|
Conseguir unir sílabas e pronunciar uma palavra escrita não significa que o indivíduo esteja alfabetizado. Comente! | |
|
30 Jun 2008 01:42 h. Edio - edio.ferreira@zipmail.com.br Bairro: Resende
claro que não
|
30 Jun 2008 06:20 h. Jonvaine Lourenço - jonvaine@oi.com.br Bairro: Santíssimo
Tico, há muito tempo eu digo o mesmo, convivo com pessoas assim o tempo todo.
|
30 Jun 2008 07:41 h. Fafão de Azevedo - fafao@katatudo.com.br Bairro: Leblon
Concordo plenamente... precisamos investir na educação, incentivar a leitura por prazer... isso, e somente isso, pode dar ao Brasil um bom futuro.
|
30 Jun 2008 07:47 h. Paulo - paulorenatojr@oi.com.br Bairro: Realengo
Não é só leitura, assim como tudo que vemos na TV, e geralmente aceitamos tudo sem questionarmos
|
30 Jun 2008 09:10 h. MOISES CONCEIÇÃO NASCIMENTO - moisesnascimento.personal@petrobras.com.br Bairro: JARDIM LEAL
É VERDADE SE NÃO TEM CULTURA,NÃO SE TEM QUESTIONAMENTO SOBRE NADA, E É ISSO QUE ESSES POLÍTICOS CALHORDAS QUEREM,MANIPULAR SEMPRE O POVO!
|
30 Jun 2008 09:17 h. Bárbara Queiroz - barbaraq@hotmail.com Bairro: Leme
Eles possuem uma fé,que SANTIFICA o ROUBO A TERCEIROS;Desprezam tudo o que nos é sagrado:Educação/Saúde e Promovem tudo o que nos é Destrutivo
|
30 Jun 2008 09:32 h. Jon Vas - jonvas28@yahoo.com.br Bairro: Jacarepaguá
A ALFABETIZAÇÃO É APENAS UMA DAS FACES DE UMA MESMA MOEDA, DIREITOS E DEVERES, A OUTRA FACE É A CIDADÂNIA. A QUE SE INSTITUIR A LÍNGUA BRASILEIRA.
|
30 Jun 2008 10:01 h. Eduardo - marcaldeira@bol.com.br Bairro: Barra da Tijuca
Concordo plenamente. O analfabetismo só diminui nas propagandas do governo a quem interesa a "manada" votante.
|
30 Jun 2008 10:05 h. Valkir Lopes - valkir@uai.com.br Bairro: Belo Horizonte-MG
Esta é a mais pura verdade brasileira. O brasil só vê novelas.
|
30 Jun 2008 10:06 h. marcos - marquinhos_adm@yahoo.com.br Bairro: ramos
o interesse do analfabetismo brasileiro sao dos proprios governantes do pais.
quanto mais ignorante o povo, mais merdas eles poderão fazer
|
30 Jun 2008 10:09 h. marcos - mnarquinhos_adm@yahoo.com.br Bairro: ramos
como iremos melhorar se as nossas crianças são obrigadas a passar de ano, tendo nota vermelha ou não. assim é fácil diminuir o analfabetismo
|
30 Jun 2008 10:11 h. marcos - marquinhos_adm@yahoo.com.br Bairro: ramos
é tanta hipocrisia que já estou de saco cheio do meu pais, as instituições escolares estão numa situação precária e ainda falam de analfabetos
|
30 Jun 2008 10:50 h. Ivo Monteiro Sales - ivomonteirosales@gmail.com Bairro: Guaratiba
Estava pensando nisso hoje por volta de 6h, quando no ponto de ônibus perto de casa, vi um mendigo dormindo na calçada(coisa incomum de ver onde moro)
|
30 Jun 2008 10:53 h. Ivo Monteiro Sales - ivomonteirosales@gmail.com Bairro: Guaratiba
e pelos 11,4% de analfabetos (não se incluindo aí os funcionais), pensei que "nós", devemos agir seja através do sufrágio, ou em ações do cotidiano ->
|
30 Jun 2008 10:55 h. Ivo Monteiro Sales - ivomonteirosales@gmail.com Bairro: Guaratiba
pensando principalmente nessas pessoas, face a seu desamparo e desamparo imposto pela sociedade e dificultado pelo Estado.
|
30 Jun 2008 10:57 h. Ivo Monteiro Sales - ivomonteirosales@gmail.com Bairro: Guaratiba
me refreria ao despreparo*...
|
30 Jun 2008 10:57 h. Ivo Monteiro Sales - ivomonteirosales@gmail.com Bairro: Guaratiba
me referia ao despreparo*...
|
30 Jun 2008 11:02 h. Ivo Monteiro Sales - ivomonteirosales@gmail.com Bairro: Guaratiba
Isso é muito comum, em minha turma de Direito no 9º período, colegas que ao lerem dá um misto de pena/vergonha/nervoso, pois leem como crianças.
