIMPLESMENTE A PESSOA QUE ACABA DE APRENDER A LER ALGUMA COISA MESMO QUE PRIMARIAMENTE, NÃO QUER DIZER QUE ESSA PESSOA APRENDEU

01 Jul 2008 01:48 h.
CARLOS NUCA -

O BÁSICO DE NOSSO IDIOMA, NÃO SEI QUAL É A DA SUA REVOLTA, MAS ME PARECE QUE VOCÊ NÃO TEM UM BOM TEMA PARA ESCREVER E

01 Jul 2008 01:49 h.
CARLOS NUCA -

DEFENDER ESSE ESPAÇO QUE TE DERAM NO “O DIA”, PODERIAM DAR A UM REPÓRTER OU MESMO A UM PROFESSOR. MAS PREFERIRAM DAR A UM JOVEM DE SUCESSO COM OS PÓS

01 Jul 2008 01:50 h.
CARLOS NUCA -

ADOLESCENTES QUE ASSISTIRAM AO ÚLTIMO ROCK GOAL DA MTV, PARA FALAR DE UMA MISTURA DE REVOLTA E POLÍTICA RASTEIRA E

01 Jul 2008 01:50 h.
CARLOS NUCA -

ANTIGUINHA, MUITOS ESTÃO SEGUINDO E ADOTANDO O LACERDISMO PARA SE DAR BEM, E ME PARECE QUE VOCÊ TAMBÉM ADOTA A FORMULA RETRO DE

01 Jul 2008 01:52 h.
Anderson Raphael -
Bairro: Irajá

O volume de informação em cima do ser humano é tanta, que ele não absorve e não interpreta tornando-se um sem cultura.

01 Jul 2008 01:52 h.
CARLOS NUCA -

EXPOR SUA REVOLTA(SE É QUE ELA EXISTE),. SAIA DAÍ RAPAZ ESTÁ FICANDO FEIO. COISAS IGUAIS JÁ FORAM DITAS E POR PESSOAS IGUAIS A VOÇE, E NADA FIZERAM.

01 Jul 2008 01:59 h.
CARLOS NUCA -

VOLTA A CANTAR, E NÃO ESQUEÇA QUE CARIOCA NÃO PAGA UM MICO TÃO GORILA QUANTO ESSE SEU.

01 Jul 2008 04:09 h.
Carla Passos -
Bairro: Bangu

"Parte para a ofensa pessoal. Não respeita idéias divergentes, pois vive num mundo em preto e branco." Fato!!! Ngm merece!

01 Jul 2008 08:40 h.
Handerson Mendes -
Bairro: itaboraí - alto da boa vista

Esse artigo nos remete o quanto é desatrosa a política educacional no Rio, onde o alunoo é aprovado sistematicamente e porque não dizer criminalmente.

01 Jul 2008 10:38 h.
Mauricio -
Bairro: Campos dos Goytacazes

Sem gerar polemica mas Carlos Nuca pq esse recalque?

01 Jul 2008 11:17 h.
O Clã -
Bairro: Micro-Universo

eu não escolhi o meu destino\ nasci em uma favela na cidade do Rio/ você nã sabe o quê sinto\mas tem certeza do que vai acontecer comigo/eu ainda

01 Jul 2008 11:24 h.
O Clã -
Bairro: Macro-Universo

estou vivo\ainda posso apertar ou não o gatilho/a sociedade demagoga quer acabar comigo\a justiça os políticos e os bandidos/não mudo meu caminho\

01 Jul 2008 11:29 h.
O Clã -
Bairro: Desconhecido

a honestidade é o que sigo/vivemos uma ditadura populista\que é igual ou pior que uma ditadura militar/ela se espalha como uma praga nos campos\

01 Jul 2008 11:40 h.
O Clã -
Bairro: Cosmos

tazendo IGNORÂNCIA ,dor,desigualdade,miséria e violência/o imediatismo e a caridade mentem, compram e anulam a consciência da gente\está no discurso

01 Jul 2008 11:46 h.
O Clã -
Bairro: O Agora

da direita da esquerda\estadistas ditadores querem o poder pelo poder/Querem entrar para história as custas da miséria e IGNORÂNCIA do povo\

01 Jul 2008 11:52 h.
O Clã -
Bairro: Infinito

até quando teremos que viver/essas migalhas essas mentiras essa tragédia populista

01 Jul 2008 22:44 h.
Bob Marley -
Bairro: Jamaica 100 graus

Carlos Nuca Vestiu a carapuça até o joelho. Meu Deus.

01 Jul 2008 22:58 h.
Andrea -
Bairro: Leme

Acho que ele pensou que o Tico estava falando do presidente. O discurso do cara é o de alguém ofendido com ideologias, decididamente não sabe ler.

01 Jul 2008 22:59 h.
Janaina Lemos -

O analfabeto funcional é o que sabe ler palavras, mas não consegue interpretar o texto. Não desenvolveu a capacidade e o senso crítico - Fato

03 Jul 2008 14:51 h.
oliviapavao -
Bairro: centro

alguma alusão aos comentarios de seus artigos anteriores sr tico? senti uma ponta de ressentimento na materia
COMENTE
73 MENSAGENS

NOME

BAIRRO

O GRUPO O DIA DE COMUNICAÇÃO NÃO SE RESPONSABILIZA PELAS OPINIÕES EXPRESSAS POR SEUS LEITORES.

SERÃO VETADOS PELOS MODERADORES PALAVRAS DE BAIXO CALÃO, INJÚRIAS E OFENSAS PESSOAIS.