Brasileiro consome pouco leite
Fonte de cálcio, a bebida previne doenças como osteoporose, hipertensão e também alguns tipos de câncer
Rio - Brasileiros ingerem 40% menos leite do que o recomendado pelo Ministério da Saúde, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Para manter dieta rica em cálcio, é necessário consumir 200 litros de leite por ano, mas a ingestão média é de 120 litros”, diz a pesquisadora Rosângela Zoccal.
Rico em vitaminas e minerais, o leite é ainda excelente fonte de cálcio e fósforo. “É fundamental para a formação de ossos fortes, o que auxilia no combate a doenças como osteoporose”, orienta Marcelo Barros, chefe da nutrição do Instituto Nacional de Cardiologia.
Médicos recomendam que a ingestão de leite seja maior entre a infância e a adolescência, já que 90% de todo o cálcio utilizado pelo organismo ao longo da vida é estocado até o início da idade adulta. Depois dessa fase, o tecido ósseo não absorve mais o mineral com a mesma eficiência. “A baixa ingestão de cálcio na juventude aumenta em 20% o risco de osteoporose na idade adulta”, alerta Everaldo Lopes, chefe da emergência ortopédica do Hospital Balbino.
Lopes ressalta que crianças que não consomem cálcio têm mais chances de sofrer fraturas. Pesquisas mostram que o consumo de cálcio está associado também à redução da hipertensão. Dietas ricas no mineral favorecem ainda a prevenção de câncer de intestino, mama e pâncreas. “Tomo até puro, só com um pouco de açúcar”, comenta a estudante Ayla Miranda, 7 anos, da escola Faria Brito, na Barra, ao lado das amigas Manuela e Carolina.
QUANTIDADES IDEAIS E SUBSTITUTOS
Adolescentes precisam tomar pelo menos 4 copos ao dia
Jovens de 11 a 19 anos são os precisam consumir maior quantidade de leite diariamente (4 copos, ou 700 ml ao dia). Já crianças de até 10 anos devem beber 2 copos (400 ml diários). Para adultos acima de 20 anos, inclusive idosos, a quantidade ideal é 3 copos por dia (600 ml).
No Rio, alunos matriculados na rede municipal contam com 370 mil litros da bebida por mês, o que atende a 140 mil estudantes. Nas creches, são 23 mil crianças que consomem, em média, entre 120 ml e 150 ml, de acordo com orientação do Instituto Annes Dias, órgão responsável pela dieta alimentar dos estudantes. Entre os alunos mais velhos, o consumo varia entre o mínimo de 10 ml a 210 ml. Para especialistas, o número mostra que complementar a ingestão de cálcio em casa é fundamental.
Iogurte natural, queijo Minas, queijo prato e leite em pó de soja são alguns alimentos derivados do leite que também são ricos em cálcio. O leite materno deve ser o único alimento para bebês até os 6 meses de vida.
Emergência da Posse será reinaugurada

Pacto pela Saúde tem prioridades definidas para o próximo biênio

Pacientes com doenças raras terão protocolo especial no SUS

A Prefeitura do Rio de Janeiro diminuiu a quantidade de leite para as escolas municipais d (...)
Existem outros alimentos ricos em cálcio...brocolis, couve manteiga, farinha de peixe e d (...)
últimominuto
00h25
Ciência&Saúde
Zibia Gasparetto: Você é responsável por sua vida, alegrias e tristezas
00h24
Ciência&Saúde
A Cama na Varanda: Sexo sem amor
00h24
Ciência&Saúde
23h13
Ciência&Saúde
Ex-alunos de Yale e Harvard fazem parceria com o Instituto Terra
23h12
Ciência&Saúde
nossaseleção
economia
PLANOS DE SAÚDE
Temperatura esquenta
para os usuários


rio
POlÍCIA
Polinter sob as ordens
de uma durona de batom

brasil
POLÍTICA
Cabral terá reforço em
família para a reeleição

diversão&tv
NOVELA
Giovanna Antonelli rouba
a cena em 'Viver a Vida'

maislidas

rio

Dois traficantes ...
Rio - Os traficantes conhecidos Berrinho e ...


diversão & tv

Giovanna Antonelli ...
Rio - Bela e fera. Dois adjetivos que cabem a ...


rio

Sol quente, praia ...


diversão & tv

A faxineira mais ...