|
30 Jun 2008 11:46 h. Vanessa Alves Santos - NESSINHAVIDA@GMAIL.COM Bairro: Taquara
Isso é muito comum na nossa sociedade... muita gente alienada e sem opinião porque a classe dominante não quer "mais gent pensante"
|
30 Jun 2008 12:16 h. Luciano - porto1966@click21.com.br Bairro: Penha
Tive uma professora no ensino médio, de geografia, que falava muito errado, então o que esperar da educação??Absolutamente nada!
|
30 Jun 2008 12:57 h. B E T E - Elis@uol.com.br Bairro: tijuca
O PIOR É NÓS VERMOS "NÓS" SENDO TROCADO POR "GENTE" OU PIOR´"É NOIS". ATÉ POR ELITES, OS ERRES ESTÃO SENDO COMIDOS. A CONJUGAÇÃO VERBAL ATROPELADA.
|
30 Jun 2008 13:56 h. Tico Sta Cruz - tico@detonautas.com.br Bairro: Mundo
Vejam como os analfabetos funcionais que comentaram no último artigo estão tímidos hoje.
|
30 Jun 2008 14:41 h. ALEXANDRE - XANDREDEL@HOTMAIL.COM Bairro: CENTRO
EU PERGUNTO AO TICO - TECO SANTA CRUZ , DEFENSOR DA LEGALIZAÇÃO DA MACONHA : VOCÊ SABE ESCREVER ?
|
30 Jun 2008 15:03 h. Tico Sta Cruz - tico@detonautas.com.br Bairro: Mundo
Fisgamos um.
|
30 Jun 2008 15:40 h. OPRESIDENTE É ANALFA - lulanalfa@ig.com.br Bairro: LULANALFA
Não discrimine os analfabetos, pois algum deles poderá chegar à presidência da República, como fez o atual presidente,que é analfabeto funcional.
|
30 Jun 2008 16:10 h. ALEXANDRE - XANDREDEL@HOTMAIL.COM Bairro: CENTRO
LI, INTERPRETEI E ESTOU EXERCENDO O MEU SENSO CRÍTICO . VOCÊ MESMO JOGA A SUA ARGUMENTAÇÃO NO CHÃO . INCOERÊNCIA .
|
30 Jun 2008 16:56 h. Jailson Silva - jail@bol.com.br Bairro: Duque de Caxias
Os políticos adoram investir em CIEPs,CAICs(contrução de prédios),bolsas, pq nós(alfa funcionais)"interpretamos" como gastos em educação.
|
30 Jun 2008 17:20 h. Maria Tereza Oliveira - engtereza@yahoo.com Bairro: Tijuca
Novamente venho aqui concordar com voce.Precisamos investir muito na educação desde o CA. Parabéns!!!
|
30 Jun 2008 17:30 h. Uanderson Figueira - uandersonfi@zipmail.com.br Bairro: Nova Friburgo - RJ
O cidadão possui o certificado, mas não consegue entender uma notícia de uma jornal ou revista inmpresso, resultado fácil de manipular com promessas..
|
30 Jun 2008 17:39 h. Tico Sta Cruz - tico@detonautas.com.br Bairro: Mundo
Alexandre, meu e-mail está a sua disposição ok, se quiser debater ou não perca seu tempo comigo.
|
30 Jun 2008 18:00 h. Alex Magnus - elfo2001@hotmail.com Bairro: Meier
A pessoa ser ALFABETIZADA significa que ela sabe ler e escrever. Não tem nada com a capacidade de pensar do indivíduo. Isso, pra mim, é cultura!
|
30 Jun 2008 18:01 h. Alex Magnus - elfo2001@hotmail.com Bairro: Meier
É preciso ter cultura e conhecimento dos fatos ao seu redor para poder começar a questiona-los. Discordo completamente qdo Tico diz q quem não pensa..
|
30 Jun 2008 18:02 h. Alex Magnus - elfo2001@hotmail.com Bairro: Meier
.é analfabeto. Mas concordei com o resto do texto. Isso é uma coisa q sempre o ocorreu. Os "senhores de terras" alfabetizam seu "gado" para ter votos
|
30 Jun 2008 19:18 h. AMAURY RIBEIRO - rescuediver2006@gmail.com Bairro: Barra da Tijuca
Como pode um rapaz, completamente despreparado e desqualificado falar sobre um assunto complexo, ele mesmo não entede sua própria existencia.
|
30 Jun 2008 20:21 h. Cristiane - tiacris23@yahoo.com.br Bairro: campo grande RJ
Sou professora,trabalho com alfabetização, e vivencio exatamente isso. Decodificar é facil,mas ler é muito além disso. Parabéns pelo que você disse.
|
30 Jun 2008 20:30 h. Ronaldo Fontes - ronaldofontesouza@uol.com.br Bairro: Copacabana
Amaury Ribeiro, o senhor está julgando o Tico por que ótica? Sou professor Universitário e afirmo. Ele está certíssimo.
|
30 Jun 2008 22:05 h. Gilson Carvalho - gilsonevan@gmail.com Bairro: Brasilia - Asa Sul
Concordo plenamente. Acrescentar qualquer coisa estaria falando em círculo. Disse tudo, meu caro. Parabéns pela sinceridade e criatividade.
|
30 Jun 2008 23:20 h. marco gabriel - gabrieldi@itelefonica.com.br Bairro: guaruja
Tico Santa Cruz admiro voce por reinvidicar pelos excluidos,mas os excluidos ACHAM que o BRASIL esta uma MARAVILHA ,entao foda-se eles.
|
30 Jun 2008 23:25 h. José - morfeu84@superig.com.br Bairro: Penha
Parabéns!Sempre foi assim, povo mantido na ignorância é presa fácil da elite, mas a partir do golpe de 1ºde abril 64 estabeleceu-se a alienação total.
|
30 Jun 2008 23:26 h. marco gabriel - gabrieldi@itelefonica.com.br Bairro: guaruja
Tico SANTA Cruz saindo do assunto, veja o caso do PARA [mortes de bebes] veja a entrevista do admin. do cemiterio[ele falou que e NORMAL essas mortes.
|
30 Jun 2008 23:33 h. marco gabriel - gabrieldi@itelefonica.com.br Bairro: guaruja
Continuando admin.do cemiterio falou que alguns meses atras eles ENTERRARAM vinte[20] crianças em um DIA.
|
30 Jun 2008 23:42 h. marco gabriel - gabrieldi@itelefonica.com.br Bairro: guaruja
Tico Santa Cruz nos tentando debater um PAIS MELHOR e os GRANDES CORRUPTOS RINDO de nossas caras , AQUI nem a BOMBA ATOMICA da JEITO.
|
01 Jul 2008 01:06 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
Ai Nico vai cantar, esquece esse negócio de tentar ganhar notoriedade escrevendo coisas toscas num jornal, está cada vez mais claro que vc e um monte
|
01 Jul 2008 01:07 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
de burgueses otários acordaram agora para a vida e como muitos já acordaram cansados, se unem num coro atrazado de igreja de velhacas da classe média,
|
01 Jul 2008 01:10 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
falam de um brasil que nunca ajudaram a fazer porra nenhuma por ele, como um bom membro de uma burguesia dfalida e sem princípios, lava a boca para
|
01 Jul 2008 01:12 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
falar sobre cultura e educação nesse país que a décadas foi ignorado por medíocres medianos classistas. vai tocar sua guitarra para adolescentes, pois
|
01 Jul 2008 01:14 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: j
nem jente de sua idade acredita no que vc pensa, escreve ou até mesmo fala, são todos um bando de oportunistas e patriotas da orla marítima que se
|
01 Jul 2008 01:16 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
vestem e travestem de camisas brancas para "FALAR" de paz, quando na verdade vcs querem mesmo é depor um presidente e correr para o pararaios do golpe
|
01 Jul 2008 01:20 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
"TV GLOBO" PARA COLER MÉRITOS. Chamem a Torlone, o Castrinho, a Regina Estou Com Medo Duarte o Jô, o Mainardi, e outros não tão ilustres e mais 6 e
|
01 Jul 2008 01:21 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
pintem a cara de preto, verde e amarelo, pratiquem a democracia, brinquem de fazer política, simulem uma ditadura para que posam contestar, lutem
|
01 Jul 2008 01:24 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
contra os benefícios que o povo está recebendo hoje, apoiem os canalhas do passado e seus filhotes, deem longa vida aos Tucanos e DEM. e depois chorem
|
01 Jul 2008 01:26 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
implorando para algum militar ou quem sabe uma junta de generais venham salvar seu país. CANSEI, BASTA, GRITA BRASIL ISSO TUDO É GOLPE.
|
01 Jul 2008 01:47 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
TICO, ALFABETIZADO É SIMPLESMENTE A PESSOA QUE ACABA DE APRENDER A LER ALGUMA COISA MESMO QUE PRIMARIAMENTE, NÃO QUER DIZER QUE ESSA PESSOA APRENDEU
|
01 Jul 2008 01:48 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
O BÁSICO DE NOSSO IDIOMA, NÃO SEI QUAL É A DA SUA REVOLTA, MAS ME PARECE QUE VOCÊ NÃO TEM UM BOM TEMA PARA ESCREVER E
|
01 Jul 2008 01:49 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
DEFENDER ESSE ESPAÇO QUE TE DERAM NO “O DIA”, PODERIAM DAR A UM REPÓRTER OU MESMO A UM PROFESSOR. MAS PREFERIRAM DAR A UM JOVEM DE SUCESSO COM OS PÓS
|
01 Jul 2008 01:50 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
ADOLESCENTES QUE ASSISTIRAM AO ÚLTIMO ROCK GOAL DA MTV, PARA FALAR DE UMA MISTURA DE REVOLTA E POLÍTICA RASTEIRA E
|
01 Jul 2008 01:50 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
ANTIGUINHA, MUITOS ESTÃO SEGUINDO E ADOTANDO O LACERDISMO PARA SE DAR BEM, E ME PARECE QUE VOCÊ TAMBÉM ADOTA A FORMULA RETRO DE
|
01 Jul 2008 01:52 h. Anderson Raphael - andersonloss@gmail.com Bairro: Irajá
O volume de informação em cima do ser humano é tanta, que ele não absorve e não interpreta tornando-se um sem cultura.
|
01 Jul 2008 01:52 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
EXPOR SUA REVOLTA(SE É QUE ELA EXISTE),. SAIA DAÍ RAPAZ ESTÁ FICANDO FEIO. COISAS IGUAIS JÁ FORAM DITAS E POR PESSOAS IGUAIS A VOÇE, E NADA FIZERAM.
|
01 Jul 2008 01:59 h. CARLOS NUCA - nuca70@hotmail.com Bairro: Jacarepagua
VOLTA A CANTAR, E NÃO ESQUEÇA QUE CARIOCA NÃO PAGA UM MICO TÃO GORILA QUANTO ESSE SEU.
|
01 Jul 2008 04:09 h. Carla Passos - carlinha.npassos@bol.com.br Bairro: Bangu
"Parte para a ofensa pessoal. Não respeita idéias divergentes, pois vive num mundo em preto e branco." Fato!!! Ngm merece!
|
01 Jul 2008 08:40 h. Handerson Mendes - han-and@ig.com.br Bairro: itaboraí - alto da boa vista
Esse artigo nos remete o quanto é desatrosa a política educacional no Rio, onde o alunoo é aprovado sistematicamente e porque não dizer criminalmente.
|
01 Jul 2008 10:38 h. Mauricio - mauriciouff@hotmail.com Bairro: Campos dos Goytacazes
Sem gerar polemica mas Carlos Nuca pq esse recalque?
|
01 Jul 2008 11:17 h. O Clã - michelstudio@globo.com Bairro: Micro-Universo
eu não escolhi o meu destino\ nasci em uma favela na cidade do Rio/ você nã sabe o quê sinto\mas tem certeza do que vai acontecer comigo/eu ainda
|
01 Jul 2008 11:24 h. O Clã - michelstudio@globo.com Bairro: Macro-Universo
estou vivo\ainda posso apertar ou não o gatilho/a sociedade demagoga quer acabar comigo\a justiça os políticos e os bandidos/não mudo meu caminho\
|
01 Jul 2008 11:29 h. O Clã - michelstudio@globo.com Bairro: Desconhecido
a honestidade é o que sigo/vivemos uma ditadura populista\que é igual ou pior que uma ditadura militar/ela se espalha como uma praga nos campos\
|
01 Jul 2008 11:40 h. O Clã - michelstudio@globo.com Bairro: Cosmos
tazendo IGNORÂNCIA ,dor,desigualdade,miséria e violência/o imediatismo e a caridade mentem, compram e anulam a consciência da gente\está no discurso
|
01 Jul 2008 11:46 h. O Clã - michelstudio@globo.com Bairro: O Agora
da direita da esquerda\estadistas ditadores querem o poder pelo poder/Querem entrar para história as custas da miséria e IGNORÂNCIA do povo\
|
01 Jul 2008 11:52 h. O Clã - michelstudio@globo.com Bairro: Infinito
até quando teremos que viver/essas migalhas essas mentiras essa tragédia populista
|
01 Jul 2008 22:44 h. Bob Marley - bobinho@marley.com.br Bairro: Jamaica 100 graus
Carlos Nuca Vestiu a carapuça até o joelho. Meu Deus.
|
01 Jul 2008 22:58 h. Andrea - andrinogueira@uol.com.br Bairro: Leme
Acho que ele pensou que o Tico estava falando do presidente. O discurso do cara é o de alguém ofendido com ideologias, decididamente não sabe ler.
|
01 Jul 2008 22:59 h. Janaina Lemos - xana@hotmail.com Bairro: Meier
O analfabeto funcional é o que sabe ler palavras, mas não consegue interpretar o texto. Não desenvolveu a capacidade e o senso crítico - Fato
|
03 Jul 2008 14:51 h. oliviapavao - oliviapavao@gmail.com Bairro: centro
alguma alusão aos comentarios de seus artigos anteriores sr tico? senti uma ponta de ressentimento na materia
|
| |